Separatismos em Espanha

• 2282 Respostas
  • 528729 Visualizações
*

Ataru

• Perito
  • **
  • 414
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-1
(sem assunto)
« Responder #1335 em: Novembro 02, 2008, 05:57:31 pm »
Amigo Comanche, veja só http://en.wikipedia.org/wiki/Castilian_nationalism ainda existem castelhanos decentes lol
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1336 em: Novembro 02, 2008, 06:03:16 pm »
Citação de: "Kawa"
Citação de: "Jose M."
Dos pesos y dos medidas, amigo Hellas.  :twisted: :roll:

Não amigo, os castenhanizados (por enquanto ainda não são castelhanos) da Galiza, não querem serem independentes, preferem serem serviçais, em relação á Galiza eu apenas sou partidário da defesa da sua língua (o galaico-português) e da sua cultura, de qualquer maneira os galegos que querem apenas a união da Galiza com o Norte de Portugal estão a ser pouco ambiciosos, proponham antes a união de todo o Portugal com a Galiza, que depois nos entendemos.

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1337 em: Novembro 02, 2008, 06:48:47 pm »
Citação de: "HELLAS"
Desde luego que lamento que el leones no tenga buena salud y si no goza de esa buena salud es por dos motivos, por la influencia del castellano tras la union y por la dejadez de los mismos leoneses, lo mismito que el Mirandes, donde despues de mi visita este verano constate que la ofcialidad del mirandes es de pandereta, nadie lo usa, causas? la influencia del portugues y la dejadez de los mirandeses.
Sr. inclito, por desgracia a lo largo de la historia unas lenguas y unas culturas paulativamente se van anteponiendo unas a otras, pero de eso no tenemos la culpa nadie, pues esto viene de atras, y si tubieramos que aplicar su logica, los moros bien podrian utilizar los pretextos del inclito para reivindicar territorio portugues para ellos, que le pareceria?
No hace muchos meses le hice saber que una agrupacion leonesista propuso reclamar Miranda y su region para ellos,a esto, no veo que el inclito apoye esta causa.
Por ultimo, me hace mucha gracia lo de castellanista españolista, no se que sentido  tiene eso, que dirian de esto los supuestos nacionalistas castellanos? y los que no somos castellanos y somos igual de españoles?. En fin, cosas del inclito.

O mirandês é falado no dia a dia pelos seus habitante, e é ensinado nas escolas primárias e secundárias, as placas das localidades estão nas duas línguas, o português e o mirandês são as línguas da região não á problema nenhum.
Poderás dizer o mesmo das diversas línguas não reconhecidas em castela e em Espanha?
Porque é que o aragunês, o asturiano, o leonês, o galego (bierzo) e o basco (Treviño) e o cántabro não são reconhecidas em castela nas respectivas zonas onde são próprias esta línguas, e o extremenho na extremadura não são reconhecidas como línguas oficiais?

Tens o descaramento que dizer que as línguas se sobrepoem umas ás outras e os nacionalistas espanhois não têm culpa de nada?

Então o que fez castela com os Decretos da Nova Planta em Aragão, em Valência, na Catalunha, Na Ilhas Baleares, os séculos escuros na Galiza, a imposição do castelhano nos País Basco, o Primo de Rivera, o regime franquista, etc, etc,

Mas isso não é tudo, hoje em dia assiste-se a uma tentativa desesparada dos castelhanistas espanholistas para acabar com todas a línguas em Espanha que não o castelhano, o manifesto pela "língua comum" é um claro exemplo disso, partidos nacionalista espanhois como o PP, UPyD, Ciutadans, a maior do PSOE encabeçam essa lista, seguida ainda de outros partidos nacionalistas espanhois.
Os nacionalistas (não espanholistas) das diversas regiões do Estado Espanhol lutam desesperamente pela sua sobrevivência.

É uma "pouca vergonha" o que se passa actualmente em Espanha, que é provavelmente o único paìs do mundo onde as declarações contra as línguas que não o castelhano, e resposta dos respectivos politicos e sociedade em geral dos povos das diversas regiões do Estado Espanhol que se sentem visados por esta  tentativa de eleminação cultural, fazem manchetes nos jornais todos os dias, muitos espanholistas, ainda não se deram conta que deve haver tolerancia conta as diversas línguas e culturas do Estado Espanhol, continuam a proceder como se Franco ainda fosse vivo, em Espanha provavelmente nunca fará uma verdadeira transição democrática enquanto não forem julgados os nacionalistas espanhois que praticaram crimes de asassinio, e as mais diversas torturas durante o regime de Franco.

