Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)

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Daniel

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« Responder #510 em: Dezembro 05, 2008, 06:09:22 am »
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O helicóptero foi auxiliado por um avião de longo raio de alcance para patrulhamento marítimo, a fim de dar apoio à aeronave no contacto, identificação e orientação para o paquete.


 :?:  :?:
 

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LM

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« Responder #511 em: Dezembro 05, 2008, 11:20:51 am »
Havia um excelente texto em um blog, escrito por um piloto dos EH-101, onde ele explicava a importancia de um avião de apoio em SAR a grandes distancias - basicamente o tempo disponível "em cima do alvo" é mínimo e um avião (que chega primeiro) pode dar informações (local exacto, ventos, mar, etc) para o heli estar preparado quando chegar e também preparar o "alvo" (direcção, preparativos, etc)... todos os minutos contam.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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raphael

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« Responder #512 em: Dezembro 05, 2008, 12:13:28 pm »
Nem mais, excelente explicação LM :D
Um abraço
Raphael
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Lightning

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« Responder #513 em: Dezembro 05, 2008, 03:41:35 pm »
Citação de: "Daniel"
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O helicóptero foi auxiliado por um avião de longo raio de alcance para patrulhamento marítimo, a fim de dar apoio à aeronave no contacto, identificação e orientação para o paquete.

 :?:  :?:


Qual é a dúvida? Um P-3 Orion foi "à frente" localizar com exactidão a posição do paquete para o EH101 não ter que andar à procura dele no meio do mar.

O Aviocar fazia muitas vezes isso nos Açores em apoio aos Pumas.

Desculpem, não tinha visto que já tinham respondido.
 

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« Responder #514 em: Dezembro 10, 2008, 09:49:57 am »
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Second of Three C-27J “Spartans” Bought Arrive In Lithuania  
 
 
(Source: Ministry of National Defence Republic of Lithuania; issued December 8, 2008)
 
   
 
 The second of the three C-27J “Spartans” bought by Lithuania landed in the Lithuanian Air Force Aviation Base Siauliai Military Airfield in the evening of December 6.

Contract between the Lithuanian Armed Force and Italian Company Alenia Aeronautica S.p.A. on procurement of three C-27J “Spartan” aircraft was signed in June 2006. The third aircraft will be sent to the Lithuanian Armed Forces in 2009.

Total value of the contract amounts to 75m Euros (spare parts, logistic equipment, special equipment for VIP cabin, training for pilots and maintenance personnel).

Alenia Aeronautika S.p.A. Training Centre in Turin has already prepared two teams for operation and maintenance of the aircraft, and another two are on the way.

-ends-

 
http://www.defense-aerospace.com/cgi-bi ... le=release
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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JLRC

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« Responder #515 em: Dezembro 11, 2008, 01:49:41 pm »
Do DN Online

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Chefe da Força Aérea confirma erro do ministro

MANUEL CARLOS FREIRE
Defesa. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea lançou ontem uma pedrada no charco, ao assumir, numa tabela enviada aos seus subordinados, que os valores dos aumentos anunciados pelo Governo para o subsídio da condição militar são sensivelmente mais baixos do que os aumentos reais

Um primeiro sargento receberá menos 54,8%

A Força Aérea confirmou ontem oficialmente que os militares vão receber significativamente menos, com o aumento de 5,5% do subsídio da condição militar (SCM) em 2010, do que o prome- tido pelo ministro da Defesa.

A partir da tabela publicada pela Força Aérea, segundo contas feitas pelo DN, um coronel vai ganhar menos 38% do que o anunciado pelo ministro, um sargento-mor menos 39,1%, um primeiro-sargento menos 54,8% e um soldado menos 39%.

O ministro disse, numa conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira e onde esteve acompanhado pelos quatro chefes militares, que a valorização do SCM iria dar "mais 250 euros" para os coronéis, "163 euros" para os sargentos-mores, "155 euros" para os primeiros-sargentos e "47 euros" para os soldados.

