Ministro preside à entrega de 8 carros combate Leopard
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, preside hoje, em Santa Margarida, no distrito de Santarém, à entrega ao Exército Português dos primeiros oito carros de combate Leopard 2A6, comprados à Holanda.
Severiano Teixeira estará presente na cerimónia de entrega dos primeiros oito Leopard - de um conjunto de 37 - comprados pelo ministério da Defesa à Holanda em Janeiro deste ano e que vão substituir os antigos carros de combate "M60 A3 TTS" do Exército.
Os M60 A3 TTS são de fabrico norte-americano e foram recebidos em Portugal em 1993.
Já os Leopard 2A6 são desenvolvidos pelos alemães da "Krauss Maffei".
De acordo com o ministério da Defesa, a aquisição destes novos carros, inscrita na Lei de Programação Militar (LPM), «tem como finalidade dotar o Exército de viaturas modernas, com elevada capacidade e versatilidade de emprego, introduz uma inovação tecnológica e melhora significativamente a capacidade de manobra, fogo directo e protecção da Brigada Mecanizada».
Num plano mais geral, o comunicado divulgado considera que os ‘Leopard’ vão permitir «a modernização das Forças Armadas» e fazem com que Portugal fique habilitado «a participar com os seus aliados em operações conjuntas e combinadas, com meios idênticos em tecnologia e capacidade operacional».
Em Abril deste ano, o chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, considerou que os ‘Leopard 2A6’ representam «um importante salto tecnológico e qualitativo» na operacionalidade da Brigada Mecanizada, bem como uma aproximação «aos Exércitos de referência».
Segundo fonte desta Brigada do Exército, está previsto um investimento total de 80 milhões de euros na compra dos 37 carros de combate Leopard.
A Alemanha, a Áustria, a Espanha ou a Grécia são alguns dos países que também possuem este modelo.
A entrega dos restantes 29 "Leopard 2A6" está prevista para o próximo ano, não tendo para já data definida.
Lusa