Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Daniel

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2580 em: Setembro 19, 2010, 06:56:24 pm »
chaimites
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Quando sao as proximas eleiçoes legislativas?
Vais ver que aparece aqui alguem a tirar 2 coelhos da cartola
Nos aqui estamos a espera que o governo mande avançar com a construçao das LFC e dos outros NPO`S
O contrato foi assinado mas nao ha ordem para avançar!
Os trabalhadores chegam cá todos os dias e nao tem nada que fazer!
Isto esta parado!

A indústria naval portuguesa está morta mas hà muito muito tempo, e a tendência é desaparecer, é uma vergonha o que se passa pois não ajuda a reputação dos ENVC nem tão pouco do país, já não sei se é o facto de não existir vontade política para mudar esta situação, se é simplemente termos pessoas no poder e em cargos importantes sem a mínima capacidade.

Quanto aos trabalhadores não terem nada que fazer, quer dizer que não existe mais nada, ou seja, novos contratos, os ENVC não podem estar só a esperar do trabalho gerado pela contrução tanto do NPO com LFC, os ENVC não estão bem, pois falta trabalho isso deve-se a forte concorrência, o mais triste é terem perdido a capacidade de contrução militar, uma empresa deve gerar filhos e os ENVC ao longo dos anos tem feito exactamente o contrário, penso que isso deve-se a uma má gestão e a incapacidade do seus dirigentes.

Mais, Portugal sofre de muitos males falta de mão de obra qualificada, cabeças pensadoras, corrupção, falta de dinheiro, etc etc etc, na casa aonde não hà pão todo mundo ralha e ninguém tem razão.

Como é possivel em pleno século XXI não termos em Portugal EN com capacidade de contrução naval militar inacreditável, pois sabemos muito bem que esse é o futuro a seguir, sem capacidade de contrução seja em que área for um país morre, Portugal não produz simplemente nada de nada a não ser calçado, roupa e claro está vinho, o resto é simplesmente uma utopia num país que falta sangue novo, volta Salazar estas perdoado disse. c34x
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2581 em: Setembro 19, 2010, 10:02:55 pm »
Boas!


Daniel tens razao em muita coisa!
Tens que somar a isso tudo a quebra 90% nas novas encomendas a nível mundial
Os bancos deixaram de financiar  os armadores para compra de novos navios!
Em todo o mundo ha estaleiros em situaçao muito complicada!
O Atlantida ainda esta aqui encostado pois quem se mostrou interessado nao conseguiu financiamento
Este mes vai ser crucial pois os ENVC estao prestes a fechar 2 contratos para a Venezuela e para a Grécia
que garantem trabalho para os proximos 2 anos
Mas se forem aprovados so ha produçao de aço daqui a 6 meses!
Ate lá so ha trabalho para 30% do pessoal!
Quanto a falta de qualidade, não ha um unico Armador estrangeiro que se queixe dos navios aqui construidos, e sao praí 80% dos clientes deste estaleiro
O pior  que se tem passado aqui e mesmo ma gestao! ate ex ministros da agricultura aqui vieram parar! enfim......
intereces politicos acima da qualificçao!
Esta nova administraçao parece que começou bem e esta a cortar por cima!!!!!!!
vamos ver se se consegue limpar a casa!
 

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Daniel

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2582 em: Setembro 20, 2010, 10:07:49 am »
chaimites
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Este mes vai ser crucial pois os ENVC estao prestes a fechar 2 contratos para a Venezuela e para a Grécia
que garantem trabalho para os proximos 2 anos

Espero realmente que as coisas mudem e que os ENVC tenha melhores dias e, que esse contrato possa ser assinado, não só esses como muitos mais, espero também que os ENVC ganhem o know-how na contrução naval militar, pois sem dúvida será um grande salto qualitativo para os ENVC até em matéria de trabalho, será mais uma arma a seu favor no que diz respeito ao seu futuro.

