Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #360 em: Abril 11, 2015, 08:11:21 pm »
Citação de: "mafets"
http://www.aereo.jor.br/2015/04/11/suspenso-o-uso-de-aeronaves-da-fab-para-deslocamento-de-autoridades-aos-domicilios/
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NOTA DO PODER AÉREO: o uso de jatos e outras aeronaves da FAB (notadamente do GTE – Grupo de Transporte Especial) por autoridades para ir e voltar de seus domicílios de origem não deveria ser apenas suspenso – palavra que denota ação restrita no tempo, podendo-se voltar à situação anterior – mas proibido de uma vez. Essas aeronaves deveriam, de uma vez por todas, ter o seu uso restrito, única e exclusivamente, para autoridades da administração federal em viagens a trabalho, algo que é considerado importante num país do tamanho do Brasil. Além disso, esse uso precisa ser bem regulamentado, pois já foram noticiadas “maquiagens” de viagens oficiais para fins de campanha eleitoral.

Enfim, perde-se uma boa oportunidade de, ao invés de apenas suspender uma prática prevista em decreto anterior mas que se mostrou perniciosa (devido ao uso excessivo, perdulário e muitas vezes distorcido), aboli-la de uma vez por todas e também tornar mais definidos os limites para o uso dessas aeronaves, que devem ser vistas como ferramentas de trabalho e não como privilégios.
Imagino se fosse um português a escrever esta matéria... :G-beer2:

Se um jornalista português escrevesse tal matéria nos faria um grande favor.
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #361 em: Abril 11, 2015, 08:45:55 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Se um jornalista português escrevesse tal matéria nos faria um grande favor.
Não é preciso que voçes Brasileiros "têm lhe dado bem"...  :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #362 em: Abril 11, 2015, 11:57:08 pm »
É caro sustentar a corte...
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #363 em: Abril 13, 2015, 08:49:36 pm »
http://www.cavok.com.br/blog/gripen-ng-br-ministerio-publico-federal-abriu-inquerito-para-apurar-alta-no-valor-pago-pelos-cacas/
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O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar suspeitas de irregularidades na compra de 36 caças Gripen pelo Brasil por US$ 5,4 bilhões. O valor final do contrato, assinado em outubro de 2014, é US$ 900 milhões maior que o previsto na proposta inicial apresentada pela fabricante, a sueca Saab.

O inquérito, conduzido pelo Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal de Brasília, tem prazo de duração de um ano e pode ser objeto de uma ação civil que peça a anulação do contrato e o ressarcimento aos cofres públicos de pagamentos já realizados.

Display é novidade
O display não existe em nenhuma das versões do jato que a companhia sueca desenvolve desde 1980. Pilotos da Força Aérea sueca ouvidos pelo G1 afirmam que não confiam neste tipo de tela, porque podem perder informações.

Apenas um avião de combate no mundo, o norte-americano F-35 Lightning II, possui uma tela como a exigida pelo Brasil e que será desenvolvida pela empresa AEL Sistemas, do Rio Grande do Sul.

À AEL, o MPF solicitou cópias de contratos com valores superiores a R$ 1 milhão entre os anos de 2010 e 2015, contratos de pagamentos envolvendo 8 pessoas ligadas à Aeronáutica e também informações sobre a capacidade da AEL de desenvolver o display panorâmico e a parceria com a construtora sueca Saab.

A Saab disse que está ciente da investigação. “É nosso princípio apoiar o sistema legal com respostas, caso haja perguntas. Se obtivermos um pedido oficial do MPF ou de outra autoridade, iremos auxiliar com o que for possível”, afirmou.

Em entrevista ao G1 na Suécia em novembro passado, o CEO e presidente da Saab, Hakan Buskne, alegou que “basicamente [o preço subiu] devido aos pedidos do cliente. Nós oferecemos algo e eles fizeram novos pedidos, como o Wide Area Display [WAD, um display panorâmico]”.

Procurada pelo G1, a AEL não se pronunciou até a publicação da reportagem.

A investigação civil tem como finalidade apurar a suspeita de ligação de militares da reserva e da ativa da Aeronáutica com a AEL Sistemas. Além do inquérito civil, tramita correlacionado um procedimento criminal que apura os mesmos fatos.

