não vai ficar fácil, ferrol
2008-02-23 - 00:30:00
Kosovo: Nacionalistas sérvios atacam KFOR em Mitrovica
Rússia ameaça usar força militarA Rússia ameaçou ontem recorrer “à força bruta” se a NATO e a União Europeia “desafiarem” a ONU e derem apoio unânime e incondicional à independência do Kosovo.A ameaça teve lugar enquanto, no quinto dia consecutivo de violência, militantes sérvios se envolviam em confrontos, em Mitrovica, norte do Kosovo, com militares franceses da força da NATO no território (KFOR).
Dmitiri Rogozine, embaixador russo na ONU, considerou o caso do Kosovo ameaçador para o sistema de segurança internacional e classificou-o como um desafio directo a Moscovo. “Temos de partir do princípio de que, para sermos respeitados, teremos de usar a força bruta, isto é, a força militar”, afirmou, sem explicar como e onde poderá ter lugar a retaliação armada da Rússia, mas fazendo notar que uma “postura unida da UE” ou um “excesso da NATO no seu mandato no Kosovo” serão considerados uma desafio directo à Rússia.
Um dia depois de manifestações violentas terem feito pelo menos um morto e 150 feridos em Belgrado, Mitrovica (Kosovo) foi ontem o ponto quente dos protestos sérvios. Entoando cânticos e gritando “o Kosovo é nosso”, manifestantes tentaram forçar a passagem da ponte sobre o rio Ibar, que liga as zonas sérvia e albanesa da cidade. Militares franceses da KFOR impediram a passagem de autocarros de manifestantes, mas alguns iludiram a barreira militar e envolveram-se em confrontos sobre a ponte. Refira-se que nenhum dos 295 militares portugueses integrados na KFOR e encarregados de patrulhar as zonas quentes de Mitrovica se encontrava na área dos conflitos de ontem.
EUA RETIRAM PESSOAL DIPLOMÁTICO
Um dia depois do ataque à embaixada dos EUA em Belgrado, durante o qual pelo menos uma pessoa morreu, Washington ordenou ontem a evacuação da Sérvia do pessoal diplomático não essencial. “O embaixador e assessores de topo permanecerão em Belgrado”, afirmou uma porta-voz da embaixada dos EUA.
A União Europeia ameaçou, por seu lado, congelar indefinidamente as negociações de adesão da Sérvia ao clube europeu e instou Belgrado a fazer mais para proteger as embaixadas estrangeiras, cinco das quais, além da norte-americana, foram visadas durante os protestos violentos de quinta-feira.
F. J. Gonçalves com agências http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=91&p=200