Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4590 Respostas
  • 1498957 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • Recebeu: 4446 vez(es)
  • Enviou: 3174 vez(es)
  • +3599/-4645
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #1035 em: Abril 27, 2010, 04:56:06 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "Camuflage"
Em relação à comparação que fazes, nem vou sequer insistir.

Nao vale mesmo a pena insistir porque o Rapaz tem razao.
Os nossos Rangers nao teem nada a ver com os Rangers Americanos, nem sei porque lhe continuam a chamar sequer isso. So porque os primeiros tiraram o curso Ranger nos USA.

E claro que existe um nivel de comparacao entre Navy Seals e Rangers Portugueses. Os nossos so nao tem toda aquela especializacao Maritima mas em terra fazem as mesmas coisas e mais ou menos com os mesmos numero de Homens.

Desculpa-me mas acabaste de dizer algo que não é verdade. Os Rangers que são militares de Operações Especiais do Exército e têm funções que os SEAL não têm e vioce-versa. Em Portugal o que há de mais parecido com os SEAL é o DAE. Mesmo assim é esticar um pouco a corda, já que uns são Fuzileiros e os outros são marinheiros.

Nem sei muito bem o porquê de estarem a falar dos Seal, são uma unidade da Marinha Norte-Americana, só esse ramo é várias vezes maior do que as nossas Forças Armadas, é claro que vão ter muitos recursos humanos para trabalhar.

Atenção, eu sou o primeiro a achar que não devia ser permitido a civis entrar directamente para o CTOE, se os Pára-quedistas têm no seu seio a Companhia de Precursores, unidade que não aceita militares vindos directamente da vida civil, porque é que o Exército não faz o mesmo para o FOE? >Nem percebo o porquê de haver 3 cursos de OE em vez só de 2 (o que seria normal).

Enfim, quem lá está é que sabe, e eu não passo de um curioso que até teve contacto com Rangers no seu tempo de tropa...mais nada.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
GEs GEPs
« Responder #1036 em: Abril 27, 2010, 05:37:47 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 07:30:45 pm por Ranger1972 »

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11557
  • Recebeu: 2615 vez(es)
  • Enviou: 3833 vez(es)
  • +990/-1125
« Responder #1037 em: Abril 27, 2010, 06:10:35 pm »
Os nossos Rangers nao teem nada a ver com os Rangers Americanos, nem sei porque lhe continuam a chamar sequer isso. So porque os primeiros tiraram o curso Ranger nos USA.

Eu acho que isso não é bem verdade, mesmo depois dos anos 80, vários militares do CTOE foram frequentar o curso Ranger aos EUA, é que o curso Ranger é o curso dos EUA mais virado para LRRP, talvez seja por isso que interesse tanto aos OE, mas tanto se pode encontrar OE com curso Ranger, como com o curso Special Forces, como com outros cursos de outras nações como da Alemanha, Brasil, etc.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11557
  • +990/-1125
« Responder #1038 em: Abril 27, 2010, 06:15:35 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Nem sei muito bem o porquê de estarem a falar dos Seal, são uma unidade da Marinha Norte-Americana, só esse ramo é várias vezes maior do que as nossas Forças Armadas, é claro que vão ter muitos recursos humanos para trabalhar.

Falaram dos Seal porque um "aspirante a Ranger" disse (ai para trás) que viu uns filmes dos Navy Seal`s no Youtube e perguntou se o CTOE era assim duro.

Nem percebo o porquê de haver 3 cursos de OE em vez só de 2 (o que seria normal).

Caro Cabeça explicas ai isso se faz favor :oops: , há o curso de operações especiais do Exército, há o curso de operações especiais da Marinha, qual é o outro? O curso de Precursores? O curso de Operações Tácticas da UPF? Outro?

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1039 em: Abril 27, 2010, 07:26:58 pm »
Eu acho que isso não é bem verdade, mesmo depois dos anos 80, vários militares do CTOE foram frequentar o curso Ranger aos EUA, é que o curso Ranger é o curso dos EUA mais virado para LRRP, talvez seja por isso que interesse tanto aos OE, mas tanto se pode encontrar OE com curso Ranger, como com o curso Special Forces, como com outros cursos de outras nações como da Alemanha, Brasil, etc

