Seria assim tão dificil projectar um jipe novo em Portugal, partindo do antigo projecto do UMM?
Sinceramente não me parece, acho que pegando numa equipa de 10 engenheiros electromêcânicos e mais uns 20 mecânicos e metalurgicos seria possivel adaptar o antigo projecto do UMM às necessidades de hoje. Há pequenas empresas de tuning com não muitos engenheiros e muito menos recursos a fazer coisas bastante engrassadas com modelos antigos.
Bastava que alguém definisse as caractiristicas e necessidades a serem cumpridas pelo novo modelo, partindo do modelo antigo e olhando para o que é feito em modelos recentes (e esta informação está bastante acessivel) faziam-se as devidas modificações, o motor teria de comprado no exterior obviamente o mesmo para a caixa de velocidades e restante transmissão tudo o resto podia cá ser feito. Acho que ao se partir de um projecto já existente o investimento em engenharia não seria assim tão avultado, e não duvido de que se conseguissem bons resultados. O resto era fabricação.
Claro que não Edu, mas em 95, já não sei se foi o cavaco se foi o guterres preferiram enterrar de vez a UMM quando entregou centenas de Jipes da GNR, esses patróis que por ai se vem à nissan, fabricados em espanha, em vez de apoiar a UMM, que estava a fazer um novo projecto de jipe.
Era este o protótipo:

Foram fabricados ainda uns 3 ou 4 deste modelo.
Grande máquina.
É assim que se destroi a industria nacional.
Cumprimentos.