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1338 em: Novembro 02, 2008, 07:14:01 pm »
Citação de: "Ataru"
Amigo Comanche, veja só http://en.wikipedia.org/wiki/Castilian_nationalism ainda existem castelhanos decentes lol

Tem interessantes link´s agregados a essa página, dizem algumas verdades, meias verdades e outras mentiras, especialmente a parte de se fazerem vitimas.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1339 em: Novembro 02, 2008, 07:36:31 pm »
Citação de: "comanche"
Desde luego que lamento que el leones no tenga buena salud y si no goza de esa buena salud es por dos motivos, por la influencia del castellano tras la union y por la dejadez de los mismos leoneses, lo mismito que el Mirandes, donde despues de mi visita este verano constate que la ofcialidad del mirandes es de pandereta, nadie lo usa, causas? la influencia del portugues y la dejadez de los mirandeses.
Sr. inclito, por desgracia a lo largo de la historia unas lenguas y unas culturas paulativamente se van anteponiendo unas a otras, pero de eso no tenemos la culpa nadie, pues esto viene de atras, y si tubieramos que aplicar su logica, los moros bien podrian utilizar los pretextos del inclito para reivindicar territorio portugues para ellos, que le pareceria?
No hace muchos meses le hice saber que una agrupacion leonesista propuso reclamar Miranda y su region para ellos,a esto, no veo que el inclito apoye esta causa.
Por ultimo, me hace mucha gracia lo de castellanista españolista, no se que sentido  tiene eso, que dirian de esto los supuestos nacionalistas castellanos? y los que no somos castellanos y somos igual de españoles?. En fin, cosas del inclito.

O mirandês é falado no dia a dia pelos seus habitante
EMTAO PORQUE QUANDO PREGUNTEI ISSO A GENTE DE MIRANDA ESTE VERAO DIZERAN-ME QUE APENAS SE FALA O MIRANDES E CADA VEZ É MENOS FALADO? PREGUNTA A ELES.

, e é ensinado nas escolas primárias e secundárias, as placas das localidades estão nas duas línguas
NESTE CASO EU PREGUNTO PORQUE NAO SEI, MIRANDA DE DOURO ESCREVE-SE DA MESMA FORMA EM PORTUGUES E EM MIRANDES? PREGUNTO ESTO PORQUE EU SO VI ESCRITO EM PORTUGUES.

, o português e o mirandês são as línguas da região não á problema nenhum.
NAO TEM PORQUE TER PROBLEMAS, NEM ESTOU A DIZER ISSO NEM QUERO QUE EXISTAM.

Poderás dizer o mesmo das diversas línguas não reconhecidas em castela e em Espanha?
AQUI SIM QUE JA VOLTAS A ENTRAR NO BAR, BEBER MUITA CERVEJA E FALAR ASNEIRAS DAS TUAS... EN CASTELA SO SE FALA O CASTELHANO, MAS SE ESTAS A REFERIR NO LEONES, EU GOSTARIA QUE TINHA NO MESMO NIVEL QUE O CASTELHANO, MAS EU QUERIA PREGUNTAR O MOTIVO PELO QUE OS MESMOS HABITANTES NAO FAZEM USO DISSA LINGUA E DEFEMDEM MAIORITARIAMENTE.

Porque é que o aragunês, o asturiano, o leonês, o galego (bierzo)
VEJA QUE AINDA NAO PERCEBES QUE NO BIERZO SE FALA O LEONES E NAO GALEGO, OUTRA COISA É QUE TINHA INFLUENÇAS PELA PROXIMIDADE E OUTRO QUE OS NACIONALISTAS GALEGOS QUERAM ANEXIONAR UM TERRITORIO QUE NAO É GALEGO.
 e o basco (Treviño) e o cántabro não são reconhecidas em castela nas respectivas zonas onde são próprias esta línguas, e o extremenho na extremadura não são reconhecidas como línguas oficiais?
VOLTO A EXPLICAR-TE, EM TREVIÑO, NAO SE FALA VASCO PORQUE NAO ES TERRITORIO DO PAIS VASCO. O CANTABRO, POIS EU JA GOSTARIA QUE FOR OFICIAL, MAS OS SEUS GOBERNANTES E GENTES, NAO SEI PORQUE, NAO QUEREM...MAS NAO E TERRITORIO CASTELHANO.
O DO EXTREMENHO, POIS CA JA SIM QUE MATASTE-ME, APENAS UN BOCADO DE TERRITORIA DO NORTE DE EXTREMADURA FALA-SE LEONES, TAL VEZ SEJA COMO A REGIAO DE MIRANDA, PELO QUE NAO PODES PRETENDER QUE TUDA UNA COMUNIDADE TEM QUE FALAR UNA LINGUA QUE NUNCA FALOU. MAIS TEM QUE FALAR O "LUSITANO" POIS A CAPITAL FICOU EM EXTREMADURA.