Isso teve mais a ver com a rotatividade que era dada às unidades consideradas prioritárias para terem  militares com essas qualificações, o RCMDS e o  CIOE, de acordo com o tipo de missões que cumpriam.
Havia militares de ambas as unidades com esses cursos, para alem de outros (ops esps espanholas, patrulhas alemãs, cmds franceses, pq inglês, cmds inglês,etrc.) , porque habitualmente eram distribuidos, ano sim, ano não, para haver alternancia.
Com a extinção do RCMDS, o CIOE passou a ficar com o Special Forces e a EPI "ganhou" o de Ranger, que entretanto com a criação do CTCmds passou a ser feito novamente pelos Cmds.
O curso de Ranger é um curso dependente da infantaria, sendo feito em Fort Benning e é tambem um curso de liderança (fundamental para todos aqueles nos EUA que querem progredir na carreira) e não está muito virado para as patrulhas de reconhecimento, pois essa não é uma misssão tipica dos Rangers, como infantaria ligeira de choque, mas mais dos SF.
Aliás os EUA não tem grande tradição nesta aréa, pois ela interessava essencialmente aos paises europeus da NATO, no tempo da guerra fria, pelo facto do In convencional, o Pacto, estar às portas.
Daí a escola de LRRP da NATO ser na Alemanha, onde alguns militares portugueses Cmds, OEs e PQs fizeram cursos.
A titulo de curiosidade, chegou a estar um militar nomeado para frequentar esse curso de LRRP em meados desta década, mas a verba acabou por ser encaminhada para as "meninas de Odivelas", segundo se constou na altura...

Cumps

« Responder #1040 em: Abril 27, 2010, 07:49:21 pm »
Eu estou aqui no ambito de adquirir conhecimentos acerca dos OE....

Tenho uma pergunta simples: Pelo que entendi o CTOE é dividido em unidades operacionais, e apoio e logistica entre outras; qual é a designação militar oficial para os que são vulgarmente conhecidos como RANGERS (será BEOE (Batalhao de Elementos de Operações Especiais), DOE (Destacamento de Operações Especiais) ou outra qualquer)???

Os OE's têm muitos envios para o estrangeiro?? :N-icon-Gun:

De quanto em quanto tempo é que 'abrem' os cursos do CTOE (Montanhismo, Sniper, etc....)?? :snipersmile:

cumprimentos....

______________________________________________________________________________________________________________________________________

'Excelencia da Guerra não é combater e vencer todas as batalhas, mas em vencer sem ter de combater'

(Sun Wu Tzu, A Arte da Guerra)

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • +3599/-4645
« Responder #1041 em: Abril 28, 2010, 09:31:11 pm »
Citação de: "Lightning"
Caro Cabeça explicas ai isso se faz favor :oops: , há o curso de operações especiais do Exército, há o curso de operações especiais da Marinha, qual é o outro? O curso de Precursores? O curso de Operações Tácticas da UPF? Outro?

Curso de Operações Especiais para Praças RC, Curso de Operações Especiais para Sargentos e Oficiais RC, Curso de Operações Especiais para militares QP.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11557
  • +990/-1125
« Responder #1042 em: Abril 28, 2010, 09:35:47 pm »
Curso de Operações Especiais para Praças RC, Curso de Operações Especiais para Sargentos e Oficiais RC, Curso de Operações Especiais para militares QP.

Ah pois é, também já tinha reparado nisso no passado quando fui ao site do Exército e tinha achado curioso.

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1043 em: Abril 28, 2010, 09:47:43 pm »

E claro que existe um nivel de comparacao entre Navy Seals e Rangers Portugueses. Os nossos so nao tem toda aquela especializacao Maritima mas em terra fazem as mesmas coisas e mais ou menos com os mesmos numero de Homens.

Desculpa-me mas acabaste de dizer algo que não é verdade. Os Rangers que são militares de Operações Especiais do Exército e têm funções que os SEAL não têm e vioce-versa. Em Portugal o que há de mais parecido com os SEAL é o DAE. Mesmo assim é esticar um pouco a corda, já que uns são Fuzileiros e os outros são marinheiros.

Atenção, eu sou o primeiro a achar que não devia ser permitido a civis entrar directamente para o CTOE, se os Pára-quedistas têm no seu seio a Companhia de Precursores, unidade que não aceita militares vindos directamente da vida civil, porque é que o Exército não faz o mesmo para o FOE? >Nem percebo o porquê de haver 3 cursos de OE em vez só de 2 (o que seria normal).

Enfim, quem lá está é que sabe, e eu não passo de um curioso que até teve contacto com Rangers no seu tempo de tropa...mais nada.

