Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
2 (3%)
F-35
19 (28.8%)
Rafale
11 (16.7%)
Gripen
23 (34.8%)
Eurofighter Typhoon
11 (16.7%)

Votos totais: 66

Substituiçao dos F-16's

• 2224 Respostas
  • 330731 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 7096
  • Recebeu: 554 vez(es)
  • Enviou: 244 vez(es)
  • +497/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2220 em: Setembro 24, 2020, 03:29:45 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P

*

dc

• Investigador
  • 3367
  • Recebeu: 761 vez(es)
  • Enviou: 173 vez(es)
  • +158/-69
« Responder #2221 em: Setembro 24, 2020, 04:12:01 pm »
Agora estou um pouco baralhado com o rumo da conversa. Um M-346FA só fazia sentido se houvesse realmente planos para adquirir este tipo de aeronave para treino. Comprar apenas com o propósito de ser um "caça complementar", ficava mais caro do que fazer um upgrade a uma dúzia/vintena de F-16 para operar em conjunto com os hipotéticos F-35, sendo os F-16 muito mais capazes que os M-346.

Se nesta altura existem aviões de treino avançado que complementam os caças/bombardeiros e se Portugal precisa desses aviões pois os Caracóis desde que tiveram os Alpha desativados "pilotam" secretárias, qual é a dúvida?

Cumprimentos

Complementando: Trata se da Aeronave preferida da FAP para a função de treino avançado e os caracóis são uma esquadra de instrução.  Portanto ao invés de ter F35 mais F16, seria um destes caças mais um aparelho de instrução avançada como o 346 que executa uma serie funções seja do F35 ou F16 (Aliás, antes da segunda esquadra de F16 existiam os Alpha de ataque ao solo da Jaguares). Agora é preciso é dinheiro, re organizar as esquadras e vontade política, porque se estão à espera de uma Escola à borla em Beja, é melhor sentarem se.  ;)

Cumprimentos

Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP.

Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente. 

*

mafets

• Investigador
  • 6103
  • Recebeu: 1361 vez(es)
  • Enviou: 656 vez(es)
  • +952/-163
« Responder #2222 em: Setembro 24, 2020, 04:16:02 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P

Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Avia%C3%A7%C3%A3o_Ligeira_do_Ex%C3%A9rcito
Criação   2000 (20 anos)

Citação de:  dc
Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP
Só reativando operacionalmente os Caracóis e substituindo o Alpha. De resto nunca acontecerá.

Citação de:  dc
Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente.

O problema aqui são as "cabeças pensadoras da FAP". Que querem estes dois aparelhos parece ser uma certeza, forma de os terem face ao preço, se muito 12 de cada. E com 24 aeronaves tem de se executar as "omeletes com os ovos que existem". No meu caso ter os actuais F16 no padrão V e até 6 AMX elevados ao padrão T2, dava perfeitamente, entre outras hipóteses.  ;)

Saudações e Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 24, 2020, 04:31:13 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

Red Baron

• Investigador
  • 1271
  • Recebeu: 179 vez(es)
  • Enviou: 172 vez(es)
  • +90/-71
« Responder #2223 em: Setembro 24, 2020, 07:06:24 pm »
Agora estou um pouco baralhado com o rumo da conversa. Um M-346FA só fazia sentido se houvesse realmente planos para adquirir este tipo de aeronave para treino. Comprar apenas com o propósito de ser um "caça complementar", ficava mais caro do que fazer um upgrade a uma dúzia/vintena de F-16 para operar em conjunto com os hipotéticos F-35, sendo os F-16 muito mais capazes que os M-346.

Por outro lado, não haver orçamento, realmente não há, pois mesmo com apenas uma frota de caças, com um dos caças mais baratos de operar no mercado, o dinheiro é curto, mas é uma questão de mudar mentalidades e respeitar as metas orçamentais (os tais 2% do PIB anual ao contrário dos 1,52% "fake news" que foi noticiado noutro tópico). Com um orçamento bem feito, este debate passa a ser redundante.

1º Isso é treta, porque depende muito dos contratos de manutenção.

2º Essa gente não aprendeu nada com a guerra em África.

Não sei se é assim tão simples. Operar 2 modelos de caça será sempre mais caro que operar só 1. E quando nós temos como termo de comparação um caça relativamente barato de operar, qualquer que seja a solução encontrada para o substituir, vai ser difícil que os custos se mantenham.

O segundo ponto não percebi.

Ao teres os F todos de origem americana ficas sempre dependente da política externa deles. Tal como aconteceu no ultramar onde ficamos impedidos de utilizar os nosso melhores meios, o que custou vidas.

Por alguma razão os Gregos tiveram sempre F Americanos mas também Europeus.

*

dc

• Investigador
  • 3367
  • Recebeu: 761 vez(es)
  • Enviou: 173 vez(es)
  • +158/-69
« Responder #2224 em: Setembro 24, 2020, 11:26:13 pm »
Hoje em dia não se aplica tanto, até porque não só não temos colónias, como não é provável que entremos em guerra com algum país contra a vontade dos EUA. Aliás, mais depressa recebemos embargos por andarmos constantemente a baixar as calças aos chineses, do que por qualquer guerra que enfrentássemos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 5626
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 14571
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 12031
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 800
Visualizações: 167204
Última mensagem Abril 28, 2019, 05:37:08 pm
por dc
Programa de substituição do C-130