Carissimos esta coisa das revoluções tem muito que se lhe diga. Excluindo do meu raciocinio uma possivel intervenção da União Europeia no caso de uma revolução, será que uma revolução resolveria efactivamente algum dos nossos problemas?
Na minha opinião, que vale o que vale, e a qual espero que corrijam caso esteja errado, é que as revoluções regra geral apenas servem para criar mais problemas do que resolvem. Vejamos o caso do 25 de Abril, efectivamente essa revolução livrou-nos do regime de ditarura em que estava o país, mas à custa disso o país mergulhou num tremendo caos, caos este que permitiu com que varias individualidades no nosso país (Mario Soares e afins) fizessem disto o que queriam. A desorganização foi de tal forma tremenda que pura e simplesmente quase 40 anos depois o nosso país ainda não funciona bem.
Já por outro lado, em vez de uma revolução o país tivesse sofrido uma transição mais suave para democracia, acredito que não teriamos metade dos problemas que hoje temos.
E a questão que se mete é simplesmente, o que é que uma revolução ia efectivamente resolver? Tirava-se este governo do poder? Punham-se os militares? Punha-se outro partido?
Alguém acredita que os militares, que (e desculpem-me) são tão corruptos como os governos iam resolver alguma coisa? Eu não acredito nisso, sinceramente para mim o problema deste país não é quem esta no governo. O problema deste país são os interesses ocultos que por aqui povoam.
Os interesses ocultos, que na verdade são interesses de grandes grupos económicos, da maçonaria e obviamente estrangeiros que facilmente compram os nossos governos não se combatem com revoluções. O 25 de Abril não eliminou nenhum desses interesses, até criou mais.
Uma maneira de resolver isto era com um combate forte à corrupção, os corruptos têm de ser punidos. O problema é que nós já vimos que os tribunais não estão lá para punir os poderosos. Os tribunais estão comprados eles também.
Outra hipotese seria fazer justiça pelas próprias mãos, um grupo que se juntasse para punir aqueles que os tribunais injustamente ilibaram. Tenho plenamente a certeza que se aparecerem ai alguns poderosos linxados pelo povo, muitos começavam a ter medo e talvez certos comportamentos se mudassem.
As eleições são outra via para este país. Ainda vivemos numa democracia e o povo ainda consegue por no poder quem quizer, deixem de votar nos mesmo do costume. Parem de uma vez por todas de votar PS e PSD. A vitoria de eleições por parte de qualquer outra força partidária seria uma forma muito eficaz de baralhar (pelo menos nos primeiros tempos) efectivamente os jogos de poder conduzidos pelos grandes interesses.
O povo também tem de começar a exigir de forma muito mais activa e com grande demonstração de poder as mudanças que são necessárias. É preciso ter um povo que acima de tudo meta medo ao governo, que os fassa tremer quando hajem contra o povo. Os governantes precisam de entender que mesmo que os tribunais não os castiguem o povo o irá fazer, e para isso não são precisas revoluções. Ataques precisos são mais eficazes que revoluções.