Caro G3.
A comparação entre União Soviética e Estados Unidos, é de muito mau gosto.
Não só porque um dos países ainda existe, enquanto o outro se afundou vitima do sangue da lama e da corrupção que o consumiram por dentro como um cancro.
Os americanos têm a sua quota parte de críticos entre todos. Ninguém neste forum, por exemplo, tendo embora posições que podem ser consideradas mais próximas aos Estados Unidos, se coíbe de dizer o que pensa e criticar as acções dos americanos.
Os próprios americanos são muito criticos, e entre os mais ferozes criticos da actual administração americana encontram-se uma maioria de, imagine, americanos.
A União Soviética foi uma cruel ditadura cleptocratica, em que o Partido Comunista, era apenas um organismo destinado a roubar e a alimentar a nomenklatura soviética, enquanto o povo vivia na miséria, miséria escondida por um sistema onde uma moeda sobrevalorizada dava a impressão de fartura de salário, sendo que não havia nada para comprar nas lojas.
É um eufemismo a afirmação de que na URSS não havia coisas nas lojas, mas as pessoas tinham muito dinheiro para as comprarem.
O que acontecia era que de facto a moeda não valia nada, e a URSS era um país artificialmente rico, que na realidade nunca deixou de ser miserável.
Quando a URSS acabou, quando a lama lhe começou a entrar pela boca e a sufocou, o PC da URSS sofreu uma metamorfose e transformou-se no que hoje conhecemos como Máfia Russa.
Esta máfia, disfarçada de partido que geria a URSS, foi a mais criminosa clique de bandido, assassinos e criminosos na história de humanidade.
Mais de 30.000.000 (trinta milhões) de russos foram assassinados às mãos do partido e para gloria do Estado Soviético.
Qualquer comparação entre os incriveis crimes cometidos pela clique de criminosos soviéticos e os Estados Unidos, é não só de mau gosto, como é demonstrativa ou de desconhecimento, ou então de desonestidade intelectual.
E com isto, nem digo que tudo na URSS tenha sido mau. Na verdade, não há nenhum regime ditatorial - por muito que nos custe - que não tenha tido os seus pontos positivos. Hitler e Estaline, compartilham também esse departamento, embora o Hitler por ter tido menos tempo tenha praticamente apenas feito coisas más, e não tenha dado importância nenhuma ao departamento das coisas boas.
Mas vai uma grande distância, entre admitir que o sistema soviético teve algumas vantagens, e fazer qualquer tipo de comparação com os Estados Unidos, em termos economicos, sociais, militares ou outros.
cumprimenots