Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias

  • 339 Respostas
  • 86922 Visualizações
*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2198
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 116 vez(es)
  • +16/-0
    • http://forumdefesa.com
Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« em: Julho 01, 2007, 04:09:08 pm »
As fotos serão colocadas sempre precedidas por uma descrição pormenorizada do equipamento em questão.

Esta descrição só será necessária na primeira vez. Após isto, podem colocar as imagens que desejarem.
« Última modificação: Julho 01, 2007, 10:22:38 pm por Jorge Pereira »
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 850
  • Recebeu: 94 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +9/-12
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #1 em: Julho 01, 2007, 08:58:27 pm »
Um contributo.  :wink:

Citar


Caça-bombardeiro Dassault/Dornier Alpha-Jet A

É um caça-bombardeiro subsónico destinado a treino avançado e apoio aéreo próximo. Portugal recebeu a sua frota – que totaliza quase cinquenta aeronaves – em 1993. A frota nacional foi usada anteriormente pela Alemanha que a cedeu a Portugal em troca da utilização da base aérea de Beja pela Luftwaffe. Por isso, as aeronaves nacionais são destinadas essencialmente a missões de ataque, ao contrário da versão ao serviço do Armée de l'Air - usada para treino e instrução.

O número de aeronaves operacionais não é constante, já que nenhuma aeronave foi definitivamente abatida ao serviço. Os aparelhos estão atribuídos às Esquadras 301 e 103, baseadas em Beja. A Esquadra 301 tem como missões o apoio aéreo próximo e ataque ao solo. A Esquadra 103 utiliza as suas aeronaves na conversão operacional de pilotos e treino avançado. Paralelamente, foi formada a Parelha da Cruz de Cristo - cuja primeira exibição se deu em 2002, durante o 50º aniversário da FAP, então, como o nome de Flying Display Team - que tem actuado em algumas cerimónias do ramo e que é constituída por dois instrutores da Esquadra 103.

O primeiro acidente com estas aeronaves ocorreu em Outubro de 2003, fruto da colisão no ar entre dois aviões Alpha-Jet. Como consequência deste ocorreu a perda de um deles, tendo o outro ficado seriamente danificado - mas conseguindo aterrar em segurança. Do acidente não, porém, resultaram vítimas mortais.

Fonte: Pedro Monteiro / Military Zone


Mais imagens de Beja na página:
http://pedromonteiro-photography.blogspot.com/

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 01, 2007, 10:47:10 pm »
Mais uns Alpha-Jet

Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2198
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 116 vez(es)
  • +16/-0
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 04, 2007, 12:12:19 am »
Citar
O F-16MLU, muito embora exteriormente seja semelhante ao F-16OCU, sofreu alterações que o colocam ao nível dos melhores aviões de caça do mundo. As modificações mais significativas incluem um conjunto de novos equipamentos e o software que os integra, os quais viabilizam a operação deste avião em qualquer cenário de combate, e que são as seguintes:

Computador de voo sofisticado e a consequente actualização do software de combate; redesenho do cockpit e do interface piloto-máquina; radar com melhores capacidades, quer no emprego ar-ar, quer em ar-solo; identificador electrónico de aeronaves; incorporação de GPS; incorporação de Data Modem e de Link16; incorporação de capacidade de comunicação criptográfica; capacidade de utilização de Night Vision Goggles (NVG) e de Helmet Mounted Sight; incorporação de sistemas de auto-protecção integrados.
Esta transformação confere à aeronave novas capacidades, sendo as mais relevantes:

- detecção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;
- operação em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade;
- identificação de outras aeronaves através de meios de detecção electrónica;
- integração em redes de gestão do campo de batalha;
- emprego de mísseis anti aéreos de longo alcance;
- emprego de armamento anti-navio e anti terrestre de longo alcance;
- emprego de armamento de precisão com guiamento LASER ou GPS;




Fonte
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

pmdavila

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 14, 2007, 03:41:23 pm »
Uma foto que "desenterrei" no azoresairphotos, com os devidos créditos mantidos. Pelo menos lá é raro ver esta "combinação"  :wink:

Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1510
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 23, 2009, 11:28:28 am »
Citação de: "PedroBernardo"
Felizmente passam todos pela minha zona assim que levamtam ou quando vão aterrar.deixo aqui algumas fotos.

