Programa de substituição do C-130

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Cláudio C.

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #345 em: Abril 22, 2015, 03:55:47 pm »
"Governo brasileiro tenta vender cargueiro da Embraer a Portugal

KC-390 em voo

Assis Moreira

ClippingNEWS-PAA delegação do vice-presidente Michel Temer partiu ontem de Lisboa com a esperança de que Portugal escolha o cargueiro militar KC 390 da Embraer, na compra de seis aparelhos para a Força Aérea Portuguesa, apesar da forte concorrência da Lockheed dos Estados Unidos.

As autoridades portuguesas não fizeram qualquer promessa de formal de compra, durante a visita de Temer. Mas a sugestão do vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, para que o primeiro voo oficial do KC 390 ocorra em junho coincidindo com a cúpula Brasil-Portugal, foi recebida como um indicativo da disposição portuguesa pelos aparelho brasileiro.

Como antecipou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, os Estados Unidos voltaram com força na competição com o Brasil para a venda de seis cargueiros militares para Portugal, num pacote de dezenas de milhões de dólares.

Washington ofereceu ao governo português um pacote financeiro considerado extremamente interessante, que inclui tanto a venda dos seis cargueiros em condicoes vantajosas, como a reforma dos aparelhos Hércules da Força Aérea Portuguesa que estao em má situação e mesmo reforma de base aérea no país.

Já do lado da Embraer, partes e componentes de seu KC 390 são inclusive produzidos em sua unidade industrial de Évora, em Portugal. Com a empresa brasileira trabalham outras 16 companhias portuguesas, o que significa que a encomenda poderia beneficiar tambem a industria portuguesa. Para uma fonte diplomática, se Portugal não escolher o aparelho brasileiro dará “um tiro no pé”, contra sua própria industria também.

O vice-presidente Temer levantou a questão da venda dos seis aparelhos em diferentes encontros com autoridades portuguesas. Para Temer, “é mais do que natural, que se a Embraer está a produzir aviões aqui em Portugal, que Portugal compre aviões da Embraer e espero que isso venha a acontecer”.

Durante sua visita, Temer fez um gesto comercial em direção a Portugal, anunciando praticamente a liberação da entrada de uvas e cítricos portugueses no mercado brasileiro, que estavam suspensas devido a problemas de certificações fitossanitárias.

Passos Coelho, o primeiro-ministro português, recebeu carta da presidente Dilma Rousseff convidando-o para a cúpula no Brasil, em junho. No caso de a Embraer ganhar, uma possibilidade seria o anuncio ocorrer nessa cúpula.

Sobre o interesse de empresas brasileiras na privatização da TAP, Michel Temer disse que “este é um assunto de interesses privados”, mas acrescentou que “o que temos feito no Brasil é incentivar as empresas aéreas brasileiras a interessarem-se por esta privatização, assim fiz com a TAM, assim fiz com a GOL e assim fiz com a Azul e sei que a Avianca também esteve a participar neste encontro (de empresários em Lisboa)”."

http://www.aereo.jor.br/2015/04/22/gove ... portugual/
E Pluribus Unum
 

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Major Alvega

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paraquedista

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #347 em: Abril 23, 2015, 06:31:19 pm »
E sempre bom um pouco de competicao...Embraer (KC390), Loockeed Martin (C130J) e Airbus (A400)...todos a concorrer para a substituicao dos C130H

http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... 03&page=-1

Citar
Este responsável disse ainda que a Airbus voltará a apresentar o projeto do A400M às autoridades portuguesas, que desistiram da sua compra há quase década e meia.
 

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Alvalade

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #348 em: Abril 23, 2015, 06:56:03 pm »
Citação de: "paraquedista"
E sempre bom um pouco de competicao...Embraer (KC390), Loockeed Martin (C130J) e Airbus (A400)...todos a concorrer para a substituicao dos C130H

http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... 03&page=-1

Citar
Este responsável disse ainda que a Airbus voltará a apresentar o projeto do A400M às autoridades portuguesas, que desistiram da sua compra há quase década e meia.

