Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Lightning

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3705 em: Abril 28, 2015, 09:41:59 pm »
Citação de: "ICE 1A+"
Hoje
 Foram 150, podiam ser 900 se o ferry fosse cheio
 Teríamos capacidade de resposta perante um acidente desta envergadura na nossa Zona Marítima?
 Ou rezávamos á Sr.ª d Fátima para algum navio passar nas proximidades?

E quem é que tem capacidade de resgatar 900 pessoas?
Penso que teríamos mais ou menos a mesma capacidade que os Espanhóis tiveram nesse caso, eles enviaram 2 helicópteros e 4 navios/lanchas.
Um navio com essa capacidade de transporte tem que ter salva-vidas, para manter as pessoas a salvo até à chegada dos meios de socorro, porque um tão grande numero de pessoas não dá para salvar de uma só vez, tem que ser em vagas.

Em praticamente toda a nossa responsabilidade SAR podemos usar os helicópteros EH101 e os navios que a Marinha tem em patrulhamento/SAR em alto mar, se o acidente ocorrer mais próximo da costa já será possível, em caso de necessidade, utilizar os Alouette III, os Kamov, lanchas do ISN e Policia Marítima.

E, agora que penso nisso, o Siroco tem capacidade de transporte de 900 pessoas em viagem de curta duração, por isso ai temos mais uma razão para comprar o Siroco :mrgreen: .
 

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FoxTroop

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3706 em: Abril 28, 2015, 09:44:38 pm »
Citação de: "ICE 1A+"
ASTM A 131 Grau A
Aço de baixo carbono mais utlilizado na construção naval.

Isso é um S-235, se não estou em erro. Qualquer munição AP mesmo de calibre menor (12.7mm) não terá a menor dificuldade em penetrar 15mm desse aço. Quanto ao casco interior, se não apanhar nada entre os dois cascos uma de 30mm AP também não terá problemas em perfurar o mesmo. Geralmente costuma-se usar um misto de AP com HE, pelo que "meia-dúzia" delas abrirá um belo buraco no costado de qualquer navio.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3707 em: Abril 28, 2015, 11:53:32 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ICE 1A+"
Hoje
 Foram 150, podiam ser 900 se o ferry fosse cheio
 Teríamos capacidade de resposta perante um acidente desta envergadura na nossa Zona Marítima?
 Ou rezávamos á Sr.ª d Fátima para algum navio passar nas proximidades?

E quem é que tem capacidade de resgatar 900 pessoas?
Penso que teríamos mais ou menos a mesma capacidade que os Espanhóis tiveram nesse caso, eles enviaram 2 helicópteros e 4 navios/lanchas.
Um navio com essa capacidade de transporte tem que ter salva-vidas, para manter as pessoas a salvo até à chegada dos meios de socorro, porque um tão grande numero de pessoas não dá para salvar de uma só vez, tem que ser em vagas.

Em praticamente toda a nossa responsabilidade SAR podemos usar os helicópteros EH101 e os navios que a Marinha tem em patrulhamento/SAR em alto mar, se o acidente ocorrer mais próximo da costa já será possível, em caso de necessidade, utilizar os Alouette III, os Kamov, lanchas do ISN e Policia Marítima.

E, agora que penso nisso, o Siroco tem capacidade de transporte de 900 pessoas em viagem de curta duração, por isso ai temos mais uma razão para comprar o Siroco :mrgreen: .

 Uma situação análoga foi o afundamento do MTS Oceanos em 1991:

Citar
The South African Navy along with the South African Air Force launched a seven-hour mission in which 16 helicopters were used to airlift the passengers and crew to the nearby settlements of The Haven and Hole in the Wall (32°2′0″S 29°6′36″E), about 10 km (6.2 mi) south of Coffee Bay. Of the 16 rescue helicopters, 13 were South African Air Force Pumas, nine of which hoisted 225 passengers off the deck of the sinking ship.

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3708 em: Abril 29, 2015, 12:30:15 am »
Citação de: "FoxTroop"
Citação de: "ICE 1A+"
ASTM A 131 Grau A
Aço de baixo carbono mais utlilizado na construção naval.

Isso é um S-235, se não estou em erro. Qualquer munição AP mesmo de calibre menor (12.7mm) não terá a menor dificuldade em penetrar 15mm desse aço. Quanto ao casco interior, se não apanhar nada entre os dois cascos uma de 30mm AP também não terá problemas em perfurar o mesmo. Geralmente costuma-se usar um misto de AP com HE, pelo que "meia-dúzia" delas abrirá um belo buraco no costado de qualquer navio.

