Snipers Portugueses

• 33 Respostas
  • 33618 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 7088
  • Recebeu: 1406 vez(es)
  • Enviou: 3318 vez(es)
  • +3881/-1780
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 12, 2007, 12:47:07 am »
Ah! Grande Luso! Merece bem umas loiras frescas por este artigo  :G-beer2:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 12, 2007, 03:18:25 am »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "Jorge Pereira"
Em 1998 o CIOE cria a secção de snipers. Em 2003 é criado o Pelotão.

Só uma questão de datas, em 1990, Portugal adquire a Barrett 12.7 mm e a Accuracy 7.62 mm, isto segundo o livro "Armamento de Guerra Português", para o CIOE.

Sei que os Paras usam a Accuracy, os fuzos sei que também usam a Barrett, isto para não falar das "não oficiais" (expeculação da minha parte).

A minha dúvida é, afinal alguém sabe concretamente apartir de quando se começaram a formar os nossos "snipers"  :wink:

A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente... Mas claro existe um nicho nos varios calibres de sniper para o .50! Mas nao e o calibre mais comum.

*

Luso

• Investigador
  • 8695
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1085/-11422
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 12, 2007, 09:47:46 am »
Citação de: "oultimoespiao"
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente...

Negativo.
Há munição match.

Exemplos de fornecedores:
http://www.aaa-ammo.com/
http://www.qpg.com/T/tcci/
Exemplos de componentes para recarga
http://www.hevanet.com/temple/bullets.html

O caçador canadiano que fez o abate a 2400 e tal metros "miscou" num taliban delberadamente com uma McMillan. E não foi com munição ordinária .50 BMG.

Há outro equipamento mais eficiente mas julgo não é aqui que se deve abordar este assunto.
Isto é um Limited hangout. Boa parte dos participantes são bots militares. Evitar.

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 12, 2007, 12:31:04 pm »
Citação de: "Luso"
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente...

Negativo.
Há munição match.

Exemplos de fornecedores:
http://www.aaa-ammo.com/
http://www.qpg.com/T/tcci/
Exemplos de componentes para recarga
http://www.hevanet.com/temple/bullets.html

O caçador canadiano que fez o abate a 2400 e tal metros "miscou" num taliban delberadamente com uma McMillan. E não foi com munição ordinária .50 BMG.

Há outro equipamento mais eficiente mas julgo não é aqui que se deve abordar este assunto.

Claro que ha firmas que teem productos para recarga e tb balas novas, nao foi isso que eu disse... Disse e que ha muito poucas e por haver poucas nao ha muitas escolhas e tb poucas estatisticas.

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-590
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 12, 2007, 07:07:58 pm »
Obrigado Luso :roll:

Eu penso que cada Companhia de Atiradores, Paraquedista, Comandos devia ter um nucleo de pelo menos 3 snipers, sob comando directo do capitao.

No conceito actual e na guerra asimetrica uma equipa de snipers e muito importante para a propria segurança dos pelotoes em progressao no terreno.

Ao nível tactico devia ser utilzado para a protecçao dos pelotoes a dupla Milan ou Carl Gustav e Snipers com L96

Exemplo de Companhia:

3 pelotoes de 30 militares com MG3,G3,Law

pelotao comando e apoio com 6 Carl gustas ou Milan e 3 Snipers.

:idea:

PS:Chegei a ver equipas de snipers constituidas por 4 elementos (1 sniper com L96, 1 observador, 1 operador radio, 1 chefe de equipa)

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 13, 2007, 12:15:58 am »
Citação de: "Miguel"
Obrigado Luso :roll:

Eu penso que cada Companhia de Atiradores, Paraquedista, Comandos devia ter um nucleo de pelo menos 3 snipers, sob comando directo do capitao.

No conceito actual e na guerra asimetrica uma equipa de snipers e muito importante para a propria segurança dos pelotoes em progressao no terreno.