Tens o descaramento que dizer que as línguas se sobrepoem umas ás outras e os nacionalistas espanhois não têm culpa de nada? CONTINUAS NO BAR?

Então o que fez castela com os Decretos da Nova Planta em Aragão, em Valência, na Catalunha, Na Ilhas Baleares, os séculos escuros na Galiza, a imposição do castelhano nos País Basco, o Primo de Rivera, o regime franquista, etc, etc, ISSO É UNA COISA QUE NAO GOSTO DA HISTORIA DO MEU PAIS, MAS INSISTO, QUE CULPA TENHO EU E NOS DE QUE UM REI BORBONICO, FRANCES, FICOU DONHO DE CASTELA E FODIU A OUTROS?.ESTOS OUTROS SOFRERAM AO FELIPE V E NAO POR ISSO DEIXAM DE SER ESPANHOIS. PEMSAS QUE SABES MUITO, E APENAS SABES O QUE A WIKIPEDIA DIZ E OS TEUS AMIGOS QUEREM EXPLICAR-TE.

Mas isso não é tudo, hoje em dia assiste-se a uma tentativa desesparada dos castelhanistas espanholistas para acabar com todas a línguas em Espanha que não o castelhano, o manifesto pela "língua comum" é um claro exemplo disso, partidos nacionalista espanhois como o PP, UPyD, Ciutadans, a maior do PSOE encabeçam essa lista, seguida ainda de outros partidos nacionalistas espanhois.
Os nacionalistas (não espanholistas) das diversas regiões do Estado Espanhol lutam desesperamente pela sua sobrevivência.
CONFIRMADO, AINDA RESTAS NO BAR...

É uma "pouca vergonha" o que se passa actualmente em Espanha, que é provavelmente o único paìs do mundo onde as declarações contra as línguas que não o castelhano, e resposta dos respectivos politicos e sociedade em geral dos povos das diversas regiões do Estado Espanhol que se sentem visados por esta  tentativa de eleminação cultural, fazem manchetes nos jornais todos os dias, muitos espanholistas, ainda não se deram conta que deve haver tolerancia conta as diversas línguas e culturas do Estado Espanhol, continuam a proceder como se Franco ainda fosse vivo, em Espanha provavelmente nunca fará uma verdadeira transição democrática enquanto não forem julgados os nacionalistas espanhois que praticaram crimes de asassinio, e as mais diversas torturas durante o regime de Franco.

DEPOIS DE LER ESTO,ACHO QUE NESTAS ALTURAS JA DEBES ESTAR MUITO BEBADO, PELO CHAO E VOMITANDO ASNEIRAS E ESCUMALHAS.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1340 em: Novembro 02, 2008, 07:54:01 pm »
O mirandês é falado no dia a dia pelos seus habitante, e é ensinado nas escolas primárias e secundárias, as placas das localidades estão nas duas línguas, o português e o mirandês são as línguas da região não á problema nenhum.
Porque é que o aragunês, o asturiano, o leonês, o galego (bierzo) e o basco (Treviño) e o cántabro não são reconhecidas em castela nas respectivas zonas onde são próprias esta línguas, e o extremenho na extremadura não são reconhecidas como línguas oficiais?

Tens o descaramento que dizer que as línguas se sobrepoem umas ás outras e os nacionalistas espanhois não têm culpa de nada?

Ayer atravesé el Ardila, paseé por Noudar y comí en Barrancos. Sólo pude leer carteles en portugués, las cartas de comida sólo estaban en portugués, los anuncios municipales estaban sólo en portugués. ¿Se está sobreponiendo el portugués y los nacionalistas portugueses no tienen culpa de nada?

A pesar de eso entre ellos hablaban en barranqueño ¿podría explicarme porqué esta discriminación lingüistica?  Me interesa particularmente esta lengua porque como sabrá está relacionada muy directamente con las lenguas  bajo-extremeñas (como es la mía).

En cuanto al extremeño, le pido consejo ¿cual ponemos como oficial?¿ Le parece bien el de mi zona al sur de Extremadura, aunque la fala también es muy bonita y extremeña, pero tambien pueden ser muy buenas elecciones el castúo de Guareña, o las hablas del Jerte o la Vera, o el portuñol de La Codosera o La Fontañera, o el chapurreau de nuestra Olivenza? Si no le gusta ninguna de esas, tenemos más.

Eso sí, siempre puede meternos en ese imperio portugués de sus delirios, que quiere hacer a costa de Galicia y León.

Me ha defraudado, yo que pensaba que usted era un Simón Bolivar y me resulta más parecido a un Hugo Chávez.

