Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1245 em: Abril 23, 2018, 11:13:15 am »
E lá vem o DN com a conversa que não se pode dizer policiamento aéreo porque é inconstitucional, tem que ser patrulhamento aéreo. É só uma questão da palavra, porque o que se faz é a mesma coisa.

Em Portugal se isso faz impressão a algumas pessoas, então que mudem para patrulhamento aéreo, mas até gostava de saber que autoridade tem a constituição portuguesa sobre o país da Lituânia, acho que eles não são nenhuma colónia nossa, tem a constituição deles, se a deles permitir que seja policiamento aéreo, isso é que interessa.
 

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1246 em: Abril 23, 2018, 05:37:00 pm »
O russo a mostrar os R-27´s armado em mau! Será que ele já ouviu falar do AIM 120 C7!?
 :Piloto: ys7x9

Já devem ter ouvido mas, oficialmente, a FAP só possui um reduzido inúmero de C5. A menos que tenham adquirido mais uma meia-dúzia de C7 em segredo como é apanágio nessa força (como se os nossos potenciais inimigos não conhecessem a realidade).
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1247 em: Abril 23, 2018, 07:44:42 pm »
O russo a mostrar os R-27´s armado em mau! Será que ele já ouviu falar do AIM 120 C7!?
 :Piloto: ys7x9

Já devem ter ouvido mas, oficialmente, a FAP só possui um reduzido inúmero de C5. A menos que tenham adquirido mais uma meia-dúzia de C7 em segredo como é apanágio nessa força (como se os nossos potenciais inimigos não conhecessem a realidade).

Nem os C-6 e muito menos os C-7.  ::)

E como os AIM-120C-5 chegaram entre 2003 e 2004, começo a ficar apreensivo com o seu "shelf life" pois continua tudo tão absurdamente secreto que não se conhecem notícias de quaisquer intervenções efectuadas aos AMRAAM.
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1248 em: Maio 03, 2018, 12:54:23 pm »

Citar
F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.













http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1249 em: Maio 03, 2018, 03:40:14 pm »

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F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.

http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18

Bem falta nos fazem mais seis aeronaves deste tipo !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1250 em: Maio 03, 2018, 04:08:12 pm »

Citar
F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.

http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18

Bem falta nos fazem mais seis aeronaves deste tipo !

Abraços

Que não as tivessem vendido á Roménia....  Já tínhamos muitas é por isso.....
 :-\
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1251 em: Maio 04, 2018, 12:50:34 pm »
Sim, nós precisamos de ter mais caças para eles ficarem encostados por falta de pilotos...

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1252 em: Maio 05, 2018, 04:18:26 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1253 em: Maio 05, 2018, 04:34:10 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1254 em: Maio 05, 2018, 06:06:54 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.

Pescadinha de rabo na boca !!!!

Abraços
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1255 em: Maio 05, 2018, 07:17:51 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.

Ainda não há muito tempo tínhamos 40 F-16 MLU, de certeza que o quadro de pessoal compreendia os pilotos suficientes, mas também é sabido que isso andava tudo nos 50 ou 60%.

Israel também tem serviço militar obrigatório e está em estado permanente de guerra, nós é a defesa do espaço aéreo, algumas missões também de air policing na fronteira leste da NATO, o pessoal não se sente tanto "em perigo", o orçamento para treinos e talvez ordenados também deve ser diferente, pois os ordenados da aviação civil e o "glamour"cativam muita gente a não ficar na FAP a vida toda, e os que tem capacidade financeira, a ir directamente para esse mundo.
 
