Pequena diferença, a Embraer não aumentou o preço dos aparelhos APÓS a assinatura do contrato de aquisição dos mesmos...
Claro que existem diferenças. Uma delas é que não se sabe a razão do aumento de custos do F-35, se houve de facto um aumento unilateral do fabricante, ou se teve a ver com as tarifas do laranja.
A outra diferença, é que Portugal participou no projecto, logo, não saber dos custos da aeronave quando vais assinar o contrato, é no mínimo estranho.
DC obrigado pelos esclarecimentos, de facto o contracto foi assinado em 2019 e apesar de a embraer ser boa em muitas coisas futurologia não é uma delas. Eu gostava de ler o contracto mas não o encontrei em lado nenhum e tenho dúvidas de que seja público como dizes mas se puderes por um link agradeço. O que encontrei foi a Resolução do Conselho de Ministros 120/2019, de 29 de Julho que têm os valores que descreves mas isso não é um contracto entre o Governo Português. Por isso sem o contracto em sim não vamos saber os pormenores.
O que sabemos é que a embraer numa fase inicial anunciou valores mais baratos e que depois do conselho de ministros ter aprovado as verbas ainda tentou puxar os valores para cima mas falhou. No fim acabou por aceitar os valores que todos sabemos. Ou seja Portugal e a Embraer negociaram e acordaram um determinado valor portanto nada de novo mais uma razão para não perceber tanto fel.
Quando mencionei o contrato, referia-me ao despacho sim. O contrato em si (o papel com as assinaturas) não é público. Mas à partida, o dito despacho será fiel ao contrato, apenas resumido, e nele aparece claramente a diferença entre custos das aeronaves e simulador, e o resto das alíneas do contrato.
Com base neste valor, vemos claramente que o valor final de cada aeronave aumentou drasticamente (ultrapassando os 100M), em contraste com as estimativas que na altura rondavam os 80M.
E do que me lembro, a intenção do Governo era ter o contrato de manutenção durante mais tempo, mas viu-se obrigado a reduzir para 12 anos. Não me admirava que até os pods Cobham tenham sofrido uma redução. A outra questão que fica, é quantos sistemas (pods) EW israelitas acabámos por comprar, se temos suficientes para todos, ou se novamente se reduziu ao mínimo.
Agora que o contrato não foi como o Governo esperava, lá isso não foi.