yosi:
De facto as coordenadas marcam um ponto na Baia de Cascais e, sim é uma embarcação, mas não posso aceitar a sua resposta pois não disse o nome desta.
JLRC:
Creio que se estava a referir ao
Bolama, mas não é essa a resposta.
TOMKAT:
A sua resposta está certa.
Nestas coordenadas está afundado o
Pedro Nunes, ex
ThermopylaeO Thermopylae foi vendido à Armada portuguesa em 1896. Foi então rebaptizado de Pedro Nunes e incorporado como Navio-escola. Um ano depois seria desmastreado e,
ironicamente, um dos mais rápidos veleiros da história, que havia desafiado os navios a vapor, iria manter-se ao serviço destes durante dez anos como pontão-deposito de carvão. Foi afundado por torpedos lançados pelo Torpedeiro nº3, no dia 13 de Outubro de 1907 por ocasião de um exercício naval durante um festival marítimo na Baia de Cascais, na presença do Rei D.Carlos. Em Junho de 2003, os destroços do Pedro Nunes foram descobertos por um grupo de mergulhadores, colaboradores do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), a cerca de duas milhas a sul da marina de Cascais, a uma profundidade de 30 metros (38º 40’ 45’’ N e 009º 23’ 55’’ W).
(fontes:
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_14.html http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_11.html )
Pelo que sei o mergulho nos destroços deste navio não é fácil. Primeiro porque os destroços estão espalhados por uma vasta área, as águas naquela zona apresentam sempre muita matéria em suspensão que dificulta a visão e depois porque estão cobertos por artes de pesca perdidas (redes, covos…). Contudo seria interessante tentar recuperar, pelo menos, a bonita figura de proa que ostentava – o Rei Leónidas.
Siga o jogo TOMKAT