Fico cada vez mais incrédulo a cada post que leio neste tópico. Moram aqui muitas alminhas embebidas no romancismo nacionalista, que é na minha opinião uma fuga para as suas frustrações pessoais. Há pessoas que nunca fizeram nada do que se orgulhar, então orgulham-se de serem portugueses e passam a apropriar-se de feitos heróicos da nossa história que lhes preenchem aquela lacuna no ego, onde deviam morar os seus feitos pessoais e não os feitos dos outros.
"O nacionalismo é uma doença infantil. É o sarampo da humanidade" Albert Einstein
Mas um país não são as pessoas?
Nao... um pais e' uma divisao administrativa...
Concordo, um país é somente uma divisão administrativa. Mas ao alimentarmos o romancismo como sentimento de pertença, podemos vir a fazer afirmações do género...
A nação portuguesa, que é um grupo de pessoas com uma determinada forma de ver o mundo e sentir as realidades
Dentro dessa divisão administração, residem pessoas. Uma pessoa caracteriza-se pela sua individualidade, isto implica sentir as realidade de forma diferente e ver o mundo de forma diferente.
Ou...
Você confunde esses conceitos, porque em Poirtugal temos uma realidade única, que é a confluência entre as fronteiras da Nação e a fronteira do Estado.
Ou seja, segundo o Papatango, a homogeneidade que caracteriza uma nação é visível mal atravessamos o traçado, isto porque, a lingua é o factor que por excelência define a Nação. Mas cá dentro, por exemplo, um caso onde essa homogeneidade se perde com a existência de uma outra
língua,e sempre que descemos o nosso padrão de identificação cultural conseguimos encontrar coisas que distinguem os próprios portugueses...então onde é que fica definida a Nação? Qual o grau de pertença ?? Será a aldeia ?? a região ?? a fronteira administrativa ??
Na minha opinião nem será isso, com a crescente globalização, acabaram as nações, porque acabaram as diferenças culturais ligadas à geografia.
Diversidade cultural, quer dizer que coisas que você acha normais, são consideradas por outras culturas como ofensivas.
Se assim o fôr então essa fronteira será muito mais além de Portugal, ela englobaria todos os países "ocidentalizados" que vivem numa democracia representativa, num Estado liberal e laico..etc..
É por causa disso que as nações têm dificuldade em viver em comum
Nesse caso a UE é uma nação ( as 4 liberdades ).
Trata-se de harmonizar os costumes, determinando para as parcelas mais pequenas a utilização dos usos e costumes de uma parcela maior (é mais fácil que ao contrário).
Então mas as parcelas mais pequenas não deviam ser também nações?? Como defines a regra?? Não nos deviamos harmonizar com Espanha??
Mas não podem ser misturadas num "melting pot" em que perdem definitivamente a sua identidade.
Já vais atrasado...
A riqueza do mundo é a sua diversidade.
E eu acrescentaria, a sua diversidade individual
Os nacionalismos é que destroem a diversidade ao tentarem homogeneizar o pensamento, comportamento e costumes de um indivíduo consoante o espaço geográfico que este ocupa. Há quem pense que o "melting pot" conduz a uma só cultura, mas eu não concordo, ele conduz à individualização da cultura e à respectiva desenraização geográfica. Isto na minha opinião é um factor positivo, é um garante da liberdade de escolha e da não descriminação.
Eu sou nacionalista, como espero que você seja e todos os portugueses que se prezam.
Nesse caso, não sou português que se preze, isso não me ofende, eu não escolhi ser português.