O aço certificado, para construção naval,  pela sociedades classificadoras vem com as marcas   A    que tem carateristicas físicas aproximadas com o  S-235 e     AH32, DH32, EH32, AH36,   DH36, and  EH36   que se assemelham ao  S- 275    e   S-355


The 32 grades have yield strength of 45,500 psi (315 MPa), and ultimate tensile strength of 64,000 - 85,000 psi (440-590 MPa).

The 36 grades have yield strength of  51,000 psi (355 MPa), and ultimate tensile strength of 71,000 - 90,000 psi (490-620 MPa).


 Mas não tenho dúvida nenhumas,   que uma munição abra um buraco no casco de um navio , qualquer tronco de madeira à deriva que bata num navio  abre um rombo no casco.
 

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Lightning

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3709 em: Abril 29, 2015, 12:55:31 am »
Citação de: "ICE 1A+"
Mas não tenho dúvida nenhumas,   que uma munição abra um buraco no casco de um navio , qualquer tronco de madeira à deriva que bata num navio  abre um rombo no casco.

Pois nem é feito com essa intenção  :wink: .
Mas e um navio militar como uma Fragata é construída com outro tipo de aço, ou algo que lhe permita ser mais resistente?
Tendo sempre em mente que, penso eu deve ser improvável, não vamos pedir que uma Fragata seja blindada ao nível de um carro de combate.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3710 em: Abril 29, 2015, 06:07:07 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ICE 1A+"
Mas não tenho dúvida nenhumas,   que uma munição abra um buraco no casco de um navio , qualquer tronco de madeira à deriva que bata num navio  abre um rombo no casco.

Pois nem é feito com essa intenção  :wink: .
Mas e um navio militar como uma Fragata é construída com outro tipo de aço, ou algo que lhe permita ser mais resistente?
Tendo sempre em mente que, penso eu deve ser improvável, não vamos pedir que uma Fragata seja blindada ao nível de um carro de combate.


Sim os navios militares são construidos com outros tipos de aço.  ou ligas de aço
 
 http://www.arcelormittalna.com/plateinformation/documents/en/Inlandflats/ProductBrochure/ARCELORMITTAL%20ARMOR.pdf
 
 http://www.ewp.rpi.edu/hartford/~ernesto/F2014/MPT/MaterialsforStudents/Patella/Czyryca1993-Advances-LCHSSteels.pdf

  Composição:   ARMOR PLATE STEEL HY-80:
  http://www.mil-spec-industries.com/images/4/images/ARMOR%20PLATE%20STEEL%20-%208%20INCH%20MAX.%20-%20HY-80.pdf

     HY-100  na Marinha Australiana
   
 http://dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/a209135.pdf
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3711 em: Abril 29, 2015, 10:51:06 am »
Eu lembro-me do Chaimites dizer que os NPO tinha exactamente aço específico para navios militares.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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ICE 1A+

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3712 em: Abril 29, 2015, 12:48:44 pm »
Há dezenas de ligas de aço  estas que referi são as que estão certificadas e  garantidas para uso, pelas sociedades certificadoras.
  A engenharia de materiais  tem evoluído muito.
  E novas ligas estão sempre a aparecer.
 
  Imagino o que  ainda estará escondido para o uso público!
   
  Este foi desenvolvido  para fabricar  bombas do tipo   Bunker Buster  pela USAF e  Hellwoond National Forge
 
  https://data.epo.org/publication-server/pdf-document/EP04704052NWB1.pdf?PN=EP1594997%20EP%201594997&iDocId=7218467&iepatch=.pdf


 PS:  É aqui que se diferencia o made in USA ou UE   do made in China
   A engenharia de materiais na China ainda esta um passo atrás.
 
  É  a diferença de um navio durar 20, 30, ou 40 anos!  :G-beer2:
 

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diogo13350

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3713 em: Maio 17, 2015, 06:34:48 pm »
Pessoal já que as corvetas estão ser desmanteladas para serem substituídas  pelos NPO porque não colocar os canhões de 100mm das corvetas nos novos NPO?
 

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nelson38899

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3714 em: Maio 17, 2015, 08:06:49 pm »
Citação de: "diogo13350"
Pessoal já que as corvetas estão ser desmanteladas para serem substituídas  pelos NPO porque não colocar os canhões de 100mm das corvetas nos novos NPO?

Exigem muita gente para as operar e como tal, ficaria complicado para a marinha arranjar pessoal para todos os novos navios que vão entrar em função-
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3715 em: Maio 18, 2015, 10:21:10 am »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "diogo13350"
Pessoal já que as corvetas estão ser desmanteladas para serem substituídas  pelos NPO porque não colocar os canhões de 100mm das corvetas nos novos NPO?