Uma pergunta anda por aí alguém do EN holandês c34x
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2583 em: Setembro 20, 2010, 12:06:29 pm »
Venezuela...e Grécia  :?:  :?:

 :shock:  e pagam, ao menos?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2584 em: Setembro 20, 2010, 12:44:05 pm »
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As construçoes  novas sao  financiadas por  um banco,  (Para a Grécia até deve ser Portugues) o estaleiro avança nas negociaçoes qundo há garantia bancaria!
Quem fica a arder é o banco!  :wink:

O maior problema da crise na construçao naval é que os bancos deixaram quase todos de financiar os armadores para a construço de novos navios!
No ultimo ano as encomndas cairam 90%

Daniel
A  DAMEN SHIPYARDS já colaborou no desenho  técnico das LFC`S, acompanhara o desenvolver da construção e dará apoio logístico
Uma das  maiores dificuldades dos estaleiros de viana na construçao dos NPO`s, foi o contacto com formecedores de componentes, para as especificidades da Marinha.
O presidente da Damen esteve em Viana em Agosto e fala-se da possivel entrada DAMEN no capital  dos estaleiros mas com posiçao minoritaria
A mais valia que a  DAMEN  ve neste negócio nao sao as LFC`S,  mas sim a possibilidade de construçao em Viana  do NPL   precisamente com projecto do rival Alemao  HDW
Esta tudo nas maos da capacidade negocial dos nossos dirigentes...
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2585 em: Setembro 20, 2010, 03:58:45 pm »
Boas!

Tenho reparado nalguma falta de informaçao quando se fala na construçao de navios para a Grécia
Para informaçao aqui dos camardas do forum:
A frota mercante da Grécia mantem a primeira posição no ranking mundial, respondendo por 20% da tonelagem global. A atividade representou para o país,  14,3 bilhões de euros, segundo o informe anual da União de Armadores Gregos
Os armadores gregos concentram 21,81% da frota petroleira mundial, assim como 22,26% do tráfego cargueiro e 14,43% do tráfego de produtos químicos.
 Este setor é a primeira fonte de recursos da Grécia, à frente até mesmo do turismo.
Os armadores Gregos posuem actuammente de uma frota de mais de 4700 navios
Operando navios com bandeiras das Ilhas Marshall, de Malta e da Libéria, os gregos guardaram suas fortunas em Liechtenstein ou em Cayman.
Diferentemente do governo de seu país, atualmente barrado do mercado de capitais, algumas empresas do ramo também contam com trânsito livre nos bancos.
Outros gregos terão de pagar mais impostos com o endurecimento do governo na área tributária, mas as empresas gregas do setor marítimo são isentas de impostos graças à chamada Lei 89.
Enquanto o resto do mundo dos transportes marítimos encolhia no ano passado, os armadores gregos em 2009, aumentaram em 218 o total de navios, para 4.763
Apesar de não pagarem impostos, os armadores contribuem muito para a economia do país.
O setor afirma que gera cerca de 5% do PIB nacional empregando 250.000 gregos e usando firmas locais de manutenção naval, além de advogados, empreiteiros e outros prestadores de serviços.
Entre os Armadores Gregos podemos contar com as empresas dos  grandes magnatas do sec xx  Aristóteles Onassis e Stavros Niarchos.
Um exemplo do qual  o nosso governo podia tirar algumas liçoes!

Abraço
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2586 em: Setembro 20, 2010, 05:13:40 pm »
a noticia não é nova mas desconhecia...não sei se foi aqui referida no FD alguma vez

Citar
Dutch company builds patrol ship for Cape Verde [ 2010-01-19 ]

Mindelo, Cape Verde, 19 Jan – Dutch company Damen Shipyards is to build a patrol ship for Cape Verde under the terms of a contract signed Monday between the company and Cape Verdean state port administration company, Enapor.

The patrol ship, which will be used to patrol Cape Verde’s Exclusive Economic Area and to fight international drug trafficking, represents an investment of 10.9 million euros, with the Netherlands providing 36.5 percent of that amount, as part of its cooperation with Cape Verde.

The ship will have capacity for between 18 and 22 crew and around 50 people and is expected to be delivered within 18 months. (macauhub)



fonte
http://www.dutchfleet.net


e nós a vê-los passar...
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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2587 em: Setembro 20, 2010, 06:13:18 pm »
Um sonoro "fo***  :cry:
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2588 em: Setembro 21, 2010, 05:01:28 pm »
chaimites
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Daniel
A DAMEN SHIPYARDS já colaborou no desenho técnico das LFC`S, acompanhara o desenvolver da construção e dará apoio logístico
Uma das maiores dificuldades dos estaleiros de viana na construçao dos NPO`s, foi o contacto com formecedores de componentes, para as especificidades da Marinha.
O presidente da Damen esteve em Viana em Agosto e fala-se da possivel entrada DAMEN no capital dos estaleiros mas com posiçao minoritaria
A mais valia que a DAMEN ve neste negócio nao sao as LFC`S, mas sim a possibilidade de construçao em Viana do NPL precisamente com projecto do rival Alemao HDW
Esta tudo nas maos da capacidade negocial dos nossos dirigentes...

