Hoje em dia não se usa, pelo menos no Ocidente, canhões de 76mm em veículos. O mais próximo que há, são canhões de 105mm, como o usado no novo Tanque Leve americano, o M10 Booker, e o XM913 de 50mm, este um calibre novo, além claro dos usuais 25, 30, 35 e 40mm.
Para confronto directo com outros CCs, o mínimo que é considerado é o 120mm, até mesmo o calibre de 105mm já é considerado limitado para esse fim.
Não creio que haja uma resposta conclusiva à pergunta, pois ambas as opções complementam-se. Uma desvantagem de um sistema primariamente à base de mísseis, é o custo de cada munição. O preço de uma munição de 120mm é em média 5 a 10x inferior ao de um míssil anti-tanque. Os mísseis oferecem mais precisam (guiados) e mantêm a sua capacidade de perfuração de blindagem a qualquer distância. Mas os mísseis podem sofrer jamming ou ser enganados por engodos. E é sempre isto, vantagem aqui, desvantagem ali.
Ou seja, o ideal, é manteres o veículo de grande calibre (CCs actualmente com 120mm, no futuro 140mm), apoiado por veículos munidos de um calibre mais pequeno e de maior cadência e com lançadores de mísseis (IFVs com 25/30/35/40mm).