Eu concordo com o Luso que o problema seja certas exepções que existem mas eu acho que no geral seria injusto todos os militares com o mesmo posto receberem exactamente o mesmo ordenado, acha que por exemplo que um primeiro-sargento (só por exemplo) que seja tripulante de uma aeronave qualquer o que logo implica voos nocturnos, voos ao fim de semana, destacamentos fora da unidade durante largos periodos de tempo que podem ir até vários meses, tenha o mesmo ordenado que um outro primeiro-sargento que está na secretaria e que trabalha das 9 às 5, de segunda a sexta.
O ordenado de um 1º Sargento é de 1000 euros e o subsidio de risco é de mais uns 500 euros, não me parece nada absurdo, e quero lembrar que na FAP só os pilotos é que recebem sempre o subsidio de risco já que as restantes especialidades não, os outros tripulantes são sargentos e praças a maioria mecanicos de aviões que tira um curso especifico para uma certa aeronave (operador de acusticos no P-3, recuperador-salvador no EH101, loadmaster no C-130, etc), e que passam a receber esse subsidio mas caso sejam transferidos para outra base é lógico que vão parar a uma aeronave diferente e aí já não vão voar nem receber subsidio, se quiserem terão que fazer tudo de novo, mas isso não existe em todas as bases por exemplo alguém que seja mecanico do F-16 é claro que nunca será tripulante