Assim é que deve ser, aquisições destas não podem ser feitas por ajuste directo. A Força Aérea tem que testar os concorrentes que aparecerem.
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #349 em: Abril 23, 2015, 09:48:03 pm »
Citação de: "Alvalade"
Assim é que deve ser, aquisições destas não podem ser feitas por ajuste directo. A Força Aérea tem que testar os concorrentes que aparecerem.

Se vamos esperar para testarem o KC estamos feitos.. :)
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #350 em: Abril 23, 2015, 09:54:15 pm »
Citação de: "Crypter"
Citação de: "Alvalade"
Assim é que deve ser, aquisições destas não podem ser feitas por ajuste directo. A Força Aérea tem que testar os concorrentes que aparecerem.

Se vamos esperar para testarem o KC estamos feitos.. :)

 :lol:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #351 em: Abril 23, 2015, 10:02:00 pm »
A melhor solução a nível de custos e capacidades provavelmente seria o C-130J-30 por todos os motivos anteriormente discutidos. A opção no outro extremo, de forma a aumentar a capacidade de transporte, seria adquirir apenas três ou quatro A400M e mais dois C-295M. A menos claro, que o pessoal da FAP fique com dor de cotovelo por ver os C-295M a fazerem missões no estrangeiros que até agora só eram feitas pelo C-130.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #352 em: Abril 24, 2015, 12:16:16 am »
Já vi que há opiniões para todos os gostos em relação ao substituto do C130.
 A proposta que a Boeing apresentou informalmente ás autoridades portuguesas não é nenhum C130J, mas um pacote completo
constituido por C-17 (usados) e o upgrade dos nossos C-130. Ao que parece a proposta é financeiramente interessante (diz-se).

 Na minha modestíssima opinião o KC390 é uma aeronave interessante, mas não serve os interesses e não se adequa ás nossas necessidades.
 É um projecto que acarreta algum risco, devido ser um projecto recente e ainda vai levar muito tempo até atingir um nível de maturação suficiente
que dê a confiança necessária para poder avançar de forma segura para um investimento desta natureza em que já se sabe que a aeronave tem de durar 40 anos.
O KC390 tem para já um grande handicap que é o seu raio de acção, inferior até ao C130J.

 A Força Aérea necessita de uma aeronave com alguma capacidade estratégica e independentemente do preço, penso que o A400M é a aeronave mais indicada
e equilibrada. Escusando agora estar com grandes considerações técnicas. Apesar de muito cara, é mais barata custo benefício que o Embraer. Numa operação que
seja necessário enviar uma considerável capacidade de carga e de material, o A400M pode-o fazer numa só viagem. Enquanto o KC390 teria de fazer a mesma missão em 2 viagens.
Não são aeronaves comparáveis.
Não tenho dúvidas se o Airbus A400M concorrer ganhará o concurso. A pressão da UE seria fortíssima, porque isto não é só enviar para cá fundos estruturais. A Espanha, França e
Alemanha tem excedentes de A40MM e precisam de os escoar. Mesmo hoje o presidente da Airbus Military já disse hoje ao que vinha e já desmontou por completo o argumento dos brasileiros
de terem cá uma fábrica e a OGMA.
O ideal seriam 5 A400M, mais os 7 C295M a FAP ficaria com uma excelente capacidade de transporte.
 
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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #353 em: Abril 24, 2015, 12:44:48 am »
Citação de: "Major Alvega"
Alemanha tem excedentes de A40MM e precisam de os escoar.

Se eles fazem assim tanta intenção que a gente fique com eles, eu aceito a oferta :mrgreen: .

Citar
Mesmo hoje o presidente da Airbus Military já disse hoje ao que vinha e já desmontou por completo o argumento dos brasileiros de terem cá uma fábrica e a OGMA.

Onde é que se pode ler isso?
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #354 em: Abril 24, 2015, 12:55:15 am »
Citação de: "Major Alvega"
A proposta que a Boeing apresentou informalmente ás autoridades portuguesas não é nenhum C130J, mas um pacote completo
constituido por C-17 (usados) e o upgrade dos nossos C-130. Ao que parece a proposta é financeiramente interessante (diz-se).