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1341 em: Novembro 02, 2008, 07:57:02 pm »
DEPOIS DE LER ESTO,ACHO QUE NESTAS ALTURAS JA DEBES ESTAR MUITO BEBADO, PELO CHAO E VOMITANDO ASNEIRAS E ESCUMALHAS.

Não te exaltes rapaz, calma respira fundo, calma, é apenas o sindrome de Estocolmo que te faz reagir dessa maneira levando-te a assumir um nacionalismo espanholista que na realidade não deveria ser teu, a não ser que sejas um emigrante castelhano na Catalunha,  faz uma reflexão tenta perceber que na realidade, apenas está a ser usado pelo nacionalismo castelhano, a tua atitude não passa de um autentico castelhanizado, és um lembe botas de castela, a tua atitude é condizente com um escravo voluntário.

Bona nit, passe bem

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1342 em: Novembro 02, 2008, 08:09:35 pm »

Me ha defraudado, yo que pensaba que usted era un Simón Bolivar y me resulta más parecido a un Hugo Chávez.

Não, eu não sou Simão Bilivar, muito menos o Hugo Chavez,  eu sou eu próprio, não gosto de imitações baratas (nem caras para dizer a verdade), quanto á parte de desiludir nacionalistas espanhois, o que é que eu heide fazer? Se calhar é a minha sina.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1343 em: Novembro 02, 2008, 08:13:17 pm »

Não, eu não sou Simão Bilivar, muito menos o Hugo Chavez,  eu sou eu próprio, não gosto de imitações baratas (nem caras para dizer a verdade), quanto á parte de desiludir nacionalistas espanhois, o que é que eu heide fazer? Se calhar é a minha sina.

Ahora sólo le falta contestarme qué le parece la situación que padece Barrancos.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1344 em: Novembro 02, 2008, 08:34:15 pm »
o Barranquenho não é uma lingua, é um dialecto, para dizer a verdade é um portinhol (mistura de espanhol com portugues) que se deveu a um certo isolamento da localidade.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1345 em: Novembro 02, 2008, 09:05:20 pm »
Citação de: "tyr"
o Barranquenho não é uma lingua, é um dialecto, para dizer a verdade é um portinhol (mistura de espanhol com portugues) que se deveu a um certo isolamento da localidade.

Un par de errores a corregir:

- Un dialecto es una lengua.
- El baranqueño se debe a que el orígen de los pobladores es castellano. De hecho durante la Guerra de la Restauración el pueblo se puso del lado de la Corona Española.

De todos modos me interesa la opinión del ínclito Comanche. Ya que está a favor de la oficialización de los distintos dialectos extremeños ¿también está de acuerdo en la oficialización del barranqueño?

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1346 em: Novembro 02, 2008, 11:06:16 pm »
errado, um dialecto não é uma lingua, um dialecto é uma adaptação regional de uma lingua ou uma mistura parcial de uma lingua (normalmente as misturas de linguas europeias com linguas africanas chamam se crioulo).
um dialecto pode dar origem a uma lingua, mas o barranquenho ainda não chegou lá.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Ataru

• Perito
  • **
  • 414
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-1
(sem assunto)
« Responder #1347 em: Novembro 02, 2008, 11:58:16 pm »
nem vai chegar...
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1348 em: Novembro 03, 2008, 04:49:54 am »
Citação de: "tyr"
errado, um dialecto não é uma lingua, um dialecto é uma adaptação regional de uma lingua ou uma mistura parcial de uma lingua (normalmente as misturas de linguas europeias com linguas africanas chamam se crioulo).
um dialecto pode dar origem a uma lingua, mas o barranquenho ainda não chegou lá.

Está usted confundiendo "lengua" con "idioma", y hay matices importantes. Consulte con su diccionario habitual o su libro de primaria.  :wink:

De todos modos, ¿los barranqueños no tienen derecho a recibir su educación, realizar sus gestiones administrativas, o que le atienda el médico en barranqueño? Es lo mismo que el ínclito Comanche exige para las tierras de España, y aquí vamos progresando en ello.

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1349 em: Novembro 03, 2008, 11:17:10 am »
Debes saber que nao gosto estar neste estado de chateamento continuo nem contigo nem com ninguem, mas tu ja debes saber que eres un provocativo elemento constante. Onde o teu objetivo nao é debatir, apenas atacar e o que é pior, inventar termos, pontos historicos e demais coisas levado pelo teu antiespanholismo desmesurado. Faz o que quereas rapaz, tratar contigo em termos razonavels e impossivel, mas nao esperees que fiquemos ca a ler as tuas asneiras como sem nada.
A una frase de un artista espanhol que diz " los arboles no me dejan ver el bosque", os arbres nao deixam ver a foresta, pois isso é o que passa-te a ti, pois tu so veis cavaleiros castelhanos invadendo Portugal e outros lugares.