Os Comandos ao nível das missões são idênticos aos Rangers americanos, mas ao nível organizacional, são completamente diferentes.
Correcto, aliás o comandos são uma força cuja tactica assenta basicamente no elevado poder de choque, uns pelotao de comandos e muitas munições conseguem levar o inferno a qualquer parte do mundo.
Posso dizer-te que um Pára-quedista na disponibilidade com que eu tirei o meu curso civil tinha ido ao CIOE nos anos 80 tirar um curso de minas e armadilhas e o que ele me disse do nossos Rangers de então, é que eles eram infantaria ligeira de assalto como os Páras o são.
Não vamos comparar paras com RANGERS, se assim formos a ver quem é que não é infantaria ligeira de assalto? Até os arremaches o são!
No entanto muito mudou, os Comandos perderam missões em benefício dos Rangers, os Rangers modificaram a estrutura do seu batalhão umas três vezes e o seu treino aumentou ao nível das qualificações (ex: curso de Pára-quedismo, curso de mergulho, etc).
Os comandos nunca perderam missoes para os RANGERS simplemente por ter sido no RI9 que os comandos aprenderam a desempenhar essas missoes, não ha nada que um comando não faça que um RANGER tb não consiga fazer.
Penso que há uma certa confusão quanto aos RANGER, embora tenham iniciado a sua vida com a versão Portuguesa dos RANGERS americanos, Não nos esqueçamos que as actuais Special Forces (Airborne) tiveram a sua origem em unidades RANGER altamente especializadas. O curso montado em Portugal como COE ficou com a designaçao RANGER devido aos oficiais que foram aos EUA e montarm cá um curso similar mas não nos esqueça-mos que os cursos montanhismo, mergulho, sniper, paraquedismo, mesmo SOGA, minas e armadilhas, etc sempre foram uma realidade entre os militares de OE e os mesmos sempre estiveram mais proximos dos Special Forces que dos RANGER a isso deveu-se a necessidade da criação dos comandos, a formaçao de RANGERs era demasido cara e especializada e sobretudo dificil (em 300 so meia duzia acabavm o curso) para os colocar em missoes que mais tarde foram assumidas pelos comandos.
Os Pára-quedistas como eu já disse são Infantaria Ligeira de Assalto com capacidade Aerotransportada, tal como os Fuzileiros são Infantaria Ligeira de Assalto com capacidade anfíbia.
Vamos ver se os Comandos aproveitam a sua "estadia" no Afeganistão para actualizarem os seus procedimentos, já que 10 anos são muita coisa!
Notpad os Comandos no tempo do Regimento da Amadora tb tinham alguns com o curso de pára-quedismo. Na verdade o meu amigo que deu-me umas luzes como era a tropa foi Comando e tinha o curso de Pára-quedismo. Na verdade até havia Comandos com o curso de Mergulho e Soga tirado na Alemanha, eram os tipos das PLRA.
O que eu sei é que neste momento a BAI tem 3 BIParas e o resto são conversas!
Tal como ha RANGERS com curso mergulhador sapador, mergulho de combate, montanhismo, sniper, PLRA, enfermagem, Special forces EUA, Ranger EUA, Airborne EUA, força especiais espanha, para comandos belgas etc agr não que dizer que todos os Ranger tenham esta formação. Felismente posso dizer que há pelo menos 1 equipa ranger apta em qualquer area! desde o mergulho de combate aos saltos a grande altitude.