C-17?  :mrgreen:
Se isto for gerido com inteligência, isto é, sem politiquices à mistura, podemos sair com um belo negócio...
 

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Major Alvega

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #355 em: Abril 24, 2015, 01:44:14 am »
Lightning se ler a notícia do DN que está num dos links anteriores, irá ver lá as afirmações do presidente da Airbus.

Quanto à proposta da Boeing, poderá ver no link na notícia que eu postei anteriormente.
Não falam lá objectivamente do C17. Mas a proposta será quase de certeza para C17. Li há relativamente pouco tempo num site de defesa, não me recordo agora qual,
que os EUA com mais de duas centenas deles querem reduzir a frota, vendendo os mais antigos. Aliás também fizeram uma proposta à NZ idêntica para fornecer 3 unidades
para substituir os C130. Eles andam agressivos no mercado e não querem perder de ânimo leve um mercado que é deles para novos players como os brasileiros e outros.

A Boeing sabe muito bem se for a concurso com o C-130J-30 contra o KC390 perde a corrida. Além do Hércules ser mais caro que o KC390.

http://www.nzherald.co.nz/nz/news/artic ... d=11403031
 

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night_runner

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #356 em: Abril 24, 2015, 01:54:45 am »
Citação de: "Major Alvega"
A proposta que a Boeing apresentou informalmente ás autoridades portuguesas não é nenhum C130J, mas um pacote completo
constituido por C-17 (usados) e o upgrade dos nossos C-130. Ao que parece a proposta é financeiramente interessante (diz-se).
Não querendo duvidar das fontes que o camarada possa ter mas acho difícil isso acontecer. Se não me engano a USAF não está a pensar retirar C-17, irão sim colocar algumas unidades operacionais (PAI) em estado de reserva (BAI). Também, não a USAF mas sim a Boeing tem procurado comprador para a dezena de unidades que construiu àparte das várias encomendas recebidas. Destes chamados "white-tails" já só restam cinco por vender.

Citação de: "Major Alvega"
Não tenho dúvidas se o Airbus A400M concorrer ganhará o concurso.
Dúvido que haja concurso a curto prazo (5/6 anos). Até lá tem de haver verbas para dar um upgrade aos C-130, mesmo que mínimo e que não seja em todas as seis unidades. Porque até lá também tem que se pensar no que se vai fazer com os Alpha Jet, por ex.....
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #357 em: Abril 24, 2015, 10:04:39 am »
Citação de: "night_runner"
Dúvido que haja concurso a curto prazo (5/6 anos). Até lá tem de haver verbas para dar um upgrade aos C-130, mesmo que mínimo e que não seja em todas as seis unidades. Porque até lá também tem que se pensar no que se vai fazer com os Alpha Jet, por ex.....

O problema é que começa a haver pressão para ser feita já uma encomenda de KC-390... Sem concurso, às "escuras", sem se saber por quanto ficará o preço no final nem quando ficará operacional nem nada do género.

Se a proposta feita pela Boeing for mesmo essa (MLU aos C-130, C-17 usados e reforma das bases) é uma excelente proposta e que pode ser realizada a curto prazo. Digam que o C-17 é caro, etc., mas quem sabe, analise-se a proposta, talvez se baixe o numero de C-130 e aumenta-se em muito a capacidade de transporte estratégico da FAP.
 

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Johnnie

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #358 em: Abril 24, 2015, 10:08:00 am »
Citação de: "Major Alvega"
A Boeing sabe muito bem se for a concurso com o C-130J-30 contra o KC390 perde a corrida. Além do Hércules ser mais caro que o KC390.

Perdoem-me a minha ignorância mas o quê que a Boeing tem a ver com os C-130?  :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 
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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #359 em: Abril 24, 2015, 11:57:17 am »
Citação de: "Johnnie"
Perdoem-me a minha ignorância mas o quê que a Boeing tem a ver com os C-130?

Devem ter algum tipo de MLU disponível para este tipo de aeronave presumo.