Claro que não vale a pena, nem em 2008 valia, mas depois já se re-activou (afinal sempre serviram para mais 2 anos, sempre foi possivel, os custos eram viáveis ou por motivos de força maior... ), para desactivar novamente (anda-se a brincar aos Helicópteros, custos, tripulações, formação e 2 anos volvidos desactivados mas com agora o problema da falta de tripulações e manutenção dos EH101 novamente a acontecer ). Os Particulares com o dedo político sempre interessados em alugar meios aéreos para combate a incêndios e evacuação médica, o cancro que foi a ex EMA (agora até já fazem evacuação médica, porque não o fizeram desde o inicio? ah contenção de custos :roll:


Sejamos claros. Os negócios de defesa seja aquisição ou venda de material são uma trapalhada cá no Burgo e só não vê quem não quer. Os aviões apodrecem (alguns lá aparecem nos sucateiros), os navios enchem-se de sucata e nem para desmantela-los se consegue vender, agora são afundados para criar núcleo de mergulhos sendo que novamente à que questionar o que as F.A. ganham com isso, sendo que os PUMA são apenas uma parte de todo um emaranhado que dura à décadas. POrque em Portugal "nunca à interessados" (mesmo a imprensa especializada anda sempre enganada, é tudo "furo jornalístico"), nem se faz o que o Get it disse e muito bem, custo zero com os custos associados à modernização nas OGMA (como em parte os EUA fazem na AMARG, onde fomos buscar a segunda esquadra de F16).


Após a recepção dos EH101 foi feito um estudo que avaliava em 25 milhões a conversão e 6,5 milhões a manutenção. Não era viável quando um PUMA novo andava à volta dos 16 milhões de USD,
e quanto é assinado um contrato em Fevereiro de 2015, de 14,7 milhões de euros mais 46 milhões nos próximos 4 anos para a manutenção dos helis da protecção civi (o PUMA a 6,5 milhões dava 26 milhões de euros em 2005/2006, que mesmo com um acréscimo face à idade das aeronaves parece pouco provável que chegasse aos custos actuais
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4384401)? E quanto custou a re-activação dos Puma em 2008? E quanto custaria agora? (sim, também acho que actualmente seria difícil, mas não em 2005 ou 2010). Vamos falar de números e de custos de formação e manutenção, porque vendo os números disponíveis fica a sensação não apenas dos custos superiores dos helicópteros da protecção civil mas de que toda esta historia, principalmente até 2010/2011, tem algo de profundamente errado e que alguém tem tentado "tapar o sol com a peneira". :roll:


Cumprimentos