Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3829 Respostas
  • 1077737 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1845 em: Dezembro 24, 2019, 03:49:55 pm »
Não estando directamente ligada à nossa frota, esta notícia é no entanto interessante pois quase parece anunciar um retorno aos rockets ar-ar utilizados por vários tipos de caça na década de 40/50.

https://www.cavok.com.br/blog/video-caca-f-16-da-usaf-intercepta-missil-de-cruzeiro-alvo-com-foguete-apkws/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1987
  • Recebeu: 500 vez(es)
  • Enviou: 2486 vez(es)
  • +169/-25
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1846 em: Dezembro 24, 2019, 04:34:22 pm »
Não estando directamente ligada à nossa frota, esta notícia é no entanto interessante pois quase parece anunciar um retorno aos rockets ar-ar utilizados por vários tipos de caça na década de 40/50.

https://www.cavok.com.br/blog/video-caca-f-16-da-usaf-intercepta-missil-de-cruzeiro-alvo-com-foguete-apkws/


Não me parece que nos anos 40/50 tivessem acesso ao APKWS. Isso é que torna o Hydra numa arma viavel para a função.
Rockets guiados a laser é outra coisa. ;)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1847 em: Dezembro 24, 2019, 04:57:13 pm »
Não me parece que nos anos 40/50 tivessem acesso ao APKWS. Isso é que torna o Hydra numa arma viavel para a função.
Rockets guiados a laser é outra coisa. ;)

A sério Stalker? Vê lá tu bem que não tinha reparado nisso. :P

Nos anos 40 e 50 alguns tipos de interceptor utilizavam foguetes ar-ar como arma de saturação sobretudo contra bombardeiros, no entanto por serem armas não-guiadas caíram em desuso em combate aéreo e só muito raramente (e in extremis) é que foram novamente empregues dessa forma em conflitos subsequentes. Agora, guiados a laser, tornam-se de novo numa opção credível ar-ar, a uma fracção do custo de um míssil e podendo ser carregados em maior número, o que é algo bastante interessante.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3911
  • Recebeu: 2680 vez(es)
  • Enviou: 771 vez(es)
  • +1420/-1223
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1848 em: Dezembro 27, 2019, 10:26:57 am »
Não me parece que nos anos 40/50 tivessem acesso ao APKWS. Isso é que torna o Hydra numa arma viavel para a função.
Rockets guiados a laser é outra coisa. ;)

A sério Stalker? Vê lá tu bem que não tinha reparado nisso. :P

Nos anos 40 e 50 alguns tipos de interceptor utilizavam foguetes ar-ar como arma de saturação sobretudo contra bombardeiros, no entanto por serem armas não-guiadas caíram em desuso em combate aéreo e só muito raramente (e in extremis) é que foram novamente empregues dessa forma em conflitos subsequentes. Agora, guiados a laser, tornam-se de novo numa opção credível ar-ar, a uma fracção do custo de um míssil e podendo ser carregados em maior número, o que é algo bastante interessante.

Bachem Ba 349 alemán años 40



Norhtrop F89 Scorpion, americanos años 50
« Última modificação: Dezembro 27, 2019, 10:27:55 am por goldfinger »
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9952
  • Recebeu: 3934 vez(es)
  • Enviou: 1215 vez(es)
  • +4134/-7025
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1849 em: Dezembro 27, 2019, 11:02:56 am »
Faltou o maior e mais potente:

https://en.wikipedia.org/wiki/AIR-2_Genie






Citar
McDonnell Douglas AIR-2A Genie Nuclear Air-to-Air Rocket

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1850 em: Dezembro 27, 2019, 12:41:30 pm »
Faltou o maior e mais potente:

https://en.wikipedia.org/wiki/AIR-2_Genie






Citar
McDonnell Douglas AIR-2A Genie Nuclear Air-to-Air Rocket

Saudações

Estourar Genies no meio de formações de Bisons e Bears é para mim um dos expoentes máximos do conceito MAD (Mutual Assured Destruction) no sentido literal da palavra em Inglês, ou seja, loucura. Tanta quanta observar a deflagração da sua carga nuclear no solo, mesmo por baixo desta...


« Última modificação: Dezembro 27, 2019, 12:44:22 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, mafets, Stalker79

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23322
  • Recebeu: 4257 vez(es)
  • Enviou: 3007 vez(es)
  • +3118/-4567
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2935
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +180/-478
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1852 em: Janeiro 03, 2020, 12:23:29 pm »
:arrow: https://lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F-16V-Geece-Exec-Sum.pdf

O negocio Grego é realmente bom.



Vão ficar com 120 F-16V e 32 F-16 BLK50/52.
Pena não termos BLK 50/52 para também aproveitar-mos este tipo de negocio.
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 12:52:11 am por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1853 em: Janeiro 03, 2020, 02:43:55 pm »
:arrow: https://lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F-16V-Geece-Exec-Sum.pdf

O negocio Grego é realmente bom.



