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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5581 em: Hoje às 02:48:49 pm »
And so it begins.

Começa o quê, exatamente?  ::)


Airbus e Cluster Português para a Aeronáutica estudam cooperação para substitutos de F-16

https://www.forbespt.com/airbus-e-cluster-portugues-para-a-aeronautica-estudam-cooperacao-para-substitutos-de-f-16/
https://portugalglobal.pt/en/news/2025/november/airbus-and-aed-partner-on-eurofighter-proposal-for-portugal/


Fabricante dos F-35 procura fornecedores portugueses

https://executivedigest.sapo.pt/fabricante-dos-f-35-procura-fornecedores-portugueses/
https://www.aedportugal.pt/en/news/signature-of-the-memorandum-of-understanding-mou-between-aed-cluster-portugal-and-lockheed-martin/

Peço desculpa Sr. Jaguar. Tem toda a razão.
Já tinha começado.

O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

E com isso a LM que primeiro parecia ter o contrato todo na mão, depois parecia ter metade do contrato reservado só para ela ---  agora rebaixa-se á posição de estar já misturada com os outros no espaço mediático português - como uma entre várias.
Isto certamente que tira stress do Nuno Melo.
E dá-me uma alegria imensa a mim.
E isto meses antes de começar uma competição como a do SAFE - que com certeza absoluta o governo vai duplicar para o caça.

Se, com as fragatas um forista foi parar ao hospital... com o caça... não sei não.

     
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5582 em: Hoje às 03:02:40 pm »
O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

Cronologicamente falando, a Lockheed Martin foi o primeiro construtor a assinar um memorando de entendimento com a AED, logo no início do passado mês de Junho. Por isso, e se queres mesmo seguir essa tua "narrativa", a bem da verdade quem se viu obrigado a acompanhar, ou imitar, a LM foram a Airbus e a Saab.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5583 em: Hoje às 03:21:46 pm »
O mais interessante para mim - e para a minha "narrativa" - é que a poderosíssima Lockheed Martin vê-se obrigada a acompanhar os construtores menores no estabelecimento de protocolos com a AED.

Cronologicamente falando, a Lockheed Martin foi o primeiro construtor a assinar um memorando de entendimento com a AED, logo no início do passado mês de Junho. Por isso, e se queres mesmo seguir essa tua "narrativa", a bem da verdade quem se viu obrigado a acompanhar, ou imitar, a LM foram a Airbus e a Saab.

Nisso dou-te razão.

O que os outros fizeram muito antes foi estabelecer contactos com empresas portuguesas-- OGMA e CRITICAL (porventura as mais importantes de todas).

Agora a LM faz catch-up já que, quando assinou o memorando, parecia nunca ter ouvido sequer falar numa empresa portuguesa da área.

É ou não é?

O resto que escrevi mantenho.

 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5584 em: Hoje às 03:26:28 pm »

P.s.

Não me admirava nada que a criação da joint venture CRITICAL-AIRBUS tenha uma clausula no contrato que impede a CRITICAL de trabalhar com a LM.

O que axas?
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5585 em: Hoje às 03:56:27 pm »
Vou te contar para que esses documentos, NADA.

No outro dia, a empresa para a qual trabalho recebeu as seguintes respostas de cada uma delas. Se Portugal comprar o nosso produto, falamos; caso contrário, não temos interesse.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5586 em: Hoje às 04:02:45 pm »
Vou te contar para que esses documentos, NADA.

No outro dia, a empresa para a qual trabalho recebeu as seguintes respostas de cada uma delas. Se Portugal comprar o nosso produto, falamos; caso contrário, não temos interesse.

Há empresas... e depois há empresas.
A tua é das primeiras.

 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5587 em: Hoje às 04:08:59 pm »
A LM não se viu obrigada a nada e é completamente normal trabalharam com "os mais pequenos", quase todos os países que compraram o F-35 negociaram uma série de parcerias seja a nível de treino/simulação, manutenção, cooperação industrial etc

Aliás, não esquecer que por cá as OGMA trabalham com a LM há décadas


Não é algo único e exclusivo a uma certa empresa
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5588 em: Hoje às 04:17:51 pm »
No fim, não é do interesse da FAP ficar com caças novos já funcionalmente obsoletos.

Sem corrupção, e sem real vontade/capacidade de saltar para 6G, não há forma do F-35 perder um eventual concurso de novos caças para a FAP.

Existem várias formas de ter retorno/envolvimento da indústria nacional, sem que o futuro da FAP saia penalizado (com um produto inferior).

No meio disto tudo:
-a FAP quer o salto geracional com F-35, com uma frota única, havendo sectores dentro desta que tentam agradar a gregos e troianos com uma solução caríssima de 2 caças. O ramo receia que as promessas do Governo não sejam cumpridas na hora de comprar um 6G;

-o Governo prefere uma solução única, preferencialmente europeia, e que envolva a indústria nacional de alguma forma. O MDN mencionou brevemente os 6G, mas nunca nada em concreto;

-as empresas estão interessadas em vender caças novos a curto prazo, do seu modelo actual, e não um 6G no futuro, preferencialmente assegurando que o seu avião substitua a totalidade da frota F-16.

A realidade tuga diz-nos que não vai haver orçamento nem pessoal para operar 2 modelos de caça.
Que escolhendo um 4.5G novo, este teria que durar 35 anos (se calhar mesmo 40), mesmo sendo obsoleto.
Que nenhum Governo é confiável para nos atirarmos de cabeça para os 6G, tanto que comprar eurocanards em segunda-mão a curto prazo, podia não dar origem a uma frota, representando uma opção de risco elevado e bastante cara.