Boas em primeiro lugar agradecer pela resposta, dizer apenas o seguinte, vejo com bons olhos essa possível entrada dos EN Damen mesmo com uma posição minoritaria, creio que será uma mais valia para os ENVC no que diz respeito ao know-how militar e a sua projecção ao nível mundial nessa área.
Estive no site do EN Damen e fiquei surpreso com as suas capacidades EN, foi esses EN que construiram as fragatas M   c34x
 

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Daniel

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2589 em: Setembro 21, 2010, 07:58:06 pm »
Citar
O Presidente da República realçou que, de acordo com estudos efectuados pela Comissão Europeia, nos sectores marítimos tradicionais, isto é, nos transportes, portos e construção naval, Portugal gera um valor que é mais de três vezes inferior ao valor gerado pela Bélgica, um país que tem apenas 98 quilómetros de costa e gera, igualmente, três vezes menos emprego do que a Grécia.

 :shock:
Olhem só pra isto, pobresa absoluta, nesses 3 setores geramos três vezes menos emprego do que a Grécia, no lugar de estarmos por exemplo em paridade. c34x
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2590 em: Setembro 21, 2010, 08:29:39 pm »
Daniel le o meu post sobre a Grecia que esta acima
a frota mercante grega é  numero 1 no mundo, possui mais de 4 700 navios e gera mas de 14 bilioes de euros de receita!
A Grecia controla 20% da tonelagem mundial transportada via maritima

A entrada da Danen no capital dos ENVC tambem esta dependente do sucesso da parceria na construçao das LFC`s

E tenho medo .....muito medo...que a Damen fuja, se depois das LFC`S prontas começarem a aparecer, como nos NPO´S, alteraçoes  ao projecto que nao lembram nem ao diabo!
 

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Daniel

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2591 em: Setembro 22, 2010, 09:05:28 pm »
chaimites
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Daniel le o meu post sobre a Grecia que esta acima
a frota mercante grega é numero 1 no mundo, possui mais de 4 700 navios e gera mas de 14 bilioes de euros de receita!
A Grecia controla 20% da tonelagem mundial transportada via maritima

A entrada da Danen no capital dos ENVC tambem esta dependente do sucesso da parceria na construçao das LFC`s

E tenho medo .....muito medo...que a Damen fuja, se depois das LFC`S prontas começarem a aparecer, como nos NPO´S, alteraçoes ao projecto que nao lembram nem ao diabo!