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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1256 em: Maio 07, 2018, 10:41:23 am »
Pilotos para 40 caças? Então temos 12 Merlin, estão disponíveis 4 a 6 e reza a história que à pouco tempo não tínhamos tripulantes suficientes, quanto mais (e tenho dúvidas que agora seja muito diferente, mas...) ...  ::) :P

https://observador.pt/especiais/porque-e-que-saem-os-pilotos-da-forca-aerea/

Citar
Esquadra dos helicópteros de busca e salvamento só tem seis pilotos comandantes. Força Aérea queixa-se de cortes orçamentais. Morte de doente nos Açores põe a nu dificuldades.



http://expresso.sapo.pt/politica/2016-10-12-81-milhoes-para-reparar-helicopteros-da-Forca-Aerea-ate-2026#gs.DEOSkaE
Citar
Segundo Relatório de Gestão da Força Aérea relativo a 2015, dos 12 helicópteros comprados em 2001 à Agusta Westland, equipados com motores Rolls-Royce, apenas estiveram na “linha da frente”, isto é, prontos para descolar a qualquer instante, três a quatro aparelhos. Atualmente, dois estão destacados em permanência na Base das Lajes, nos Açores, um em Porto Santo, na Madeira, e um na Base do Montijo.



Aliás, segundo esta notícia do expresso de Março de 2018, já com 30 aparelhos...  ::) ???

http://expresso.sapo.pt/politica/2018-03-10-Pilotos-e-mecanicos-de-F-16-precisam-se#gs.I59aT9c



Saudações





« Última modificação: Maio 07, 2018, 10:43:03 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1257 em: Maio 07, 2018, 11:24:47 am »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

Sim o EH101 teve uma altura muito apertada porque saíram muitos pilotos comandantes num curto espaço de tempo (o resto dos tripulantes acho que nunca teve problemas), e formar um piloto comandante demora tempo, mas actualmente parece que já possui o numero suficiente para guarnecer todos os destacamentos nas ilhas.

Voltando ao texto do Cabeça de Martelo, de certeza que as esquadras de voo da FAP não tem o seu efectivo de pilotos a 100%, por isso realmente para quê comprar mais aparelhos? Primeiro sim aumentar o efectivo de pilotos.

Estamos a melhorar esse racio mas é pela diminuição de aparelhos, primeiro a venda de 12 F-16 à Roménia, recentemente o fim da esquadra Alpha Jet... talvez agora a percentagem já esteja melhor, mas tem sido à custa de menos aviões, não de mais pilotos a entrar.
« Última modificação: Maio 07, 2018, 11:38:47 am por Lightning »
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1258 em: Maio 07, 2018, 03:32:18 pm »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

A captação e retenção de pilotos não é um problema exclusivo da FAP, a própria USAF, por exemplo, lida com questões idênticas (e que até são mais alarmantes neste caso dado o seu campo de acção global). Alargar os contratos de longa duração de 6 para 18 anos para voluntários e contratados como se falou em Março passado para engrossar fileiras, e assim colmatar a falta de efectivos e o investimento feito na sua formação, não penso que seja a solução. E embora o rácio de pilotos possa estar a aumentar dado haver menos sistemas de armas a operar, os 4 ou 5 que serão formados anualmente não irão todos parar às Esquadras da BA5 como é evidente, e assim o problema mantém-se.

Um dia destes os F-16 cumprem mais horas de voo no BAP que a nível nacional...  ::)
« Última modificação: Maio 07, 2018, 04:54:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1259 em: Maio 07, 2018, 04:55:16 pm »
O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

Percebo que pode sempre haver informação que não é divulgada publicamente. Mas então acho estranho o peace atlantis II, se à época tínhamos 19 F-16A/B OCU, compramos 25 aviões usados à USAF, se me recordo a intenção seria modernizar 21, então na época já pretendíamos vender aviões? Porque comprar tantos aviões e não apenas os necessários para modernizar e ficarmos logo com 30?

Agora divagando, seriam 2 esquadras com 15 aviões operacionais e os restantes 10 em manutenção? Ou 30 no total como actualmente e os 10 como uma espécie de "reserva" para quando se perdesse algum avião?
« Última modificação: Maio 07, 2018, 04:58:41 pm por Lightning »