Hoje é que o LFS nos corre a pontapé!! O lurker disse tudo - eu ao início, confesso, também cria "corvetas", mas cada vez mais penso que a unica coisa boa neste processo foi definir claramente o NPO como um navio "paramilitar" com funções quase totalmente "policiais"...
Corvetas (ou navios a imitar corvetas) apenas seria um esbanjar dos nossos muitos escassos recursos e sem grande uso na nossa realidade geoestratégica (quando comparada com a da Grécia, por exemplo)...
Dito isto... vou tornar a repetir-me:
- A peça de 40mmL60 é um perigo para as missões do NPO, coloquem .50" de apoio pelo menos (30mm em plataforma Typhoon também era bom...).
- Os casos recentes na costa da Somália fazem-me defender 2 dos NPO com capacidades mais "musculadas" para missões policiais (ie nada de misseis...) - um 57mm, FCS, comunicações reforçadas, radar tipo SCANTER 410, alguma capacidade "Electronic warfare support measures"... na minha opinião vai haver necessidade de começar a patrulhar certas zonas devido a piratas / guerrilheiros e enviar uma fragata é demasido "caro"... também podem acompanhar uma fragata em algumas operações "military operations other than war", como as nossas "velhas" corvetas fizeram na evacuação da Guiné-Bissau.