Ao nível tactico devia ser utilzado para a protecçao dos pelotoes a dupla Milan ou Carl Gustav e Snipers com L96

Exemplo de Companhia:

3 pelotoes de 30 militares com MG3,G3,Law

pelotao comando e apoio com 6 Carl gustas ou Milan e 3 Snipers.

:idea:

PS:Chegei a ver equipas de snipers constituidas por 4 elementos (1 sniper com L96, 1 observador, 1 operador radio, 1 chefe de equipa)

Vamos ver se posso clarear um pouco. ha dois tipos de sniper, aqueles que o objectivo e tentar com 1 tiro so causar uma baixa do inimigo, e que andao sos, usao uma carabina calibre .308, .300, ou .338. sao todos calibres militares snipers so usao calibres que podem ser usados noutras armas militares ou vice versa. e sao tiros que vao dos 100 metros aos 1000. depois disso a possibilidade de erro e tao grande que e melhor nao arriscar para nao ser descoberto! E a teoria e 1 tiro por hora de lugares diferentes! Depois ha o "sniper" de apoio tactico a linha da frente e e aqui que as .50 entrao em accao em conjunto com spotters de artilharia etc...

*

Luso

• Investigador
  • 8695
  • +1085/-11422
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 13, 2007, 09:39:03 am »
Vamos ver se posso clarear um pouco. ha dois tipos de sniper, aqueles que o objectivo e tentar com 1 tiro so causar uma baixa do inimigo, e que andao sos, usao uma carabina calibre .308, .300, ou .338. sao todos calibres militares snipers so usao calibres que podem ser usados noutras armas militares ou vice versa. e sao tiros que vao dos 100 metros aos 1000. depois disso a possibilidade de erro e tao grande que e melhor nao arriscar para nao ser descoberto! E a teoria e 1 tiro por hora de lugares diferentes! Depois ha o "sniper" de apoio tactico a linha da frente e e aqui que as .50 entrao em accao em conjunto com spotters de artilharia etc...

Um comentário: nenhum dos calibres mencionados são militares. O .308 (Winchester) apesar das suas semelhanças não é totalmente compatível do 7.62x51 NATO. É uma versão civil, não apenas na designação, mas ao nível das pressões máximas que podem suportar, e os estojos serem reforçados (ao nivel da espessura do latão) para aguentarem os ciclos de automatismo. O .300 (Winchester Magnum?) é um calibre civil. As suas munições são preparadas por firmas especializadas ou por armeiros militares dividamente formados. O .338 (Lapua) foi concebido para fins militares e utilizado em apenas em armas de caçador (o termo correcto português para sniper) é fornecido de fábrica ou atravez de componentes, não havendo mais nenhuma arma com outro uso militar que a utilize.
O calibre 12,7x99mm é utilizado também para abater indivíduos deliberadamente, e como tudo, deve ser utilizado de forma a tirar o melhor proveito das suas capacidades: alcance, energia, penetração e uso de projéctil explosivo útil (pensar em barreiras como paredes e muros). Portanto, a missão anti-material não implica a exclusividade para esse fim deste maior calibre, e isso já foi mais que demonstrado. Quanto ao resto, a diferença estará na mobilidade superior dos calibres mais pequenos que, mais uma vez, são utilizados em função das suas melhores vantagens ou quando as suas desvantagens são irrlevantes para a missão a cumprir.

Comentário histórico:

- Sempre que há um caçador (sniper) devidamente instruido e formado, há sempre munição feita de propósito para esse uso. É assim desde sempre, e quando não há (por questões de logística) os caçadores selecionam lote mais preciso de munição ordinária à sua disposição;

- Desde a I Guerra Mundial que os Snipers têem como missão auxiliar a artilharia, fazendo reconhecimento e orientando o tiro.
Isto é um Limited hangout. Boa parte dos participantes são bots militares. Evitar.