O procurador Anselmo Lopes, que investiga o caso, solicitou à Saab, à FAB e à AEL informações e cópias de contratos, troca de e-mails, relatórios e demonstrativos financeiros sobre a transação que envolve a compra do caça Gripen.

O MPF pediu também a cópia de fichas de cadastro da Aeronáutica de seis brigadeiros, entre eles o ex-comandante da Força, brigadeiro Juniti Saito, que deixou o cargo em janeiro.

Um ofício foi enviado à Saab requisitando cópia dos contratos com a FAB e a AEL sobre a compra dos caças com perguntas sobre as razões do reajuste do valor, as exigências feitas pelos militares para os jatos brasileiros e os custos do Wide Display.

O MPF também ouvirá 21 pessoas, entre funcionários e diretores da Saab e da AEL, além de aviadores da FAB envolvidos na transação, para entender o contrato.
Mais pormenores sobre a investigação. SAAB, FAB e AEL, além de 6 Brigadeiros da Aeronautica, bem como dúvidas sobre a capacidade do WAL e da capacidade da AEL o desenvolver. Noticias vindas totalmente do Brasil, que alegam inclusive que o contrato pode ser cancelado e os pagamento já feitos devolvidos ao cofres públicos. :roll:


 :G-beer2:
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Get_It

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #364 em: Abril 13, 2015, 09:31:03 pm »
Alguém sabe se esses chicos espertos, que resolveram mamar à custa do programa do Gripen, estão a utilizar Portugal para lavar o dinheiro? É que senão colocasse já uma bandeira portuguesa no protótipo e dizemos que fazemos parte do projecto.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #365 em: Abril 13, 2015, 10:23:53 pm »
Citação de: "Get_It"
Alguém sabe se esses chicos espertos, que resolveram mamar à custa do programa do Gripen, estão a utilizar Portugal para lavar o dinheiro? É que senão colocasse já uma bandeira portuguesa no protótipo e dizemos que fazemos parte do projecto.

Cumprimentos,

 Você tem toda razão, até hoje não suporto a ideia do projeto KC-390 ostentar a bandeira lusa e argentina abaixo da brasileira. Isso vai dar um azar...  :roll:  :roll:

Enquanto isso aqui deste lado do Atlântico...

 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #366 em: Abril 13, 2015, 10:26:05 pm »
Até 2019 tenho muito tempo para beber guarana e comer feijoada enquanto espero sentado, para não me cansar, que o primeiro gripen ng voe. Quanto a apostar não jogo, muito menos no jogo do bicho. Além disso a minha alma só desespera com a ignorância e a elitracia de um conjunto de inconsequentes do outro lado do atlântico, que acham que debater é lember botas dos políticos que tomaram decisões que condenam a fab a voar em caças com projecto de 1964, e que tiveram as primeiras entregas em 1975, pelo menos mais 5 anos segundo o novo cronograma (se não existirem mais atrasos ou problemas). E continuarei a fazê-lo, porque a parte correcta da fab e dos brasileiros não merecem que três estarolas, sem educação nem argumentos os arrastem para a lama a defender o sexo dos anjos e virtualismos barrocos falsos e irrealistas, desmentidos pela maioria dos média brasileiros. :roll:

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #367 em: Abril 13, 2015, 10:56:47 pm »
Uma pergunta  aos colegas brasileiros?

A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes.
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

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Johnnie

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #368 em: Abril 14, 2015, 12:09:14 am »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Uma pergunta  aos colegas brasileiros?

A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes.

Se falhar a cadeia logística canibaliza-se nada de novo  :mrgreen:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #369 em: Abril 14, 2015, 02:56:25 am »
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "Bravo Two Zero"
Uma pergunta  aos colegas brasileiros?

A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes.

Se falhar a cadeia logística canibaliza-se nada de novo  :|  :|
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #370 em: Abril 14, 2015, 03:07:08 am »
Não vejo canibalização aqui, vocês veem???



"A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes."