Vemos várias forças, cada uma a puxar para o seu lado, e no fim, indecisão absoluta de um lado, risco de uma decisão de m**** do outro.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5589 em: Hoje às 04:29:31 pm »
A LM não se viu obrigada a nada e é completamente normal trabalharam com "os mais pequenos", quase todos os países que compraram o F-35 negociaram uma série de parcerias seja a nível de treino/simulação, manutenção, cooperação industrial etc

Aliás, não esquecer que por cá as OGMA trabalham com a LM há décadas


Não é algo único e exclusivo a uma certa empresa

Aquando da Bujarda "Só há Uma Única Hipótese, Já Falamos com a LM, são 5.5Bi por 27, Pagos ao Longo e 20 Anos E MAI NADA"...

... a LM não estava obrigada a nada meu amigo.

Agora está obrigada a tudo.
E como português podes bater palmas.

 
 

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5590 em: Hoje às 04:46:50 pm »
No fim, não é do interesse da FAP ficar com caças novos já funcionalmente obsoletos.

Sem corrupção, e sem real vontade/capacidade de saltar para 6G, não há forma do F-35 perder um eventual concurso de novos caças para a FAP.

Existem várias formas de ter retorno/envolvimento da indústria nacional, sem que o futuro da FAP saia penalizado (com um produto inferior).

No meio disto tudo:
-a FAP quer o salto geracional com F-35, com uma frota única, havendo sectores dentro desta que tentam agradar a gregos e troianos com uma solução caríssima de 2 caças. O ramo receia que as promessas do Governo não sejam cumpridas na hora de comprar um 6G;

-o Governo prefere uma solução única, preferencialmente europeia, e que envolva a indústria nacional de alguma forma. O MDN mencionou brevemente os 6G, mas nunca nada em concreto;

-as empresas estão interessadas em vender caças novos a curto prazo, do seu modelo actual, e não um 6G no futuro, preferencialmente assegurando que o seu avião substitua a totalidade da frota F-16.

A realidade tuga diz-nos que não vai haver orçamento nem pessoal para operar 2 modelos de caça.
Que escolhendo um 4.5G novo, este teria que durar 35 anos (se calhar mesmo 40), mesmo sendo obsoleto.
Que nenhum Governo é confiável para nos atirarmos de cabeça para os 6G, tanto que comprar eurocanards em segunda-mão a curto prazo, podia não dar origem a uma frota, representando uma opção de risco elevado e bastante cara.

Vemos várias forças, cada uma a puxar para o seu lado, e no fim, indecisão absoluta de um lado, risco de uma decisão de m**** do outro.

Neste caso, como em tantos outros de grande dimensão/investimento (para sa FA's mas não só, veja-se o aeroporto, Alqueva, etc), a posição habitual do Governo Português é a traduzida pelo conceito de " Analysis paralysis".  c56x1
Cumprimentos,
 

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Patrao

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5591 em: Hoje às 10:40:57 pm »
Já varias vezes aqui foi dito que se Portugal comprar caças de geração 4.5 temos que gramar com eles 40 anos. Mas qual é o problema de vender esses mesmos caças quando existir uma solução de 6G? Portugal pode perder dinheiro com uma solução destas mas pelo menos pelo menos não ficamos com as calças na mão até lá. Pelo que oiço por aqui os nossos F16 não estão capazes de aguentar muito mais e a verdade é que já estivemos mais longe de ter de entrar num conflito na Europa.
Pelo que me parece não há dinheiro para todos os caças possam ser de 5G e um misto parece ser o mais natural. Portugal vendeu F16 á Roménia no passado e haverá concerteza outras nações intressadas em fazer um bom negócio com Portugal. Vamos perder dinheiro? Sim vamos mas até lá temos garantias de que temos uma FA capaz com uma frota mista. 
Neste momento a opinião publica e alguma da esfera politica parecem estar alinhados na necessidade de equipar as forças armadas. Não me parece ter assistido a uma coisa destas nos ultimos 40 anos por isso se comprar caças novos de 4.5G que me dão garantias para cumprir grande parte das missões e que no futuro possam ser vendidos para dar uma “entrada” num caça de 6G não vejo porque não.
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5592 em: Hoje às 11:46:46 pm »
Citar
Pelo que me parece não há dinheiro para todos os caças possam ser de 5G e um misto parece ser o mais natural.

 ??? ??? ??? ???

Operar um caça 4.5 + um caça 5G em simultâneo, sai muito mais caro do que ter uma frota inteira com 2 esquadras 5G.

Essa ideia é uma falácia que não sei de onde saiu.

Comprar uma frota completa de 4.5G novos fica ao mesmo preço que comprar uma frota de igual tamanho de F-35.

Citar
Mas qual é o problema de vender esses mesmos caças quando existir uma solução de 6G? Portugal pode perder dinheiro com uma solução destas mas pelo menos pelo menos não ficamos com as calças na mão até lá.

Portugal perder algum dinheiro? Bora fazer contas.

-cerca de 30 Typhoons novos? 5000-6000M
-entrada num programa 6G para ter algum benefício? 500-1000M (ou mais)
-comprar uns 24 caças 6G? valor especulativo, 6000M-8000M, potencialmente mais.
-venda dos Typhoon com 15/20 anos de uso? 2500-3000M (na realidade seria menos que isto)

Pegando nos valores mínimos a pagar: 11500M
Deduzindo 3000M completamente exagerados da venda dos Typhoon: 8500M

Em comparação: podias comprar 32 F-35 por uns 6000M, e despachar logo o assunto.

Comprar um 4.5G novo nesta altura, é pura burrice.

Se querem saltar para os 6G já na década de 40, invistam uns 1000M, se tanto, em F-16 em segunda-mão só para aguentar até lá. Para quê inventar com Typhoons.