Sim, seria inconsequente, se o prazo de entrega dos primeiros KC não fosse alterado, mesmo se tivessem sido encomendados só 3. Sem a modernização dos C-130, ou com a modernização atrasada, vai dar ao mesmo, teríamos 1 C-130 (ou talvez 2?) "legacy" mais os KC-390 que iam entrando ao serviço. Neste momento, a modernização continua com demoras e a custar dinheiro e encomendaram-se 5 KC-390 e não apenas 3, portanto este é possivelmente o pior cenário possível, em que os C-130 modernizados e os últimos KC-390, virão todos uns em cima dos outros.
A única situação em que se justifica a compra dos 5 KC, era se a modernização não tivesse avançado, ou tivesse sido cancelada. Não tendo sido, está-se a gastar o "plafond" todo em cargueiros. Com a agravante que, a modernização ainda está atrasada e sem se saber quando é que vai ser concluída, e qual será o destino das aeronaves, e já pensam no 6º KC.
PS: de notar também que muitos diziam que 1 KC-390 faz o mesmo que 2 C-130, portanto, e pegando nestas afirmações, podemos concluir 3 KC-390 chegavam perfeitamente, e que não havia o risco de se perderem capacidades.