Cabe aos militares saberem fazer o seu próprio marketing se querem vender uma imagem, não esperem que jornalistas dominem este tipo (ou outro) de matérias, eles são pagos para fazer noticias, esta foi mais uma, interessa no final a audiência que deu, nada mais.
Concordo que a brincadeira do resgate de reféns já cansa e parece que todos sabem fazer o mesmo, mas é como digo, não deixem nas mãos dos outros mostrar aquilo que vocês sabem fazer, seja na área que for!
A opinião negativa das forças armadas tem motivos para existir, não é por serem "universitários" que são menos crentes, alias não falta gente militar com cursos superiores, portanto é um contra-senso andar a formular tais acusações ou ódios de estimação.
O problema centra-se afastamento das forças face à população civil, quem vive nas grandes cidades não vê militares e quando os vê é sempre nas missões internacionais, onde são transmitidas imagens das missões com uma vida pacata, sorridentes, bem nutridos e sempre limpinhos dando a imagem de soldados da fortuna. Afinal aqueles que juraram defender o país, partem apenas em busca de um salário melhor... são apenas pessoas como as outras, onde juramentos não passam de palavras e o $ soa mais alto. Basta verem o telejornal desse dia: crise e cortes foi o que se falou em 80% do tempo e no final o jornal mostra um conjunto de rapazes a divertirem-se de camuflado a gastar $ aos contribuintes - esta é a imagem que fica para o senso comum. Provavelmente em muitas casas alguém terá dito: "a estes não cortam nada, nem estas brincadeiras..."
É preciso ainda relembrar as regalias que o quadro militar superior ostenta, sem a população civil usufruir rigorosamente de nada em troca, isso é algo que mexe com as pessoas, da mesma forma que mexe quando vêem gestores a ganharem fortunas, essa gente é metida logo toda no mesmo saco.
Não me ataquem a mim, estou apenas a transmitir as opinioes de quem acusa os militares de não servirem para nada, não estou a dar a minha visão, convém que isto fique assente.