*

LM

• Investigador
  • 3962
  • Recebeu: 2015 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +3030/-240
(sem assunto)
« Responder #22 em: Junho 13, 2007, 09:53:17 am »
Aproveitando a explicação dada (quem sabe, sabe!) sobre munição:

Se no caso de snipers o uso de armas / calibres diferentes dos restantes membros da unidade a que estão agregados parece pacifica, qual a opinião em relação ao "atirador designado" nas secções / pelotões...?

Pelas informações na wikipedia a tendencia parece ser terem uma arma diferente, mas inspirada (ie, com uma logística similar) à dos restantes membros da secção...

Qual a vossa opinião: arma diferente, mas mesmo calibre / munição? Tudo diferente?

Por exemplo, a G36 tem alguma versão que permita este caso?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 14, 2007, 02:05:09 am »
Citação de: "Luso"

Um comentário: nenhum dos calibres mencionados são militares. O .308 (Winchester) apesar das suas semelhanças não é totalmente compatível do 7.62x51 NATO. É uma versão civil, não apenas na designação, mas ao nível das pressões máximas que podem suportar, e os estojos serem reforçados (ao nivel da espessura do latão) para aguentarem os ciclos de automatismo. O .300 (Winchester Magnum?) é um calibre civil. As suas munições são preparadas por firmas especializadas ou por armeiros militares dividamente formados. O .338 (Lapua) foi concebido para fins militares e utilizado em apenas em armas de caçador (o termo correcto português para sniper) é fornecido de fábrica ou atravez de componentes, não havendo mais nenhuma arma com outro uso militar que a utilize.
O calibre 12,7x99mm é utilizado também para abater indivíduos deliberadamente, e como tudo, deve ser utilizado de forma a tirar o melhor proveito das suas capacidades: alcance, energia, penetração e uso de projéctil explosivo útil (pensar em barreiras como paredes e muros). Portanto, a missão anti-material não implica a exclusividade para esse fim deste maior calibre, e isso já foi mais que demonstrado. Quanto ao resto, a diferença estará na mobilidade superior dos calibres mais pequenos que, mais uma vez, são utilizados em função das suas melhores vantagens ou quando as suas desvantagens são irrlevantes para a missão a cumprir.

Comentário histórico:

- Sempre que há um caçador (sniper) devidamente instruido e formado, há sempre munição feita de propósito para esse uso. É assim desde sempre, e quando não há (por questões de logística) os caçadores selecionam lote mais preciso de munição ordinária à sua disposição;

- Desde a I Guerra Mundial que os Snipers têem como missão auxiliar a artilharia, fazendo reconhecimento e orientando o tiro.

Nao existe absolutamente nenhuma diferenca entre estes calibres e as versoes em mm. Nao diga que existe que nao e verdade, estes existião    primeiro que os outros. quando eu falo no calibre, falo nas medidas nao na balistica e nas caracteristicas. Todo o mundo sabe que os snipers teem municao adequada, mas tb em caso de acabar a municao ele tem sempre a opcao de encontrar municao por perto, e por isso que o calibre das espingardas e sempre um calibre standard militar! Agora ja se sabe que as balas sao especiais, alias sao carregadas a mao!

*

Luso

• Investigador
  • 8695
  • +1085/-11422
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 14, 2007, 09:38:56 am »
Nao existe absolutamente nenhuma diferenca entre estes calibres e as versoes em mm. Nao diga que existe que nao e verdade, estes existião primeiro que os outros. quando eu falo no calibre, falo nas medidas nao na balistica e nas caracteristicas. Todo o mundo sabe que os snipers teem municao adequada, mas tb em caso de acabar a municao ele tem sempre a opcao de encontrar municao por perto, e por isso que o calibre das espingardas e sempre um calibre standard militar! Agora ja se sabe que as balas sao especiais, alias sao carregadas a mao!

http://www.fulton-armory.com/308.htm

Já agora, por favor acabe com a minha ignorância e diga-me quais as armas regulamentares de uso geral que usam o .300 Win Mag (ou o ".300" que menciona) e o ".338" também por si referido.
É que nestas coisas nunca se sabe tudo e está-se sempre a aprender.