Politicamente, a decisão do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Luís Araújo, em mandar publicar a referida tabela acaba por ser a primeira tomada de posição de um chefe militar sobre o assunto, ao oficializar as discrepâncias de valores entre o anunciado pelo ministro e os números objectivos do aumento do SCM.

Os chefes da Armada e do Exército enviaram mensagens factuais aos subordinados. No caso da Marinha, o almirante Melo Gomes disse que "a decisão do Governo, trabalhada juntamente com as chefias militares, reconhece as exigências e especificidades da condição militar e visa contribuir para a justa valorização da função militar". Quanto ao Exército, a nota remetia os seus efectivos para o comunicado do Ministério da Defesa sobre o assunto na Net.

A Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) disse ontem ao DN que "saúda a decisão do CEMFA, uma vez que veio permitir que os militares ficassem a saber, com exactidão, o que efectivamente podem esperar".

"Esta decisão tem de ser entendida, também, como a resposta necessária, por parte de quem exerce tão elevadas funções, ao mal-estar que se instalou na sequência dos números avançados" pelo ministro, "ainda por cima com os chefes do Estado-Maior a seu lado".

Para a AOFA há duas explicações possíveis para "os números inflacionados" do ministro: ou "uma tentativa, não conseguida, de tranquilizar os militares" ou "ir, desde já, condicionando a opinião pública para os afloramentos de insatisfação e desagrado que se irão verificar, um pouco na lógica do 'que é que eles querem se até foram muito aumentados?'."

Independentemente dos valores em causa, os militares reconhecem que o aumento do SCM para 20% representa um primeiro passo do Governo no reconhecimento da especificidade da condição militar dos quadros das Forças Armadas. A dúvida, com base no ocorrido com o anterior aumento do SCM em 1999, é se haverá continuidade.

Entretanto, passada uma semana após o anúncio público do aumento do SCM, continua por se conhecer uma explicação do ministro da Defesa sobre o assunto. É que, mesmo somando aumento da função pública para 2009 (2,9%) e estimando um valor semelhante para 2010, é impossível chegar aos números divulgados por Severiano Teixeira, enfatizaram as fontes do DN.  
 

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PereiraMarques

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« Responder #516 em: Dezembro 11, 2008, 02:00:20 pm »
O GEN CEMFA Luís Araújo já subiu um ponto na minha consideração...mas não me admira nada que por isto possa receber, de forma mais ou menos encaputada, "guia de marcha"...Nomeadamente considerando o "gosto" do PM pela Propaganda e a "aversão" pelo contraditório... :roll:
 

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Portucale

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« Responder #517 em: Dezembro 11, 2008, 10:37:35 pm »
Infelizmente vivemos tempos de crispação na nossa sociedade, inclusivé na Instituição Militar.
É a consequência das mentiras e da perda de valores da sociedade moderna.
Hoje em dia o importante é sair bem na imagem, é secundário se o que se faz é justo e certo.

Esta atitude do CEMFA é um acto de coragem, determinação e verdade.
Contra as promessas expôs a realidade, não cria ilusões e transmite confiança aos Homens que comanda.

Necessitamos de Lideres como este pela sociedade fora.

Um somatório de mentiras e ilusões leva sempre ao fracasso.
Um somatório de verdades dá-nos as bases para trabalhar rumo ao sucesso.
 :wink:
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

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« Responder #518 em: Dezembro 16, 2008, 01:14:22 pm »
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Russia to hand over 10 MiG-29 fighters to Lebanon

