Pedro Monteiro
Se raparar nos meus posts anteriores, podera verificar que ao lado dos Pandurs vai sempre existir um pequeno parque de M113 Modernizados ao Lado do LeopardsII no GCC e no GAC para apoio geral.
Aquilo que defendo é que a BriMec vai voltar a ser uma Brigada Mista como antigamente
com Largatas e Rodas!
No passado anos 80 a BMI era composta por:
1°BIMotorizado, infantaria transportada por camiões
2°BIMoto
BIMec com os 100 M113 disponiveis na altura
GCC com 23 M48A5 e 27 M47 e 11 M24 de reserva
GAC com 6 M109 e 12 M113 porta morteiros 107mm
etc...
Há uns seis anos, falou-se na possibilidade do 2º BIMec adoptar veículos de rodas. Agora, na altura, a opção foi descartada pelos mesmos motivos que apontei anteriormente. Tenho dúvidas que haja esse tipo de alteração. Primeiro, porque não beneficia a logística. Segundo, porque os M113 permitem uma intervenção (limitada, é certo) em cenários como o do Kosovo.
Tacticamente, como já argumentei em vários momentos, é um erro uma unidade mista (com rodas e lagartas) deslocar-se conjuntamente: diferentes velocidades, capacidades no terreno, protecção e capacidade de fogo. E a logística?, perguntará. Unidade que, naturalmente, segue na retaguarda e, portanto, não está tanto limitada na questão da mobilidade. É
impossível (num cenário de alta intensidade
real com lama, chuva, relevo irregular, vegetação densa, terrenos instáveis...), creia-me, fazer deslocar uma unidade com Leopard 2 A6 e Pandur II. Só se um deles se atrasar (e olhe que não é o Pandur II)...
Cumprimentos,
Pedro Monteiro