As unidades de Operações Especiais são fundamentais isso não há duvidas e o CTOE tem lugar proprio e por direito nas Forças Armadas Portuguesas.
Porém, e é só falar com os jovens oficiais e sargentos daquela unidade, existe uma necessidade de revolucionar mentalidades!!!
A EOP daquela unidade está sobre dimensionada quanto a efectivos e não o acesso a praças tem que ser muito mais restringida, basta ver como se faz a distinção de missões entre destacamentos (não vou explicar como pq considero isso uma quebra de segurança)!!!

A formação de um militar de OE é demorada e cara mas necessaria e se compararmos as valencias das nossas OE com outros países facilmente se verifica que no plano teorico sim senhor, mas quanto à qualificação técnica??

A um praça, por muito bom q ele seja (e por norma são bons) não se pode dar formação a longo prazo e isso implica limitações da unidade.

O CTOE devia ser das primeiras unidades do país a ter nas suas fileiras regimes de permanencia de praças muito mais alargados que os actuais 6 anos.

Quanto aos precursores sim como foi dito mas tambem não  :mrgreen:

São soldados PQ que após a formação inicial vão tirar o curso de auixiliar precursor.

Ainda é pior que o CTOE no que diz respeito a sua permanencia, pois que só se tira rendimento destes militares se tirarem o curso de queda livre operacional que é CARÍSSIMO!!!

RANGERS.

Ora aí está um conceito interessante que não tem correspondencia em portugal e que alguns sectores dos comandos pretendem abarcar.
De um modo simplista diria que são para quedistas destinados a saltar em 1º escalão e como tal teem que ter uma preparação "um bocadinho mais atenta"!!!
E aplica-se-lhes na exacta medida os problemas de que sofre o CTOE, só que a Companhia de Precursores é uma pequena companhia e como tal não está sobre dimensionada!!!

*

ACADO

• Investigador
  • 2601
  • Recebeu: 206 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-73
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1044 em: Abril 28, 2010, 09:55:24 pm »

Desculpe, mas os Seals fazem todas as missões que os nossos Rangers fazem. Já o contrario não.

O que eu disse é que em termos de muitas missões fazem exactamente o mesmo. Pequenas unidades que desempenham operações altamente especificas.

Eu sei bem que o DAE é o mais parecido no entanto os nossos Rangers não deixam de ter as suas parecenças e hoje em dia, praticamente qualquer operação executada por Seals no Afeganistão poderia ser feita pelos nossos Rangers.
Era isto que eu queria dizer, se é que me faço compreender. Serem da Marinha ou do Exercito não muito relevantes porque têm uma grande parte de missões que são iguais.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • +3599/-4645
« Responder #1045 em: Abril 28, 2010, 11:04:08 pm »
Lightning c34x

Voador pelo menos no meu tempo o pessoal que ia tirar o Curso de Auxiliar de Precursor tinha anos de casa, nunca vi pessoal pronto à pouco tempo no curso (mas também não meti contracto...).

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1046 em: Abril 28, 2010, 11:26:07 pm »
pelo que sei os SF sao treinados em linguas, diplomacia, politica, cultura e guerra psicologica, e trabalham com outros paises a nivel economico e politico, o que nao acontece com os seals .MIssoes como operaçoes de assistencia humanitaria, manutençao de paz, e de "counter Drug"(nao me lebro como se diz em portugues :lol:

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1047 em: Abril 28, 2010, 11:27:10 pm »
As unidades de Operações Especiais são fundamentais isso não há duvidas e o CTOE tem lugar proprio e por direito nas Forças Armadas Portuguesas.
Porém, e é só falar com os jovens oficiais e sargentos daquela unidade, existe uma necessidade de revolucionar mentalidades!!!
A EOP daquela unidade está sobre dimensionada quanto a efectivos e não o acesso a praças tem que ser muito mais restringida, basta ver como se faz a distinção de missões entre destacamentos (não vou explicar como pq considero isso uma quebra de segurança)!!!

A formação de um militar de OE é demorada e cara mas necessaria e se compararmos as valencias das nossas OE com outros países facilmente se verifica que no plano teorico sim senhor, mas quanto à qualificação técnica??

A um praça, por muito bom q ele seja (e por norma são bons) não se pode dar formação a longo prazo e isso implica limitações da unidade.

O CTOE devia ser das primeiras unidades do país a ter nas suas fileiras regimes de permanencia de praças muito mais alargados que os actuais 6 anos.

