O problema com os ST, é que não vêm substituir nem os Chipmunk, nem os TB-30. Ficando nós efectivamente com 3 modelos de aeronaves de treino a hélice (nem se dando ao trabalho de passar os TB-30 para o lugar dos Chipmunk). Ficando depois no ar a dúvida, de como se vai proceder à substituição do TB-30, se seria comprada uma aeronave intermédia entre a que substituísse os Chipmunk e os ST, ou gasta-se um balúrdio em mais ST.
Mas isto é off-topic.
Quanto aos F-16, é mais que lógico que é necessário modernizar, no mínimo, os PA I. A FAP que tire da cabeça a ilusão que vai receber já em 2030 F-35, por até lá, as encomendas estão todas cheias, e no período entre nós abrirmos concurso, encomendarmos e isso tudo, com sorte, teríamos o primeiro em 2035. É melhor aceitar a realidade, que mais certo é a maioria da frota de F-16 ter que aguentar até 2040, porque antes disso nunca teremos FOC da eventual frota de F-35.