Daniel Alverca não é opção:
pergunta -
o facto de Alverca estar no enfiamento da Portela, inviabiliza a utilização das 2 pistas em simultâneo?...
O facto das pistas terem a mesma orientação não permite as operações em simultâneo.
Abraço
Caro tenente não é opção porque ? Vistes o Video do link que coloquei, penso que não. o facto de Alverca estar no enfiamento da Portela não seria um problema, pois seria criada uma nova pista paralela a de Lisboa.
Desculpa mas não entendi a tua resposta, o que queres dizer com : pois seria criada uma nova pista paralela a de Lisboa. Onde é que a pista era " criada " ?? em Lisboa ou em Alverca 
Esclarece-me lá, pois estou muito curioso para ler a tua, ou dos especialistas, resposta.
Cumprimentos
Bom vamos por partes, tu dissestes que Alverca não é opção, por estar no enfiamento da Portela.
Eu coloquei um link no qual podemos ver que isso não é um problema, ou não seria um problema se comparar-mos com o aeroporto do Montijo.
Em vez de estares curioso para ler a minha resposta, teria Sido mais facil veres o Video de apenas 2 min simples caro tenente.
Mesmo que a pista de alverca estivesse alinhada com a 03 de lisboa as operações em simultâneo não se poderiam efectuar.
Para que tal aconteça, que existam duas pistas com a mesma orientação, é necessario que a nova pista fique afastada do alinhamento, da primeira, em pelo menos 1015 metros para que as aterragens/descolagens se efectuem ao mesmo tempo dai a sua construção no meio do Tejo, que diga-se de passagem ficaria muito dispendiosa.
Se tal afastamento do alinhamento da 03 não fosse mandatório para a segurança das operações de aproximação/descolagem, bastaria realinhar a pista existente o que ficaria muito mais barato que fazer uma pista de raiz, mais quatro TaxiWays também construídos sobre estacaria.
Muito linda esta opção

Abraços
A pobreza destes especialistas prende-se com o facto de idealizaram aeroportos com um unica pista de serviço, e em zonas que limitam a expansão dos mesmos.
No mínimo o novo aeroporto deveria comportar na sua fase final de expansão três pistas, e não andarmos com remendos atrás de remendos que nada resolvem e arrastam o problema para as calendas Romanas.
Cumprimentos