16.12.2008, 14.53


 MOSCOW, December 16 (Itar-Tass) - Russia will hand over ten MiG-29 fighters to Lebanon, Lebanese Defense Minister Ilias Murr said after a meeting with his Russian counterpart Anatoly Serdyukov on Tuesday.
Opening the talks in expanded format, Anatoly Serdyukov noted "we're very much hoping that our talks will be productive and give a new impulse to bilateral military and military-technical cooperation."
"In the course of our talks in narrow format we discussed a broad range of issues, including the internal political situation in Russia and Lebanon. I am pleased that our first meeting passed in a positive, friendly atmosphere. We've received a list of the Lebanese armed forces’ needs and are ready to consider it in the nearest future," he emphasized.
For his part, Murr thanked the Russian minister for a warm welcome. He said he was hoping for more such meetings in the future, adding that the "narrow format talks were fruitful and good." He informed those present, than Lebanon would receive 10 MiG-29 fighters."The Russian warplanes will be given to Lebanon as aid," an official in the Lebanese delegation said.
Prior to the talks in expanded format, Serdyukov handed in to Murr the Russian Defence Ministry medal 'For the Strengthening of Comradeship-in-Arms.'
It was noted during the ceremony that Murr "is decorated for his contribution to the strengthening of bilateral military and military-technical cooperation and for assisting the Russian military contingent in rebuilding the Lebanese infrastructure."
The Lebanese defence chief announced his decision to visit Moscow after a meeting with director of Russia's Federal Service for Military Technical Cooperation Mikhail Dmitriyev in Beirut on December 6.
Both parties stated an interest in military partnership, which "will give a new impulse to Russian-Lebanese ties."
The 72,000-strong Lebanese army has T-54 tanks and Russian-made howitzers in its arsenal. Those weapons were handed over to it after the 1975-1990 civil war as paramilitary units were being disarmed. The Lebanese side would like to modernize its air defences and increase the number of helicopters and armoured vehicles, Lebanese Defence Ministry officials said.
Russia and Lebanon established close military ties in 2006. Russia was one of the first countries to respond to the Lebanese government’s appeal to restore the country’s southern regions that had been destroyed during Israeli air bombardments.
The Russian construction battalion built nine road bridges during its two-month mission to Lebanon. The Russian military builders restored the most difficult sections of transport routes. The Lebanese authorities and the population highly praised their efforts.
Ilias Murr, 46, is a prominent Lebanese politician. An Orthodox Christian, he studied law in Switzerland. He repeatedly occupied government posts in the capacity of defence minister and interior minister.


http://www.itar-tass.com/eng/level2.htm ... &PageNum=0
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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« Responder #519 em: Dezembro 17, 2008, 10:18:23 pm »
O Exmo. General CEMFA poderá perder a confiança do Governo, mas ganha respeito e orgulho de toda a família militar. Um bem haja a esse SENHOR.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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HaDeS

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« Responder #520 em: Dezembro 21, 2008, 06:33:11 pm »
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Rússia começa a entregar mísseis ao Irã, diz agência oficial

Da Reuters
TEERÃ (Reuters) - A Rússia começou a entregar sistemas de defesa aérea S-300 ao Irã, que poderão ajudar a repelir qualquer ataque aéreo israelense ou norte-americano a áreas nucleares do país, informou a agência oficial IRNA neste domingo.

"Após alguns anos de negociações com a Rússia... agora o sistema S-300 está sendo entregue ao Irã", disse Email Kosari, vice-presidente de relações exteriores do Parlamento e do Comitê Nacional de Segurança, segundo a IRNA.

Kosari não disse quando começaram as entregas. O ministro das Relações Exteriores do Irã se recusou a comentar a informação. O ministro das Relações Exteriores da Rússia também não quis comentar, dizendo que pode dar uma posição na segunda-feira.

Os Estados Unidos, os seus aliados europeus e Israel dizem que o Irã está buscando compor armas nucleares sob o pretexto de um programa energético atômico para fins civis. O Irã nega a acusação.

A insistência de Israel de que o Irã não pode ter permissão para desenvolver uma bomba atômica alimentou especulações de que o Estado judaico, amplamente considerado como sendo o único país do Oriente Médio a ter um arsenal nuclear, poderá realizar o seu próprio ataque.

As versões mais avançadas do sistema S-300 podem perseguir alvos e atirar em aeronaves a 120 quilômetros de distância. O sistema é conhecido no Ocidente como SA-20.

As vendas de armas e a cooperação nuclear da Rússia com o Irã prejudicaram as relações com Washington, que diz que Teerã poderá usá-las contras os interesses dos Estados Unidos na região e também contra seus vizinhos.

Kosari disse que o sistema S-300 poderá ser usado "para reforçar a capacidade do Irá de defender as suas fronteiras".