PS: pedia-lhe que tivesse um nadica de mais atenção com a ortografia.

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Junho 15, 2007, 12:45:54 am »
Nao venha com essa... nao sou melhor que ninguem, so disse que podia esclarecer alguma coisa porque pratico tiro ha 35 anos e o meu  amigo tem uma loja de armas e eu estou la quase todos os dias, entao estou a par do que ha de novo no mercado!   Mas para responder a sua pergunta aqui vao algumas sugestoes de armas para estes dois calibres.      Em .338 lapua ha a armalite ar-30 ou a erma sr100(nao confundir lapua fabrica as balas nao as desenvolveu) Em .300 mag a walther wa2000 a melhor carabina sniper (muito cara)  a AWM a accuracy espingardas semi-automaticas para tiros de presicao nao sao boas com excepcao da walther. Mas ha muitos mais. Para min a melhor e a "minha" winchester mod. 70 em .300 com colatra manual bull barrel e coronha sintetica. O que voce nao esta a ver (talvez desconheca) mas o calibre .300 e simplesmente aquele que tem uma trajectoria mais constante (quase nao sobe) e isso para tiros de 1000m e muito (extremamente importante). Quanto a ortografia que se lixe.

*

Luso

• Investigador
  • 8695
  • +1085/-11422
(sem assunto)
« Responder #26 em: Junho 15, 2007, 12:31:03 pm »
Nao venha com essa... nao sou melhor que ninguem, so disse que podia esclarecer alguma coisa porque pratico tiro ha 35 anos e o meu  amigo tem uma loja de armas e eu estou la quase todos os dias, entao estou a par do que ha de novo no mercado!   Mas para responder a sua pergunta aqui vao algumas sugestoes de armas para estes dois calibres.      Em .338 lapua ha a armalite ar-30 ou a erma sr100(nao confundir lapua fabrica as balas nao as desenvolveu) Em .300 mag a walther wa2000 a melhor carabina sniper (muito cara)  a AWM a accuracy espingardas semi-automaticas para tiros de presicao nao sao boas com excepcao da walther. Mas ha muitos mais. Para min a melhor e a "minha" winchester mod. 70 em .300 com colatra manual bull barrel e coronha sintetica. O que voce nao esta a ver (talvez desconheca) mas o calibre .300 e simplesmente aquele que tem uma trajectoria mais constante (quase nao sobe) e isso para tiros de 1000m e muito (extremamente importante). Quanto a ortografia que se lixe.

Está bem então.

*

frank

• 1
  • +0/-0
Re: Snipers Portugueses
« Responder #27 em: Setembro 22, 2013, 03:08:49 pm »
viva pessoal.
para se entrar num curso de sniper, primeiro tem que se ter formação numa especialidade(comandos, OE,etc)  certo?
cumps

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24836
  • Recebeu: 5014 vez(es)
  • Enviou: 3509 vez(es)
  • +4275/-4853
Re: Snipers Portugueses
« Responder #28 em: Setembro 24, 2013, 10:47:39 am »
Para se poder fazer o curso de Snipers é preciso ser ou Ranger ou Pára, salvo erro os Comandos ainda não têm Snipers. O curso é realizado no CTOE, isto de apesar de no meu tempo os Páras irem fazer o dito curso em Belas.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
Re:
« Responder #29 em: Setembro 29, 2013, 11:46:03 am »
A Barrett e calibre .50 e e usada principalmente nao como sniper contra pessoas mas sim contra veiculos pouco blindados, e usada para tiros super longos ate 2,500 metros. o problema e que este calibre nao foi desenhado para ser sniper mas para ser usado em metralhadoras e nao existe municoes fabricadas com os ingredientes precisos para ter a precisao  para ser consistente... Mas claro existe um nicho nos varios calibres de sniper para o .50! Mas nao e o calibre mais comum.

Mas pode-se "afinar" muito com a recarga. Até se arranjaram uns “dies” todos catitas para os nosso "irregulares".