Programa de substituição do C-130

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PedroM

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« Responder #90 em: Abril 17, 2009, 10:57:37 pm »
Também me parece que não restam muitas dúvidas. Caso o investimento da Embraer em Portugal se concretize, está encontrado o substituto dos C-130.
Este avião tem vindo a evoluir e cada vez mais se aproxima das necessidades da Força Aérea. Agora até já comporta as Pandur.
 

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komet

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« Responder #91 em: Abril 17, 2009, 11:33:41 pm »
Seria uma excelente oportunidade de aproximar/unificar a lusofonia no que à defesa toca... assim como criar as bases para criarmos alguma indústria e know how do ramo no nosso próprio território!
"History is always written by who wins the war..."
 

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AC

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« Responder #92 em: Abril 18, 2009, 12:53:25 am »
Diabos, à bocado pareceu-me que um dos links aqui postados tinha uma imagem com as dimensões do compartimento de carga do KC-390.
Sonhei??
 

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Instrutor

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« Responder #93 em: Abril 18, 2009, 01:16:47 am »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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« Responder #94 em: Abril 18, 2009, 01:18:53 am »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #95 em: Abril 18, 2009, 10:32:04 am »
Vejam o Expresso desta semana (acabou de sair) e vão ver um artigo sobre a possível construção de componentes nas OGMA para este avião.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Mercurio

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« Responder #96 em: Abril 18, 2009, 12:31:38 pm »
O que é que eu disse há umas duas semanas???

Caso a Europa se feche e entre numa de proteccionismo em relação a produtos militares não europeus, a Embraer tem toda a vantagem em produzir dentro da europa (ou não vende nada cá dentro)

need I say mor????????????
 

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LuisC

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« Responder #97 em: Abril 18, 2009, 02:04:51 pm »
Caso esta aeronave supere realmente as 20t de carga máxima e a capacidade volumétrica do C-130H, então, parece-me ser o aparelho ideal para o substituir, senão vejamos:
 
:arrow: O A-400M permanece uma incógnita e o seu preço também não ajuda.
 
:arrow: O alegado C-130XL ainda não passou do papel. E qual será o seu preço?
 
:arrow: O Antonov An-70, por razões óbvias, nem vale a pena considerar.

Para além do mais o C/KC-390 terá, ao que tudo indica, a participação das OGMA.

Não vejo grandes alternativas!  

Cumps
 

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Charlie Jaguar

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« Responder #98 em: Abril 18, 2009, 08:42:16 pm »
É um conceito interessante e quererá explorar um certo nicho de mercado, mas continuo a não acreditar que alguma vez venha a servir na FAP. Como o próprio CEMFA deu a entender na cerimónia oficial de apresentação dos novos C-295, o futuro pós-C-130 deverá compreender o A400M ou então o C-130J.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

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Mercurio

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« Responder #99 em: Abril 18, 2009, 08:48:28 pm »
Camaradas

A modernização do C130 serve para este voar mais uma dezena de anos.

Caso se comece a produzir um avião destes agora, os primeiros aviões serão entregues daqui a uns aninhos (vejam o caso do A400M) e depois tem de haver o processo de transição de uma aeronave para outra (C212 para o C295 vão ser 2anos).
Assim, ..... parece-me tudo o dito, .., especialmente quando a industria nacional está fortemente envolvida.
 

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Lancero

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« Responder #100 em: Abril 18, 2009, 10:06:55 pm »
Enquanto isso, eles por aí voam, a cumprir as missões que lhes são atribuídas

http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Jorge Pereira

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« Responder #101 em: Abril 20, 2009, 04:06:59 pm »
Citação de: "Mercurio"
Camaradas

A modernização do C130 serve para este voar mais uma dezena de anos.

Caso se comece a produzir um avião destes agora, os primeiros aviões serão entregues daqui a uns aninhos (vejam o caso do A400M) e depois tem de haver o processo de transição de uma aeronave para outra (C212 para o C295 vão ser 2anos).
Assim, ..... parece-me tudo o dito, .., especialmente quando a industria nacional está fortemente envolvida.



Também penso assim. Se o desenvolvimento do projecto não sofrer grandes perturbações, não tenho grandes dúvidas de que o iremos ver com as cores da FAP.


Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Edu

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« Responder #102 em: Abril 20, 2009, 05:36:38 pm »
A minha unica duvida relativamente ao C-390 é se a configuração de motores escolhida (motores turbofan) é a melhor. Pois neste tipo de aviões estamos normalmente a falar de aeronaves que têm de operar em pistas com pouca preparação, e até mesmo pistas de terra batida ou terrenos humidos, e nestas condições não sei se o turbofan será a melhor escolha. Já certamente terão tido a oportunidade de ver um C-130 aterrar numa praia, até que ponto o futuro C-390 será capaz do mesmo?

Outro factor que me leva a a duvidar da escolha do motor é a propria operação da aeronave, como deveram alguns saber os motores turboprop são mais eficientes e velocidades intermedias (Mach 0,4-0,6), que é a velocidade mais normal de operação deste tipo de aviões. Os turbofans utilizados na configuração só se mostram mais eficientes para velocidades superiores. Assim questiono também se em termos de consumo de combustivel este avião não será mais dispendioso.

Cumprimentos a todos  :wink:
 

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AC

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« Responder #103 em: Abril 22, 2009, 08:27:56 pm »
Edu,

a escolha de motores e forma de asa, a origem nos E-Jet, e os parâmetros conhecidos levam-me a inferir o seguinte:

1. O KC-390 não tem, não terá nem pretende ter a capacidade de operar em pistas curtas e improvisadas como um C-130.
2. A sua velocidade de cruzeiro será mais elevada que a de um C-130 e semelhante à dos E-Jet.

Neste caso, a escolha de motores turbo-fan faz todo o sentido.
 

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PereiraMarques

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« Responder #104 em: Julho 09, 2009, 06:23:01 pm »












 

 

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