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... ICIAL.html
 

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nelson38899

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« Responder #521 em: Dezembro 24, 2008, 02:25:33 pm »
Historia de la Fuerza Aerea del Ecuador

http://www.midena.gov.ec/images/pdf/lib ... riafae.pdf
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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« Responder #522 em: Dezembro 28, 2008, 06:11:01 pm »
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Japan likely to drop plan to buy F-22 fighters: report
Sat Dec 27, 10:17 pm ET
 
TOKYO (AFP) – Japan is likely to drop its attempts to buy state-of-the-art US F-22 Raptor stealth fighter planes since it expects the United States to stop producing them, a newspaper reported on Sunday.

The Japanese government had been trying to persuade the United States to sell it F-22 Raptors to replace its own aging F-15 fleet, despite Washington's reluctance.

Tokyo, however, is now abandoning the plan amid signs that US President-elect Barack Obama's new administration may halt production of the aircraft, the Daily Yomiuri said, quoting government sources.

"We have a firm impression that its production likely would be halted," a high-ranking official at the defence ministry was quoted by the daily as saying.

US Defense Secretary Robert Gates, reappointed to stay in the post under Obama, has said publicly that he favours halting production of the F-22.

Washington is also said to be skeptical about continuing production of the expensive planes due to the financial crisis and declining tax revenues.

US law prohibits export of Raptors as Congress remains anxious over the possible leaking of details of the Raptor's state-of-the-art technology. They are built to evade radar detection at supersonic speeds.

Japan's possible alternatives are the Eurofighter Typhoon, jointly developed by NATO members Britain, Italy, Spain and Germany, said the English version of the Yomiuri Shimbun.

Among other candidates are the US fighter F-15FX and the F-35 Lightning II, produced by the United States, Britain and other countries, it reported.

Some ministry officials favor the F-35, a high-performance fighter with sophisticated bombing capabilities, but this plane has not even been deployed so far by US forces, the daily said.

Japan has been officially pacifist since its defeat in World War II but has one of the world's largest defence budgets and is gradually expanding its military role.


http://news.yahoo.com/s/afp/20081228/wl ... EYhd_uOrgF
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« Responder #523 em: Dezembro 30, 2008, 11:42:23 pm »
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P-8 Replacing Tu-142

December 29, 2008: India is buying eight U.S. P-8 maritime reconnaissance aircraft, for about $220 million each. This deal has been stalled for months, but the growing expense of maintaining their Russian Tu-142M aircraft, and the need for a more capable recon aircraft, has made the P-8 buy certain. The first P-8I will arrive in 2014.

Last year India received another Russian built Tu-142 maritime reconnaissance aircraft. Beginning in 1988, when it received three of these aircraft, India has bought more and now has a fleet of eight in service. The Tu-142, which was introduced in the 1970s, is the patrol version of the Tu-95 heavy bomber. This aircraft entered service 51 years ago, and is expected to remain in service, along with the Tu-142 variant, for another three decades. Over 500 Tu-95s were built, and it is the largest and fastest turboprop aircraft in service. Russia still maintains a force of 60 Tu-95s, but has dozens in storage, which can be restored to service as either a bomber or a Tu-142.

The 188 ton aircraft has flight crew consisting of a pilot, copilot, engineer and radioman, and an unrefueled range of 15,000 kilometers. Max speed is 925 kilometers an hour, while cruising speed is 440 kilometers an hour. Originally designed as a nuclear bomber, the Tu-142 version still carries up to ten tons of weapons (torpedoes, mines, depth charges, anti-ship missiles, sonobuoys) and a lot more sensors (naval search radar, electronic monitoring gear). There are two 23mm autocannon mounted in the rear of the aircraft. The mission crew of a Tu-142 usually consists of eight personnel, who operate the radars and other electronic equipment. Patrol flights for the Tu-142 can last twelve hours or more, especially when in-flight refueling is used. Maximum altitude is 45,000 feet, although the aircraft flies much lower when searching for submarines. India requires aircraft like these for patrolling the vast India ocean waters that surround the subcontinent. India wanted to upgrade the electronics on its Tu-142s, but has been put off by the high price, and low performance, of what the Russians have offered.