Vão ficar com 120 F-16V e 32 F-16 BLK50/52.
Pena não termos BLK 50/52 para também aproveitar-mos este tipo de negocio.

Isso não está correcto: os gregos encomendaram o upgrade de 84 F-16C/D Block 52+ e Advanced 52 (52M) para a versão F-16V, porém os Block 50 ficaram de fora assim como os Block 30, estes últimos podendo vir a ser substituídos por F-35A.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1191
  • Recebeu: 1022 vez(es)
  • Enviou: 1104 vez(es)
  • +111/-32
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1854 em: Janeiro 03, 2020, 02:47:41 pm »
Uma Força Aérea digna de nome, o que faz a ameaça turca.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2935
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +180/-478
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1855 em: Janeiro 03, 2020, 02:57:21 pm »
:arrow: https://lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F-16V-Geece-Exec-Sum.pdf

O negocio Grego é realmente bom.



Vão ficar com 120 F-16V e 32 F-16 BLK50/52.
Pena não termos BLK 50/52 para também aproveitar-mos este tipo de negocio.

Isso não está correcto: os gregos encomendaram o upgrade de 84 F-16C/D Block 52+ e Advanced 52 (52M) para a versão F-16V, porém os Block 50 ficaram de fora assim como os Block 30, estes últimos podendo vir a ser substituídos por F-35A.

Eles receberam a autorização do congresso americano para os 115 F-16C, mas só vão avançar com 84 para já.

Os BLK 30 vão receber os sistemas substituídos dos 52/52+.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1856 em: Janeiro 04, 2020, 12:49:45 pm »
Eles receberam a autorização do congresso americano para os 115 F-16C, mas só vão avançar com 84 para já.

Os BLK 30 vão receber os sistemas substituídos dos 52/52+.

Ah, isso não é a mesma coisa: os gregos receberam autorização do congresso dos EUA para a modernização de até 120 F-16C/D para a versão Viper, mas o Governo helénico já informou que serão apenas 84 (os Block 52+ e 52M) de modo a que os trabalhos estejam concluídos em 2027.

Agora onde viste isso dos Block 30 é que me está a baralhar pois não encontro nada sobre qualquer programa concreto de modernização destas células, tanto que até estiveram para ser vendidas à Croácia e os gregos querem substitui-las por F-35A a médio prazo. Salvo erro li na AFM que os sistemas retirados dos Block 52 iam para os 50.

https://www.semedenergydefense.com/greek-f-16c-d-block-30-fighters-for-sale/
« Última modificação: Janeiro 04, 2020, 03:31:00 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2935
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 369 vez(es)
  • +180/-478
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1857 em: Janeiro 04, 2020, 03:39:22 pm »
Eles receberam a autorização do congresso americano para os 115 F-16C, mas só vão avançar com 84 para já.

Os BLK 30 vão receber os sistemas substituídos dos 52/52+.

Ah, isso não é a mesma coisa: os gregos receberam autorização do congresso dos EUA para a modernização de até 120 F-16C/D para a versão Viper, mas o Governo helénico já informou que serão apenas 84 (os Block 52+ e 52M) de modo a que os trabalhos estejam concluídos em 2027.

Agora onde viste isso dos Block 30 é que me está a baralhar pois não encontro nada sobre qualquer programa concreto de modernização destas células, tanto que até estiveram para ser vendidas à Croácia e os gregos querem substitui-las por F-35A a médio prazo. Salvo erro li na AFM que os sistemas retirados dos Block 52 iam para os 50.

https://www.semedenergydefense.com/greek-f-16c-d-block-30-fighters-for-sale/

No link que colocaste tem la no fim:
Citar
A major obstacle in any attempt to sell the Greek Block 30 F-16s is that the fighters, although “low-time” –not having received any upgrades for 30 years in service- are considered obsolete, especially compared to Israeli “Baraks” offered at the same time. Greek Block 30s would have a much higher market value if they were put into a modernization program as part of any international sale offer. A very viable possibility could be to use surplus F-16 parts as Greek Air Force implements the F-16V and will become available after 2020. Using these parts and assemblies together with new ones can upgrade the Block 30 aircraft to Block 50+ status at a very attractive price and with high market demand. 

E faz parte do PDF da proposta da Lockheed Martin. Tomara nós que eles colocassem uns APG-68 a venda.  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1858 em: Janeiro 04, 2020, 11:19:49 pm »
Não havendo guito para AESAs, o 68 era um bom upgrade. Mas não sendo duplo-uso, vai ser complicado. A menos, claro está, que algum espertalhão consiga convencer o poder político que o AN/APG-68 tem um modo para detectar fogos florestais.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6877
  • Recebeu: 7625 vez(es)
  • Enviou: 5197 vez(es)
  • +10194/-2934
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1859 em: Janeiro 24, 2020, 08:00:05 pm »
Os 5 F-16 MLU da FAP destinados à Força Aérea Romena serão formalmente transferidos na próxima segunda-feira, de acordo com informação veiculada está tarde pelo Victor Barreira. Aguardam-se mais pormenores.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Red Baron