Exigem muita gente para as operar e como tal, ficaria complicado para a marinha arranjar pessoal para todos os novos navios que vão entrar em função-
São peças que até à versão de 1968 operam com 2 tripulantes, sendo as restantes totalmente automáticas. Pesa 22 toneladas, exige perfuração do casco e os sensores de controle de fogo correspondentes: http://en.wikipedia.org/wiki/French_100_mm_naval_gun
Citar
Versions[edit]
Over the years, the 100 mm turret went through several improvements, notably bringing more reliable operation and increased firing rate, new ammunition optimized to shoot down missiles, and compatibility with modern firing computers. Three main versions of French 100mm guns can be cited:

modèle 53: the first shell had to be fed manually, with subsequent shots taking advantage of recoil to load automatically, firing at up to 60 rounds per minute. Employs electro-mechanical fire control, with two manual command stations on the front of the turret. The modèle 64 is a direct offspring of the 53, with a 78 round/min rate of fire. This version can be connected to modern firing computers.
modèle 68 In this model, the turret was lightened and can load the first round automatically, but rate of fire is reduced back to 60 rounds per minute. This version may operate unmanned with only one manual station remaining as a backup. This version was later improved to the CADAM standard (Cadence Améliorée, "improved rate of fire"), restoring the 78 rounds/min rate of fire. A derivative is the modèle 100 TR (used on the La Fayette class frigates), mechanically similar to the 68, but with a stealth armour. The manual control has been removed.





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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3716 em: Maio 21, 2015, 11:08:09 am »
Interessante a pagina do Face do NRP Viana do Castelo. Para quem não conhece aqui fica: https://www.facebook.com/NRPVianaDoCastelo?fref=ts







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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3717 em: Maio 21, 2015, 04:07:41 pm »
Aa Oto-melada de 76mm, segundo nos informou em tempos o nosso saudoso Chaimites (que Deus o tenha), dava para instalar no NPO2000. Quanto à peça de 100mm não sabemos se seria possível sem grandes modificações.

Mas quanto a mim a classe Viana do Castelo nem precisaria de algo tão grande, uma peça Boffors de 57mm seria o ideal, mesmo uma single fast forty já seria muito bom.

Alguém aqui no fórum nos conseguiria elucidar que sensores extra seriam ou não precisos para cada uma destas peças?
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3718 em: Maio 21, 2015, 04:29:28 pm »
Os NPO Só conseguem levar uma peça de armamento à avante?

Ou em caso extremo de o termos de armar ele tem modularidade suficiente para levar mais armamento? E já agora, existe algum planeamento onde mostra qual o extremo em termos de armamento que se consegue levar o NPO?
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3719 em: Maio 21, 2015, 04:34:03 pm »
Citação de: "Edu"
Aa Oto-melada de 76mm, segundo nos informou em tempos o nosso saudoso Chaimites (que Deus o tenha), dava para instalar no NPO2000. Quanto à peça de 100mm não sabemos se seria possível sem grandes modificações.

Mas quanto a mim a classe Viana do Castelo nem precisaria de algo tão grande, uma peça Boffors de 57mm seria o ideal, mesmo uma single fast forty já seria muito bom.

Alguém aqui no fórum nos conseguiria elucidar que sensores extra seriam ou não precisos para cada uma destas peças?
Isso está uns tópicos atrás. O Thales Stir 1.80 faz essa função mais recordo-me da classe Sf300 ter um SaabTech Vectronics 9LV 200 Mk 3.

De resto os outros sensores que existem na Flyvefisken, até permitiriam uma capacidade semelhante nas missões possíveis de desempenhar na Marinha Dinamarquesa, sendo que o NPO2000 como tem maior tonelagem, poderia na prática levar mais equipamento (o saudoso Chaimites, salvo erro falou em cerca de 250 toneladas de sensores, armamento, etc), desde que a marinha quisesse. (esta continua designar os NPO2000 como navios não combatentes mas segundo quem os construiu o navio pode ser modificado para mais missões).  http://en.wikipedia.org/wiki/Flyvefisken-class_patrol_vessel
Citar
Processing systems:   Terma Scanter Mil 009 surveillance radar
EADS TRS-3D air search radar (Combat role)
Plessey AWS-6 air search radar (MCM role)

A peça de 57mm da Bofors. Para ter este canhão prefiro a Oto Melara 76mm.  :mrgreen:[/quote]
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