Acho que isso deve ajudar a responder seu questionamento:

"O custo de hora de voo está dentro dos parâmetros esperados para uma aeronave da categoria do AH-2 Sabre (Mi-35M) e todos os requerimentos de peças e/ou componentes foram atendidos pelo fabricante. Jamais houve falta de peças, ou de suprimento de qualquer ordem. A operacionalidade do esquadrão é de 6 aeronaves em rampa para três em reserva (0,67%), sendo possível aumentar a disponibilidade para sete aeronave em qualquer situação (0,77%). No caso de uma emergência não seria impossível o apronto das nove aeronaves, ou seja, de se ter todas elas disponíveis (100%)."

Mais informações recomendo este link:

http://portaldefesa.com/3360-ah-2-sabre-o-trovao-alado/
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #371 em: Abril 14, 2015, 10:45:06 am »
Citação de: "Vitor Santos"
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "Bravo Two Zero"
Uma pergunta  aos colegas brasileiros?

A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes.

Se falhar a cadeia logística canibaliza-se nada de novo  :|  :mrgreen:  :roll:  :roll:
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #372 em: Abril 14, 2015, 11:17:29 am »
Citação de: "mafets"
E Falta de peças é algo que nunca se colocou na FAB... :roll:

Falei na canibalização pois sei de fonte segura ser pratica comum, mas pronto estes dois foristas sabem mais do que os que por lá andam...
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Bravo Two Zero

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #373 em: Abril 15, 2015, 12:24:08 am »
Citação de: "Vitor Santos"
Não vejo canibalização aqui, vocês veem???



"A manutenção e cadeia de sobressalentes para os Mi-35M4/AH-2 da FAB tem sido normal?
Digo isso pois os produtos russos tem uma fama de demoras na aquisição de sobressalentes."


Acho que isso deve ajudar a responder seu questionamento:

"O custo de hora de voo está dentro dos parâmetros esperados para uma aeronave da categoria do AH-2 Sabre (Mi-35M) e todos os requerimentos de peças e/ou componentes foram atendidos pelo fabricante. Jamais houve falta de peças, ou de suprimento de qualquer ordem. A operacionalidade do esquadrão é de 6 aeronaves em rampa para três em reserva (0,67%), sendo possível aumentar a disponibilidade para sete aeronave em qualquer situação (0,77%). No caso de uma emergência não seria impossível o apronto das nove aeronaves, ou seja, de se ter todas elas disponíveis (100%)."

Mais informações recomendo este link:

http://portaldefesa.com/3360-ah-2-sabre-o-trovao-alado/

Obrigado pela pronta resposta.
Afinal parece que não fui mal interpretado, e acho que a questão era válida. Pelo que se ouve e lê, quase todos queixam-se da cadeia logística dos produtos russos.
Ainda bem para a FAB
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #374 em: Abril 15, 2015, 09:59:45 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/04/15/notas-da-fab-e-embraer-sobre-parceria-com-a-saab-para-producao-do-gripen-ng-no-brasil/
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Quinze aviões serão totalmente fabricadas no Brasil. Treze serão fabricadas na Suécia com a participação de brasileiros e oito serão fabricadas por brasileiros na Suécia, sob supervisão, no chamado “on the job training”. A Embraer anunciou que será responsável por trabalhos na área de desenvolvimento de sistemas, integração e testes de voo. As duas empresas trabalharão juntas, ainda, no desenvolvimento da versão para dois pilotos do Gripen NG. Das 36 unidades para a FAB, oito devem ter essa característica.

Ainda este ano, uma equipe de engenheiros e técnicos da Embraer será enviada para a Suécia a fim de realizar o treinamento inicial na manutenção e no trabalho de desenvolvimento do Gripen NG. Será construído ainda um centro de engenharia na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) para apoiar as operações dos caças Gripen NG da FAB.

Financiamento

Mais cedo, o Ministro da Defesa havia afirmado que os ajustes fiscais do governo não devem afetar o projeto de aquisição dos caças. “O desembolso do orçamento da união este ano é muito pequeno, da ordem de 18 milhões de reais”, afirmou. Segundo ele, o foco atual é a assinatura do contrato de financiamento, para pagamento das aeronaves a médio e longo prazo.



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