Há quem defenda que o Exército deveria ser o ramo menos prioritário... quando vejo "20 F-35A Block 4 e 20 Typhoon Tranche 2" (e parece-me que Tranche 2 algo "limitado", mas isso é secundário) começo desconfiar que só a Força Aérea não será "menos prioritário" e, mesmo aí, só haverá aviação de caça. Mas talvez seja má vontade minha devido a descobrir que os F-16 que temos não se podem passar para V (nem têm HV).
"Off Topic" - Bom sinal ontem o Primeiro-ministro ter recebido o CHEGA e o PS e todos terem concordado com os 2% "já".
Porque não poderiam ser convertidos para V? Tawian tinha caças praticamente iguais aos nossos, que foram convertidos para V. https://www.f-16.net/f-16_users_article19.html
Técnicamente não vejo obstáculo escolher as melhores celulas para essa modernização.
Por outro lado aquilo que acredito que vai acontecer é a substituição de todos os F-16 Por outro avião, seja o F-35 ou outro. Não estou a ver Portugal a operar 2 tipos de caças diferentes ao mesmo tempo a não ser neste cenário de transição e não a longo prazo o que exclui o Typhoon (e era logo este).
O problema é que os nossos tem alguns "problemas" que a médio prazo poderá não se justificar o investimento para o V ou V-.
Cps
Podes elaborar?
Posso, +-.
Cada vez mais a bandeira branca é uma miragem...
Há que procurar alternativa....