Clica Para Ampliar as Fotos:

C-130


C-130


C-130


C-295


http://www.pedrobernardo.webs.com
Visitem o meu Site de Fotografia e deixem Comentario as fotos,Obrigado
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4176
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +54/-14
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 23, 2009, 03:17:13 pm »


crédito:Marcos Figueiredo
Falcão 06
KIAK projects
http://kiakprojects.com.sapo.pt/
http://voodosfalcoes.blogspot.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 15121
  • Recebeu: 1046 vez(es)
  • Enviou: 980 vez(es)
  • +177/-170
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 23, 2009, 04:16:00 pm »
:shock:

Lindo!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 1217
  • Recebeu: 44 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +56/-821
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 23, 2009, 04:23:04 pm »
Cabeça de Martelo
Citar
Lindo!


X2  ys7x9
A Vida é um teste e uma incumbência de  confiança.
 

*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 01, 2009, 08:45:27 pm »
C-130 e C-295, lado a lado.

 

*

helderafonso

  • 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 01, 2009, 11:15:05 pm »
Algumas fotos dos nossos F-16 ...
Abraço









 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2818
  • Recebeu: 301 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #11 em: Dezembro 20, 2009, 03:53:31 pm »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4176
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +54/-14
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #12 em: Julho 26, 2010, 10:15:36 am »


Citar
During the late 1950s, the Portuguese Air Force were looking to replace their Lockheed T-33 trainers and were starting to evaluate different types. It first evaluated a french Morane-Saulnier MS760 Paris aircraft, but it didn't impress and was written off in an accident.
The next candidate was the Jet Provost, and T.2 demonstrator G-AOUS was issued with the military serial ‘5803’.
The aircraft was a unique series T.2B, similar to the T.2 series but, as mentioned earlier fitted with a bigger Viper 11 engine. It lacked the ejection seats of the T.3 and later marks. G-AOUS arrived in Portugal from Luton in early 1959 and was tested throughout the rest of the year. Unfortunately, no order was placed and the aeroplane returned to the UK by sea early in 1960.

Citar
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #13 em: Julho 27, 2010, 01:30:34 am »
Saudações guerreiras

Para quem gosta de miniaturas...

Será que voa? (a miniatura)



Cumprimentos
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 8649
  • Recebeu: 808 vez(es)
  • Enviou: 1354 vez(es)
  • +89/-34
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Responder #14 em: Março 17, 2012, 04:58:23 pm »
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

 

Equipa portuguesa que controlava o aerop. de Kabul regressa

Iniciado por PereiraMarques

Respostas: 4
Visualizações: 2751
Última mensagem Outubro 31, 2006, 07:46:01 pm
por Cabeça de Martelo
Acidentes na aviação militar portuguesa

Iniciado por mcalberto

Respostas: 0
Visualizações: 1255
Última mensagem Junho 28, 2016, 02:59:51 pm
por mcalberto
Açores: radares de defesa aérea a partir de 2011

Iniciado por pmdavila

Respostas: 18
Visualizações: 9392
Última mensagem Maio 20, 2008, 04:09:50 pm
por Lancero
FAP A-10 em treino na base aérea Monte Real

Iniciado por antoninho

Respostas: 93
Visualizações: 23370
Última mensagem Fevereiro 23, 2007, 06:19:12 am
por Nuno Bento
Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo

Iniciado por Mar Verde

Respostas: 453
Visualizações: 70723
Última mensagem Novembro 26, 2019, 01:27:53 pm
por Daniel