Todos aqui sabem qual é a minha opinião acerca de se investir em aviões novos que não sejam 5G (e, por conseguinte, F-35) 🤢🤮 dito isto, pode ser que, por acaso, a nossa incompetência em substituir a nossa frota acabe por jogar a nosso favor... neste momento está em curso uma autêntica revolução na luta aérea com a introdução ao de aparelhos não tripulados, tipo wingmen leais, e ainda ninguém sabe muito bem qual é o mix ideal de aviões e UCAV e havendo vários estudos em curso, incluindo da própria USAF, para determinar o mix ideal de 5G, 5G-, 4G+, UCAVs, etc., porque que o 5G é caro de operar e é overkill para muitas situações. Pessoalmente julgo que o futuro passa por aviões 5G ou 6G a servirem de modos de comando e controlo para aviões 4G e/ou enxames de UCAVs. Assim, cada vez acho melhor ideia atualizar os F-16 para V ou V Light e lá para meados da década, quando as águas assentarem, decidir o que fazer no longo prazo. Possivelmente, isso significará comprar apenas uns 15-16 F-35 e complementar com drones wingmen leais. A USAF espera pagar entre $5–10 milhões por aparelho, o que significa que se podem comprar uns 10 por F-35... é tudo uma questão de quantos drones o avião tripulado consegue controlar... se acabássemos com 16 F-35 e 40 UCAVs, por exemplo, seria ótimo...