Aliás, Bolsonaro é de raíz italiana se não estou em erro, certo?
O Presidente do Brasil (capitão do Exército Brasileiro reformado, forjado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na Arma de Artilharia) tem sim raízes italianas. E alemã também, diga-se de passagem. O ramo italiano da família do presidente Jair Bolsonaro é originário da Região do Vêneto.
Já tivemos outros presidentes de ascendência italiana, tal como o general Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.
Quanto à Alemanha aí concordamos em discordar. É natural que quem nunca tenha sofrido directamente na pele as emanações, instruções, directivas, humores e agruras vindas de Bona e depois de Berlim ache que é um privilégio ter os germânicos a apadrinhar os seus destinos. Mas isso resume-se à minha opinião pessoal.
Tudo bem, entendo. Nós por aqui de trauma alemão já basta os afundamentos de nossos navios mercantes por U-boat na Costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e o 7 x 1 no Mundial de 2014.

Nem Portugal e o Brasil devem ou precisam ser regidos por outras nações ou por interesses estrangeiros. Somos importantes demais para isso. Mas vá por mim, a Alemanha é menos pior do que China, Rússia ou Estados Unidos.
Tratei-o sempre por caro Vítor sem com isso estar a ser sarcástico, até porque nutro por si simpatia e amizade, caro Vítor. No entanto nem o meu pai, veterano da Guerra Colonial, me dizia para me acalmar por isso mantenhamos as coisas de forma civilizada, ok?
Tudo bem amigo. Não tive intenção de ofender ou muito menos desrespeitá-lo. Também o tomo como caro e nutro grande simpatia e respeito por ti, do mesmo modo com os demais integrantes deste Fórum. Como você muito bem pontuou, seguimos o debate no mais alto nível.
A propósito meu pai também é militar: capitão da reserva do Exército Brasileiro da Arma de Engenharia. Participou da Missão de Paz da ONU em Angola (UNAVEM III) em 1997 e foi um dos sub-tenentes pioneiros de uma Companhia do
1º Batalhão de Ações de Comandos da então Brigada de Operações Especiais (atualmente Comando de Operações Especiais [COpEsp]).

Brindemos aos nossos respectivos pais
Afora isso, nem todo brasileiro é lusofóbico. Ocorre que, como em qualquer lugar do mundo, há sempre os idiotas e a intermet deu voz a esses boçais.
Enquanto ao KC-390 e o impasse junto à FAP, já externei o meu ponto de vista. Torço para se resolva da melhor maneira possível!!