The P-8A Poseidon is based on the widely used Boeing 737 airliner. India will get a version customized for their needs. Although the Boeing 737 based P-8A is a two engine jet, compared to the four engine turboprop P-3, it is a more capable plane. Cruise speed for the 737 is 910 kilometers an hour. This makes it possible for the P-8A to get to a patrol area faster, which is a major advantage when chasing down subs first spotted by sonar arrays or satellites. The P-8 has a crew of 10-11 pilots and equipment operators, who operate the search radar and various other sensors. The 737 has hard points on the wings for torpedoes or missiles.

The B-737 is a more modern design, and has been used successfully since the 1960s by commercial aviation. The Boeing 737 first flew in 1965, and over 5,000 have been built. The P-8A will be the first 737 designed with a bomb bay and four wing racks for weapons. The U.S. P-8 costs about $275 million each.

http://www.strategypage.com/htmw/htnava ... 81229.aspx
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Agostinho da Silva
 

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nelson38899

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« Responder #524 em: Janeiro 03, 2009, 11:02:33 pm »
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Coréia do Sul dá sinal verde para o caça FA-50

A Administração do Programa de Aquisições de Defesa(DAPA) da Coréia do Sul assinou um contrato com a Korea Aerospace Industries (KAI) para desenvolver uma aeronave de ataque leve até 2012. O acordo sobre a integração de sistemas e de desenvolvimento do novo caça terá um custo aproximado de US$ 317 milhões.

A KAI irá modificar e transformar quatro T-50 Golden Eagle nos protótipos do novo FA-50.

Uma vez iniciada a produção em massa em 2013, o FA-50 irá substituir os caças A-37, F-4 e F-5, caças de segunda linha da força aérea. Os FA-50 serão companheiros de operação dos KF-16, F-15K e de uma aeronave de 5ª geração a ser escolhida.

“ A DAPA e a KAI assinaram um contrato para o desenvolvimento de uma aeronave nacional de ataque leve baseada no T-50 Golden Eagle”, disse um funcionário da DAPA ao Korea Times. Ainda segundo o funcionário serão compradas inicialmente 60 aeronaves para a força aérea, porém o pedido deverá chegar a 150. A KAI também pretende oferecer o FA-50 no mercado internacional com apoio da Lockheed-Martin.

Desenvolvido em 2006 na Coréia do Sul, o T-50 é o primeiro avião supersônico sul-coreano e foi desenvolvido em parceria com a Lockheed Martin.

De acordo com oficiais da DAPA o FA-50 será equipado com o radar israelense EL/M-2032 da ELTA Systems que possui um alcance (look-up) de 65 a 100km, variando de acordo com o alvo.

As aeronaves também terão um avançado data-link, sistemas de armas e de navegação. O armamento incluirá o míssil AGM-65 Maverick e bombas JDAM, guiadas por GPS.

O desenvolvimento do FA-50 tinha sido paralisado durante alguns anos devido a problemas com a seleção do radar. A DAPA inicialmente havia selecionado o Vixen-500E (AESA) desenvolvido pela empresa britânica Selex Sensors and Airborne Systems. O problema ocorreu, pois para a instalação do radar a Lockheed-Martin deveria dar aos britânicos o código fonte da aeronave e isso foi negado.

“Em geral, o código fonte das aeronaves não podem ser transferidos para outras nações. Para instalar o equipamento no Reino Unido, o código fonte do FA-50 teria de ser partilhado com a empresa britânica, e isso era impossível”, disse Yang.

A Lockheed foi empurrando os sul-coreanos para selecionar seu próprio radar AN/APG-67(V)4, porém aparentemente sem êxito. Segundo algumas fontes houveram outras razões para a troca do radar pois o contrato com os americanos estipula que a família T-50 não poderia ter uma capacidade de combate melhor que a dos KF-16 e acredita-se que o FA-50 equipado com o radar Vixen-500E seria melhor que o jato americano.

http://defesabrasil.com/site/index.php/ ... FA-50.html

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Agostinho da Silva