Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Edu

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #960 em: Março 24, 2015, 01:29:33 pm »
Portanto, no fim destas compras, vendas e actualizações quantos F-16s e de que versão irá a Força Aérea Portuguesa ter nos próximos anos?
 

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Duarte

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #961 em: Março 24, 2015, 03:02:46 pm »
Ficamos com 30 salvo erro..
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.
 
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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #962 em: Março 26, 2015, 12:49:22 pm »
Há aqui uma coisa que me chama a atenção... os americanos deram esses 3 F16, certo?
Então e que tal, aproveitar as Lajes para fazer um negóciozito? Isto é, acho que não nos dão dinheiro directamente, nem nos "pagam" de outra forma... então e se fosse chegado a um acordo para nos fornecerem, sem custos, F16 "armazenados" e nós, com os mesmos, fazer uma modernização para países que queiram adquirir? Só nos custaria mão de obra, mas com isto, mantinha-se o pessoal que fez durante largos anos o MLU aos nossos, e ainda ganhava-se dinheiro a vender os MLU por encomenda... Há tantos países com vontade de substituir os seus caças, a Argentina anda a encomendar caças chineses, será que não prefeririam algo ocidental e com garantia e não "Made in China"? E quantos outros países da América Latina precisam de novos caças? Quantos países de África? E da Europa de Leste que se viraram para a Nato? Oportunidades de negócio não devem faltar, e com o dinheiro proveniente disso, podia fazer parte das futuras LPMs, onde seria utilizado para a substituição dos All3, e outros projectos de reequipamento, e mais tarde para a substituição dos próprios F16, ajudando a pagar parte da despesa.
 

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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #963 em: Março 26, 2015, 12:57:10 pm »
Citação de: "dc"
Há aqui uma coisa que me chama a atenção... os americanos deram esses 3 F16, certo?
Então e que tal, aproveitar as Lajes para fazer um negóciozito? Isto é, acho que não nos dão dinheiro directamente, nem nos "pagam" de outra forma... então e se fosse chegado a um acordo para nos fornecerem, sem custos, F16 "armazenados" e nós, com os mesmos, fazer uma modernização para países que queiram adquirir? Só nos custaria mão de obra, mas com isto, mantinha-se o pessoal que fez durante largos anos o MLU aos nossos, e ainda ganhava-se dinheiro a vender os MLU por encomenda... Há tantos países com vontade de substituir os seus caças, a Argentina anda a encomendar caças chineses, será que não prefeririam algo ocidental e com garantia e não "Made in China"? E quantos outros países da América Latina precisam de novos caças? Quantos países de África? E da Europa de Leste que se viraram para a Nato? Oportunidades de negócio não devem faltar, e com o dinheiro proveniente disso, podia fazer parte das futuras LPMs, onde seria utilizado para a substituição dos All3, e outros projectos de reequipamento, e mais tarde para a substituição dos próprios F16, ajudando a pagar parte da despesa.
Vindo dos EUA, sendo EUA e tendo equipamento EUA, só se pode exportar para qualquer lado com autorização americana. A titulo de exemplo:
Citar
Venezuela - 24 aeronaves (vetado). Em 11 de janeiro de 2006, o Governo norte-americano vetou a venda de 24 unidades do Super Tucano à Venezuela. O Governo dos EUA tem o poder de veto nas vendas de qualquer equipamento militar que conte com tecnologia norte-americana. Neste caso, o Super Tucano conta com sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice, além de outros sistemas de origem norte-americana http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB-314_Super_Tucano

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Oktarnash

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #964 em: Março 26, 2015, 03:14:57 pm »
Modernização da Força aerea, deveria ser a mais importante, aviões de combate, sao mais ou menos os mais cost effective.
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #965 em: Abril 02, 2015, 07:19:44 pm »
Citar
defensa.com) El fabricante aeronáutico portugués OGMA - Industria Aeronáutica de Portugal (constituido por la brasileña Embraer y el holding de industria de defensa portugués EMPORDEF) inició los trabajos de modernización de tres cazas Lockheed Martin F-16A Block 15 Fighting Falcon para la Fuerza Aérea Portuguesa (FAP). Las tres aeronaves serán modernizadas a la versión F-16AM y entregadas a la FAP hasta 2017.

Estas aeronaves, retiradas del servicio y estacionadas en el  309º AMARG (Aerospace Maintenance and Regeneration Group) de la Base Aérea Davis-Monthan de la Fuerza Aérea  de Estados Unidos, fueron cedidas a Portugal a través del programa EDA (Excess Defense Articles). Portugal apenas corrió con los gastos asociados a la preparación y transporte de las aeronaves. La FAP también participará en la modernización de los F-16 para la configuración de actualización de media vida o MLU (Mid Life Update).

La versión del F-16AM portuguesa introduce  entre otras tecnologías un nuevo  computador modular de misión; actualización del radar para la versión APG-66(V)2; sistema de enlace de datos del tipo Link 16; capacidad de identificación amigo-enemigo en modo 5; el paquete JHCMS (Joint Helmet Mounted Cueing System) con sistema integrado de detección de objetivos; y capacidad de emplear misiles aire-aire AIM-120C5 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile); sistema de gestión de medios de guerra electrónica; pantallas digitales multifunción; sistema guiado de precisión; sistema de navegación y puntería AN/AAQ-28(V) LITENING; y modificaciones estructurales y mejoras del  motor.