De 1996 a 2000, o CTOE seguiu um modelo de organização táctica, que permitiu ter unidades orgânicas de Operações Especiais, segundo o modelo dos EUA (os A-Team), que é de onde vem toda a doutrina que é posta em prática lá em cima, com umas variações e adaptações próprias.
Teve subunidades compostas exclusivamente por oficiais e sargentos do QP, que são os unicos a quem é possivel dar uma formação completa em OpEsp.
Daqui tambem a diferença em haver COE praças RV/RC, COE Of/Sar RV/RC e COE QP.
Aos praças, por diversas razões há matérias que não são ministradas por serem classificadas, tais como as operações irregulares (para alem de toda a parte do extenso e detalhado planeamento das operações); logo aqui surge uma lacuna na formação base de um militar de OpEsp, pois essa é uma das missões tipicas e orgânicas das mesmas.
Por razões de ordem logistica de pessoal, essa subunidade foi restruturada passando a funcionar com militares RV e RC, inclusivé praças.
As próprias chefias militares (inclusivé dentro da própria unidade) tinham dificuldade em aceitar uma unidade composta exclusivamente por militares do QP, contribuindo tambem para a restruturação da mesma.
Por muita formação que se consiga dar a um militar RV/RC e por muito bom que ele seja, como o voador referiu nunca se conseguira que ele atinga um patamar de conhecimentos tácticos e técnicos de acordo com as exigências das missões de OpEsp e embora haja alguns que lá cheguem perto, são uma pequena excepção à regra.
Se lhes forem alargados os tempos de contrato, poder-se-a melhorar qualquer coisa, mas nunca será a solução, apenas uma ligeira evolução, a não ser que o COE ( curso de OpEsp) passe a ser igual para todos, o que eu não me acredito que alguma vez aconteça.
Com a reactivação dos Cmds e pelo facto que haver uma "concorrência" directa a algumas missões e sobretudo aos candidatos civis, o CTOE restruturou novamente as suas forças e aumentou significativamente os seus efectivos.
Agora se melhoraram em termos tácticos e técnicos proporcionalmente a esse aumento ( exceptuando a parte material) é que já tenho as minhas dúvidas.

RANGERS.

Ora aí está um conceito interessante que não tem correspondencia em portugal e que alguns sectores dos comandos pretendem abarcar.
De um modo simplista diria que são para quedistas destinados a saltar em 1º escalão e como tal teem que ter uma preparação "um bocadinho mais atenta"!!!
E aplica-se-lhes na exacta medida os problemas de que sofre o CTOE, só que a Companhia de Precursores é uma pequena companhia e como tal não está sobre dimensionada!!!

Eu já vejo a coisa ao contrário, são comandos com o curso de paraquedismo, que lhes permite ser infliltrados por lançamento, como unidade de choque que são actuando em 1º escalão, coisa que os Cmds tambem podem fazer, aliás, podiam se tivessem o curso de paraquedismo.
Daí a unidade comparavel , embora não correspondente ao 75th Ranger Regiment ser o BCmds, razão que leva os militares dos Cmds a fazer o curso nos EUA.
A CPrec não está sobredimensionda porque felizmente foram inteligentes e não tiveram "mais olhos que barriga", (como acontece ao CTOE) e mantiveram a subunidade com o efectivo minimo adequado à missão de apoiar os BIParas.

Cumps

*

ACADO

• Investigador
  • 2601
  • Recebeu: 206 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-73
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1048 em: Abril 28, 2010, 11:31:30 pm »
Lightning c34x

ahahahah
Preparar populações indigenas,viver com eles, treina-los e comanda-los numa guerra de Guerrilha.
Se for isso, sei que os Seals não fazem ao mesmo nível que as SF. Não sabia é que os nossos faziam ao mesmo nível que as SF Americanas!! ahahahah
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1049 em: Abril 28, 2010, 11:34:40 pm »
pelo que sei os SF sao treinados em linguas, diplomacia, politica, cultura e guerra psicologica, e trabalham com outros paises a nivel economico e politico, o que nao acontece com os seals .MIssoes como operaçoes de assistencia humanitaria, manutençao de paz, e de "counter Drug"(nao me lebro como se diz em portugues  ) sao normalmente dadas aos SF em vez de ser aos navy seals. nao sei se disse alguma coisa de jeito

São formados em várias materias de ambito não militar, porque são a única força habilitada a executar operações a nivel estratégico, enquanto todas as outras executam apenas operações a nivél táctico.