Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3797 Respostas
  • 938028 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8057
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5279/-242
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #735 em: Novembro 10, 2010, 09:43:51 pm »
Citar
Cerimónia de entrega do 25º motor do F-16 na Base Aérea Nº5

10-11-2010

No dia 9 de Novembro, teve lugar na Base Aérea Nº5, em Monte Real, a Cerimónia de entrega do 25º Motor da aeronave F-16, o último do Programa de Modificação dos Motores F100-PW-200C para F100-PW-220E.

Esta Cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Araújo que, durante a sua alocução, salientou o facto de a Força Aérea Portuguesa ser o primeiro operador a executar a modificação destes motores numa Base Aérea operacional e ainda o profissionalismo e a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa que esteve empenhada neste projecto.

O processo de modificação dos motores, que teve início em 1999, consistiu na desmontagem integral dos “-200C” e posterior montagem com incorporação de novos componentes e acessórios.

A nova versão apresenta como inovações mais significativas o facto de o seu sistema de controlo global passar a ser completamente digital e computorizado, incorporar novos controlos de combustível hidromecânicos e de serem instalados novos componentes no motor aumentando significativamente a sua fiabilidade e durabilidade.

Este Programa permitiu aumentar a capacidade de manutenção de motores do F-16 na Força Aérea, com impacto na redução dos custos de sustentação futuros deste Sistema de Armas


http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.514&lang=pt


Não havia necessidade de porém a parte em que voa a boina aos PA :mrgreen:
http://www.emfa.pt/www/conteudos/videot ... or_f16.flv
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #736 em: Novembro 11, 2010, 06:45:13 pm »
Citação de: "Cabecinhas"

Foi lá fazer o quê... bater nas costas dos militares depois de anunciada a revisão da LPM :G-bigun:

Anunciada a revisao da LPM ??? quando ???
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #737 em: Novembro 11, 2010, 08:23:11 pm »
Citação de: "paraquedista"
Citação de: "Cabecinhas"

Foi lá fazer o quê... bater nas costas dos militares depois de anunciada a revisão da LPM :G-bigun:
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #738 em: Novembro 12, 2010, 11:48:19 am »
Por favor, alguem pode me dar o link que continha informação sobre a operacionalidade de cada F-16  da FAP?
Obrigado.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23174
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2885 vez(es)
  • +2707/-4489
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #739 em: Novembro 12, 2010, 12:33:42 pm »
Este?

 :arrow: viewtopic.php?p=192048&sid=6f507b67e4bb1b37a1184d990cd23aec#p192048

Também há um blog que é permanentemente actualizado com este tipo de informação.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8057
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5279/-242
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #740 em: Dezembro 18, 2010, 11:04:05 pm »
Entretanto já com duas semanas de atraso...mas o '15109' também já se encontra modernizado.

http://www.airfighters.com/photosearch.php?reg=15109
 

*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #741 em: Dezembro 26, 2010, 10:27:40 pm »
MUITO interessante esta auditoria do Tribunal de Contas sobre o Programa de Modernizacao dos F16:

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_audi ... 009-2s.pdf


Entre muitas outras coisas tambem dizem quais as aeronaves que estao a venda:

Quadro 6 – Mapa de modernização F-16 / Proposta de calendarização para alienação de 10 aeronaves (PA II)
N.º de cauda das aeronaves PA II74 a alienar
15125
15126
15127
15139
15128
15129
15130
15137
15131
15138
ou
15140
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #742 em: Janeiro 12, 2011, 08:26:16 am »
Con misiles Máverick:

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7443 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #743 em: Janeiro 15, 2011, 04:56:12 pm »
Melhor dizendo, com versões de treino do míssil Maverick, neste caso TGM-65B no 15133 e TGM-65G no 15123.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +1/-0
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #744 em: Janeiro 17, 2011, 03:05:27 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Melhor dizendo, com versões de treino do míssil Maverick, neste caso TGM-65B no 15133 e TGM-65G no 15123.  :wink:

Como consegue distinguir as versões de treino?
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7443 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #745 em: Janeiro 17, 2011, 03:49:52 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Charlie Jaguar"
Melhor dizendo, com versões de treino do míssil Maverick, neste caso TGM-65B no 15133 e TGM-65G no 15123.  :wink:

Por não terem as aletas posteriores que lhe permitem o guiamento em voo e serem inertes, isto é, não possuirem ogiva, são versões exclusivamente de treino para familiarizar o piloto com o emprego deste tipo de mísseis. Daí se denominarem de TGM ou Training Guided Missile, pese embora a sua designação oficial seja CATM-65B ou G.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8057
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5279/-242
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #746 em: Janeiro 17, 2011, 05:07:52 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Charlie Jaguar"
Melhor dizendo, com versões de treino do míssil Maverick, neste caso TGM-65B no 15133 e TGM-65G no 15123.  :mrgreen:  :mrgreen:

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7443 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #747 em: Janeiro 17, 2011, 05:35:30 pm »
Neste caso a virar Mavericks.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #748 em: Janeiro 17, 2011, 08:04:53 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Neste caso a virar Mavericks.  :mrgreen:

o maverick branco ainda tem a inscrição USAF??

Bem vindo de volta!

Outra dúvida

A FAP tem planos para continuar a fazer MLU aos F16 ou vai terminas tudo pela versão M5??
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6771
  • Recebeu: 7443 vez(es)
  • Enviou: 5060 vez(es)
  • +10184/-2923
Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #749 em: Janeiro 17, 2011, 09:35:33 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Charlie Jaguar"
Neste caso a virar Mavericks.  :wink:

Os Maverick brancos (AGM-65B/CATM-65B) continuam sim a ter o título U.S. Air Force e o célebre SCENE MAG (Scene Magnification) por serem guiados por TV. São training rounds de stocks da USAF e como tal ainda ostentam o título do seu anterior operador. Os G penso que não, mas posso estar enganado. Deixo-te aqui duas fotos que tirei em Monte Real e que mostram ambas as versões.






Em relação à FAP e se esta vai continuar a modernizar os seus MLU, só o próprio ramo te poderá responder a isso. No entanto penso que, enquanto membros integrantes da EPAF, faz toda a lógica acompanharmos os nossos congéneres europeus e que progridamos também com as nossas aeronaves para o padrão M6.1 (que se espera que comece a ser integrado para o ano que vem), e mais tarde para o 6.5 (planeado para 2014/2015).

Grande abraço!  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)