Los escuadrones  201 "Falcões" y 301 "Jaguares" de la FAP operan hoy 39 cazas F-16AM/BM desde la  Base Aérea Nº5 en Monte Real. Ambos realizan operaciones de  lucha aérea defensiva y  ofensiva y misiones de apoyo a  fuerzas terrestres y marítimas. Portugal recibió de Estados Unidos entre 1994 y 1996 un total de 20 cazas nuevos F-16A/B Block 15 OCU (Operational Conversion Unit) en el marco del programa Peace Atlantis I (17 monoplazas F-16A Block 15 OCU y 3 biplazas F-16B Block 15 OCU) y entre 2004 y 2008 un total de 25 células (21 F-16A Block 15 OCU e 4 F-16B Block 15 OCU) usadas de la EDA (Excess Defense Articles), en el marco del programa Peace Atlantis II, para sustituir los A-7P/TA-7P Corsair II. Fueron modernizadas 40 unidades por la FAP en asociación con OGMA y de ellas 39 se integran hoy en los escuadrones 201 "Falcões" y 301 "Jaguares"

Las tres unidades sustituirán igual número de cazas F-16AM, que integran un contrato suscrito con Rumanía en 2013 para el suministro de 12 cazas modernizados del lote Peace Atlantis II y servicios asociados a la Fuerza Aérea de Rumanía. A partir de septiembre de 2016 y hasta 2017, Portugal entregará a ese país 9 F-16AM y 3 F-16BM que sustituirán a los MiG-21 LanceR.

http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15181:la-fuerza-aerea-de-portugal-moderniza-tres-cazas-f-16-procedentes-de-excedentes-de-la-fuerza-aerea-de-eeuu&catid=57:otan&Itemid=186
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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P44

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #966 em: Abril 02, 2015, 07:34:05 pm »
39-12+3 =30

Quer dizer que ficaremos no futuro com 30 F-16?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #967 em: Abril 02, 2015, 07:49:06 pm »
Citação de: "P44"
39-12+3 =30

Quer dizer que ficaremos no futuro com 30 F-16?

Parece que sim, parece que vamos ter uma redução de 33 para 30.
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night_runner

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #968 em: Abril 02, 2015, 08:07:45 pm »
Citação de: "nelson38899"
Parece que sim, parece que vamos ter uma redução de 33 para 30.
A meta sempre foi os 30, nunca 33. Das 40 aeronaves previstas, dez foram colocadas à venda. Entretanto uma caiu e ficaram nove para dispensar. Os romenos não faziam negócio só para nove F-16 e aí apareceu a solução americana destas três aeronaves para que a venda se pudesse confirmar e a FAP mantivesse 30 aeronaves no inventário.
 
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Nuno

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #969 em: Abril 03, 2015, 12:52:40 pm »
Então vamos ficar com 32 F16, 29 F16AM e 3 F16BM ?

  Descontando dos 45 recebidos no total, 4 retirados/destruidos mais os 12 vendidos para a Romenia acrescentando o 3 que em dos USA.


  Informação tirada de :http://pt.wikipedia.org/wiki/F-16_Fighting_Falcon

 

  Já agora , cerca de 30 F16 para quantos pilotos  ????
 

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night_runner

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #970 em: Abril 04, 2015, 01:11:26 am »
Camarada Nuno,

20 F-16 Peace Atlantis I:
1 acidentado (15111)
19 convertidos
Total: 19

25 F-16 Peace Atlantis II
2 em exposição
2 reposição peças/GI
21 convertidos
1 acidentado (15140)
Total: 20

19+20 = 39 - 12 para a Roménia = 27 + 3 (ex-EUA) = 30
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #971 em: Abril 10, 2015, 12:46:05 am »
simulador de voo da Fap



fonte

http://issuu.com/halldale/docs/mst_34_2013?e=1283403/4262773

não vi nem o simulador da marinha, nem dos outros aviões da FAP.
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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #972 em: Abril 16, 2015, 10:19:30 pm »
Citar
O Conselho de Ministros aprovou uma despesa de 16 milhões de euros até 2018 para a sustentação logística do sistema de armas dos caças F-16, da Força Aérea Portuguesa.

"O Conselho de Ministros autorizou a realização da despesa inerente à aquisição de bens e serviços relativos à sustentação logística do sistema de armas das aeronaves F-16. O fornecimento desses bens e serviços, bem como os respetivos pagamentos, repartem-se pelos anos de 2015 a 2018, totalizando 16 milhões de euros", pode ler-se no comunicado.

Portugal tem atualmente 27 caças F-16, depois de no ano passado ter acertado a venda de 12 aeronaves ao Estado romeno.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4515507
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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #973 em: Abril 29, 2015, 11:14:26 am »
A referida resolução publicada em DR: https://dre.pt/application/conteudo/67098356
 

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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #974 em: Maio 11, 2015, 03:01:45 pm »
http://walkarounds-ccadf.blogspot.pt/2015/05/amarc-1999-peace-atlantis-ii.html
Citar
AMARC, Davies Monthain, Tucson, Arizona, Estados Unidos da América. Nos primeiros meses de 1999 um grupo de militares acompanha os preparativos para o envio do segundo conjunto de aeronaves F-16 adquiridos por Portugal para, ao abrigo do Programa “Peace Atlantis II”, equipar a Força Aérea Portuguesa. Um processo que teve início em 1996 quando a FAP avançou com um pedido para a aquisição aos Estados Unidos de um total de 25 aeronaves F-16, em segunda mão, e que conduziu à transformação de toda a actual frota de aeronaves operacionais para o padrão MLU, colocando Portugal e a Força Aérea Portuguesa ao nível das suas congéneres operadoras destas aeronaves.
Não querendo apresentar um trabalho sobre todo o Programa, o Walkarounds apresenta aqui um conjunto de fotos históricas que remontam a esses dias de 1999 em que as aeronaves começaram a ser enviadas para Portugal, agradecendo a António Neto pela partilha e por todos os esclarecimentos prestados.







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