Fabio, os critérios de entrada para as Tropas Especiais em Portugal são...digamos muito suaves. Como eu já disse antes, grande parte dos militares das Tropas Especiais nem sequer consegue passar nas provas para entrar para PSP/GNR. Antigamente a coisa era fácil, a maior parte entrava apenas com a 4ª classe/9º ano. Agora que as exigências aumentaram e a qualidade/quantidade dos militares das Tropas Especiais diminuiu, é bastante mais problemático eles entrarem. Como já disse, a grande parte dos meus camaradas só tinham o 8/9º ano (à 10 anos atrás).
Depois de te tornares pronto, dependendo de onde ficares, tu terás ou não oportunidade de manteres essas capacidades fisicas que ganhas-te durante a formação militar. Tinha camaradas que o máximo de desporto que tinham, era fazer umas sessões de musculação no ginásio e levantar as canecas de cerveja...
Ser antigo membro de uma unidade das Tropas Especiais significa que a pessoa tem obrigação de ter maior capacidade fisica e psicológica que os demais, não quer dizer que tenha a capacidade intelectual ou as caracteristicas psicológicas ideias para ser policia/guarda.