Saramago assume ter sido da Mocidade

• 24 Respostas
  • 9186 Visualizações
*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
Saramago assume ter sido da Mocidade
« em: Novembro 10, 2006, 11:21:29 am »
2006-11-10 - 00:00:00

Confissão: Prémios Nobel desvendam passado
Saramago e Grass ligados ao fascismo

Os escritores José Saramago e o alemão Günter Grass, ambos prémios Nobel de Literatura, em 1998 e 1999, respectivamente, estiveram ligados aos regimes fascistas dos seus países.

Günter Grass confessou que se alistou nas SS hitlerianas. Saramago integrou a Mocidade Portuguesa  
Se no caso de Grass a confissão consta mesmo das páginas da sua autobiografia, ‘Descascando a Cebola’, em relação a Saramago a revelação chegou numa entrevista a um jornal brasileiro concedida a propósito de ‘As Pequenas Memórias’, a sua autobiografia, a lançar no próximo dia 16.

Apesar de em momento algum do livro assumir que esteve ‘ligado’ ao regime de Salazar, ao jornal ‘Estado de S. Paulo’, Saramago revelou: “Chegou a hora de fazer a minha confissão: Eu pertenci à juventude salazarista, que se chamava Mocidade Portuguesa. Pertencíamos todos: alunos da instrução primária, do ensino secundário, do ensino superior, todos sem excepção. Era, por assim dizer, automático”. E acrescentou: “Digo no livro como consegui escapar a usar o fardamento e creio que essa foi a minha primeira vitória contra o fascismo. Mais não podia fazer”.

Grass, que a semana passada esteve em Lisboa, fez ontem o seu ‘mea culpa’ numa carta publicada no jornal israelita ‘Haaretz’.

“Era jovem e não procurei questionar. Em vez disso, acreditei cegamente que a Alemanha, até à sua capitulação incondicional, tinha razões para fazer a guerra e foi por isso que segui o caminho de centenas de milhar de alemães da minha idade”, escreveu.

"O MEU DESTINO NÃO ERA AQUELE"

O episódio da Mocidade Portuguesa (em 1936) surge na pág. 143 de ‘As Pequenas Memórias’: “Mandado com os meus colegas ao Liceu de Camões, onde se faria distribuição das fardas verdes e castanhas da Mocidade Portuguesa, arranjei maneira de nunca sair do fim da fila, que se prolongou até à rua, e ainda lá estava quando um graduado (assim lhe chamavam) veio avisar que se tinham acabado os fardamentos. Houve nas semanas seguintes mais umas quantas distribuições de barretes, camisas e calções, mas eu, com alguns outros, sempre fui de civil às formaturas, contrariadíssimo nas marchas, e inabilíssimo no manejo de arma, perigosíssimo no tiro ao alvo. O meu destino não era aquele”.

Luís F. Silva

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... l=13&p=200

Na véspera tinha dado mais uma de Iberismo:

"A MAIOR AUTONOMIA DE ESPANHA"

Podemos, sem que nos acusem de falta de patriotismo, pensar que a nossa missão histórica terminou. As civilizações acabam, os países desaparecem e nós já levamos quase 900 anos disto. Vivemos os Descobrimentos e depois a decadência. Somos capazes de fogachos: o 5 de Outubro foi um, o 25 de Abril foi outro. Vivemos numa dependência total de tudo e de todos. Sobre essa história da integração de Portugal em Espanha... bem, os espanhóis estão por toda a parte, mas antes deles eram os norte-americanos e antes eram os ingleses. A questão é se Espanha estaria interessada porque, a acontecer, o que mudava? O que tínhamos a perder? Seríamos a maior autonomia de Espanha!”

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... &id=220492
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10723
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 11, 2006, 10:17:50 am »
Atenção: Saramago é apenas um escritor. Essa profissão não transforma as palavras que diz em verdades.
Não se pode dar essa importância ao homem.
Ele quer que Portugal morra, como aliás todos os comunistas, uma vez que ao serem rejeitam a realidade em que vivem, em vez de a melhorar.
E é ridículo, considerar o 5 de Outubro e o 25 do A como fogachos de um país.
As palavras de Saramago apenas reforçam a identidade de quem é quem e suas agendas políticas. Há que os travar. E ainda tenho cá para mim que o sangue que não se derramou em 1974 e 1975 ainda o possa a vir a ser no futuro.

Já agora, a Juventude Comunista foi ilegalizada na República Checa. Excelente medida higiénica.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 11, 2006, 11:06:37 am »
Citação de: "Luso"

Já agora, a Juventude Comunista foi ilegalizada na República Checa. Excelente medida higiénica.

ó amigo luso,já tinha ouvido falar nisso..não me pode dar o link da noticia ou onde a foi arranjar...
muito obrigado

*

P44

• Investigador
  • 20955
  • Recebeu: 7077 vez(es)
  • Enviou: 8091 vez(es)
  • +8129/-13119
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 13, 2006, 01:29:39 pm »
Meus Deus, quanta demagogia barata !

Então vcs não sabem que era obrigatório pertencer á Mocidade Portuguesa?????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 13, 2006, 02:15:38 pm »
Citação de: "P44"
Meus Deus, quanta demagogia barata !

Então vcs não sabem que era obrigatório pertencer á Mocidade Portuguesa?????

Sim aqui o pessoal sabe isso...

Encontrei isto,bastante interessante:

The Communist Party of Czechoslovakia, in Czech and in Slovak: Komunistická strana Československa (KSČ) was a political party in Czechoslovakia that existed between 1921 and 1992. In the Act on Lawlessness of the Communist Regime and Resistance against It, (passed 1993), the Communist Party of Czechoslovakia was declared a condemnable and criminal organization.

http://en.wikipedia.org/wiki/Communist_ ... hoslovakia

Sem dúvida um exemplo a seguir em Portugal

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 13, 2006, 04:31:35 pm »
Citação de: "Pantera"
The Communist Party of Czechoslovakia, in Czech and in Slovak: Komunistická strana Československa (KSČ) was a political party in Czechoslovakia that existed between 1921 and 1992. In the Act on Lawlessness of the Communist Regime and Resistance against It, (passed 1993), the Communist Party of Czechoslovakia was declared a condemnable and criminal organization.

http://en.wikipedia.org/wiki/Communist_ ... hoslovakia

Sem dúvida um exemplo a seguir em Portugal

Ó Pantera, foi abolido e nunca mais se falou disso porque nunca mais se falou da Checoslovaquia.

Se for a ver, verá que existe um partido comunista na República Checa e outro na Eslováquia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Communist_ ... f_Slovakia
http://en.wikipedia.org/wiki/Communist_ ... nd_Moravia

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 13, 2006, 05:48:48 pm »
bem mas que tristeza,não percebo como se pode permitir um partido politico com uma ideologia que tanto matou na humanidade :?

*

RedWarrior

• 235
  • +0/-1
    • http://rouxinol.blogspot.com/
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 14, 2006, 08:27:14 pm »
não percebo como se pode permitir um partido politico com uma ideologia que tanto matou na humanidade :?
Se fosse só isso que tu não percebes...

Citação de: "luso"

Só assim se percebe a ida do Azraael.
A primeira vítima de todas as guerras é a verdade

*

komet

• Investigador
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 14, 2006, 10:35:35 pm »
Só assim se percebe a ida do Azraael.

E da malta nazi que aparecia de vez em quando. Nada se perdeu pois não?  :wink:
"History is always written by who wins the war..."

*

RedWarrior

• 235
  • +0/-1
    • http://rouxinol.blogspot.com/
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 14, 2006, 11:53:45 pm »
Citação de: "komet"
E da malta nazi que aparecia de vez em quando. Nada se perdeu pois não?  :wink:

Estou receptivo a discutir ideias seja com quem fôr. Respeito quem não esteja, apenas não posso aceitar que essas pessoas depois se digam mais democráticas do que eu.
A primeira vítima de todas as guerras é a verdade

*

P44

• Investigador
  • 20955
  • Recebeu: 7077 vez(es)
  • Enviou: 8091 vez(es)
  • +8129/-13119
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 16, 2006, 08:29:41 am »
bem mas que tristeza,não percebo como se pode permitir um partido politico com uma ideologia que tanto matou na humanidade :?

Tás sentado?

Prepara-te para mais um desgosto...

http://www.cpusa.org/

Vê lá tu que até o País que tanto admiras te deixou mal...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Pantera

• Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 16, 2006, 08:46:06 am »
Citação de: "P44"

Tás sentado?

Prepara-te para mais um desgosto...

http://www.cpusa.org/

Vê lá tu que até o País que tanto admiras te deixou mal...

sim já sabia que havia partidos comunistas na América,mas também existe partidos nazis,por isso...Não têm qualquer poder lá,e isso é o que importante.Só mesmo democracias fracas é que podem permitir que esses tipo de partidos possa ter tantos votos e representações parlamentares.Aqueles que votam nos comunistas deviam viver segundo as leis deles,regimes de morte e destruição

*

Viriato1143

• Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 17, 2006, 10:31:34 pm »
Mocidade Portuguesa,grande escola de virtudes que ainda devia existir neste país.Este pessoal de esquerda gosta e que os putos ocupam casas e que fumem as suas grandes ganzas e que as miudas fazem abortos a vontade,estas coisas e que os comunistas gostam.... E agora e que se começa saber as barbaridades que os sovieticos cometeram na 2 guerra mundial e nao so,a propia historia da segunda guerra mundial foi manipulada pelos sovieticos e pelos E.U.A...

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 18, 2006, 12:40:10 am »
Citação de: "Viriato1143"
Mocidade Portuguesa,grande escola de virtudes que ainda devia existir neste país.Este pessoal de esquerda gosta e que os putos ocupam casas e que fumem as suas grandes ganzas e que as miudas fazem abortos a vontade,estas coisas e que os comunistas gostam.... E agora e que se começa saber as barbaridades que os sovieticos cometeram na 2 guerra mundial e nao so,a propia historia da segunda guerra mundial foi manipulada pelos sovieticos e pelos E.U.A...

Tens razão, o Hitler era um santo e o Salazar o seu sacristão....tudo gente fina. Mas quanta desfaçatez, que pseudo democratas, irra que metem nojo. Que gentalha.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10723
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 18, 2006, 10:55:20 am »
Onde é que é dito que o Hitler era um santo, JLRC?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...