Caro chaimites eu vi esse seu poste, creio que isso demonstra o valor que o gregos dão ao mar e a sua política económica que dele advém, por que não também fazer a comparação com a Bélgica com simplesmente 98 quilómetros de costa e, continuamos com um valor três vezes inferior, um mar imenso mas sem valor, espero que um dia esta situação mude mas a todos os níveis, começando pelos portos nacionais, quanto aos EN Damen espero que tudo de certo. c34x
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2592 em: Setembro 24, 2010, 11:16:26 pm »
Navios Patrulhas Oceânicos (NPO)
A necessidade dos Navios Patrulha Oceânicos (NPO), destinados à realização das tarefas de interesse público, já remonta a 1976, quando foi criado o primeiro Grupo de Trabalho (GT). No início de 1984, uma vez mais, verificou-se o interesse da Marinha na obtenção de 14 Patrulhas Oceânicos, a concretizar através de um programa exclusivamente nacional que envolvesse não só o projecto, como o financiamento e a construção. Tanto em 1976 como em 1984, a inexistência de recursos financeiros impediu a concretização da construção dos NPO. Em 1997 este assunto foi reiterado, tendo sido criado o GT para a definição dos Objectivos Operacionais dos Novos NPO, os quais foram materializados com a promulgação dos Requisitos Operacionais em 1998. Assim, deu-se início ao processo em curso dos NPO, envolvendo a Marinha, o Arsenal do Alfeite (AA) e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A. (ENVC).
De 2001 e 2002 decorreu todo o processo que levou à assinatura do contrato entre o Estado Português e os ENVC, que teve lugar em Viana do Castelo, em 15OUT02, para o fornecimento do projecto, do Apoio Logístico Integrado (ALI) e de um NPO, tendo ficado o segundo NPO como opcional, situação que veio a confirmar-se, prevendo-se inicialmente a entrega dos 2 navios em 2005. Entretanto, devido a atrasos e dificuldades de diversa ordem, os ENVC tem vindo a solicitar adiamento da entrega dos navios.
Tratando-se de navios patrulha oceânicos, destinados a operar na área de jurisdição e responsabilidade nacional, e conhecendo-se a meteorologia e o estado de mar adverso que a caracterizam, levaram a que o comportamento dos navios no mar fosse considerado uma das variáveis mais importantes durante a elaboração do projecto e a especificação do navio. A forma do casco, com o pontal elevado e a borda falsa no castelo, a instalação de estabilizadores activos, robaletes e de um patilhão generoso, foram soluções adoptadas no sentido de conferir aos navios um bom comportamento no mar e satisfazer os requisitos estabelecidos. Em termos de manobrabilidade, os navios deverão cumprir o critério da International Maritime Organization (IMO) e terão capacidade de efectuar a paragem de emergência em quatro comprimentos, à velocidade de 20 nós. Os NPO irão introduzir novos padrões de habitabilidade, marcados por áreas mais generosas, níveis de ruído inferiores, grande flexibilidade para alojar militares de ambos os
sexos, independentemente dos quantitativos relativos, e maior privacidade nos alojamentos e casas de banho. A propulsão do navio é efectuada por duas linhas de veios, cada uma constituída por um motor Diesel, com 3.900 kW às 1.000 RPM, ou um motor eléctrico, com 300 kW, utilizado para baixas velocidades. Os auxiliares do navio compreendem os sistemas de ventilação e ar condicionado, produção de água doce, frigoríficas e demais sistemas usualmente existentes. Em matéria ambiental e de poluição marinha, o navio cumpre a convenção MARPOL (Anexos I, IV e V), existindo para o efeito vários sistemas de tratamento de
resíduos, um sistema separação dos lixos, com possibilidade de armazenamento em paiol refrigerado, e a separação das águas oleosas.
Apesar de se destinarem primordialmente à realização de tarefas de serviço público, os patrulhas da classe “Viana do Castelo” estarão armados à proa com uma peça de artilharia, dois pontos de fixação
nas asas da ponte, para as metralhadoras ligeiras, e um sistema amovível na tolda para o lançamento de minas. Para auxiliar a fiscalização e as tarefas de busca e salvamento (Search and Rescue
– SAR), os navios têm instalado um sensor electro-óptico, estabilizado em dois eixos, com capacidade de detecção, registo, localização e identificação de contactos - tanto de dia como à noite.
Características
Deslocamento carregado 1716 ton
Comprimento 83,1 m
Boca 12,9 m
Calado 3,7 m
Pontal 9,6 m
Velocidade Máximo 20 nós
Propulsão
2 MPP’s Diesel 2 x 3.900 kW
2 M Eléctricos 2 x 300 kW
4 GE 4 x 362 kW
Autonomia 5000 milhas/ 15 nós
Armamento e sensores
Peça de 30mm
Minas Tipo MK55
Sensor Electro-óptico
Radar Banda I e F
Sist. Integrado de Comunicações
Guarnição
Oficiais 5
Sargentos 8
Praças 25
Margem alojamento 29
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2593 em: Setembro 25, 2010, 05:28:48 pm »
Li no keypublishings que Trinidade e Tobago já não vai ficar com os OPVs encomendados. Um está pronto, outro quase acabado e um terceiro está em construção.
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The Trinidad OPVs have only just been cancelled. Perhaps you missed the news. BAe has reported it may have to declare a big loss on the contract.

Será que podiamos aproveitar?  :P
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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2594 em: Setembro 25, 2010, 06:16:01 pm »
Boas!
É tudo uma questao de dinheiro!
quanto custa cada um?

Aqui nao há dinheiro nem para mandar cantar um cego!

Instrutor
Esqueceste os 3 canhoes de agua 2 avante da ponte e 1 à popa,
ou entao foram colocados depois , ja nao me lembro :mrgreen: