Jogo das Perguntas e Respostas ForumDefesa.com

  • 1146 Respostas
  • 368384 Visualizações
*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #285 em: Dezembro 19, 2006, 10:33:20 pm »
Anda por aí...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 5402
  • Recebeu: 569 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +645/-9983
(sem assunto)
« Responder #286 em: Dezembro 19, 2006, 10:37:14 pm »
Não tenho a certeza mas o meu palpite é para a Nau “Nossa Senhora dos Mártires” :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #287 em: Dezembro 19, 2006, 10:56:09 pm »
Não é.

Atenção, eu não disse que era exactamente em São Julião da Barra. É para esses lados...
 

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #288 em: Dezembro 20, 2006, 12:05:08 am »
Essas coordenadas são da Baía de Cascais. Uma embarcação afundada?
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #289 em: Dezembro 20, 2006, 12:11:51 am »
Citação de: "Creoula"
Algo repousa nas seguintes coordenadas:

38º 40’ 45’’ N
009º 23’ 55’’ W


É aquele arrastão que se afundou à uns anos? Como era mesmo o nome? Não me lembro neste momento, mas deve ser ele. Afundou-se nas provas de mar após ter sido transformado. Só me vem à cabeça Bocaína mas este parece ser um petroleiro da Petrobras que também na viagem inaugural bateu nuns fundos e teve que ser reparado na então Setenave.
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #290 em: Dezembro 20, 2006, 12:25:30 am »
O veleiro Pedro Nunes, antigo "clipper" Thermopylae, um quase gémeo e rival do Cutty Sark?

Citar
Sob as águas da baía de Cascais, aquele que foi o veleiro mais de sempre tem vindo a apodrecer desde que, no dia 13 de Outubro de 1907, foi propositadamente afundado a tiros de torpedo.



Citar
Em 1890, o veleiro, com 65 metros de comprimento, três mastros e 948 toneladas de peso, foi vendido a um armador canadiano, Mais uma vez, o belo barco escocês deixou a sua marca: em 1983, a cidade de Vitória cunhou uma moeda comemorativa da sua chegada a estas paragens. No museu marítimo local subsiste ainda um grupo apelidado de Clube Thermopylae.

Vendido ao Governo português em 1895, o veleiro ganhou o nome de Pedro Nunes. Começou por ser um navio escola e acabou torpedeado ao largo de Cascais, durante uma demonstração naval realizada em benefício do rei D. Carlos. Nessa altura tinha já sido transformado num mero pontão para descarga de carvão. Triste fim para este senhor dos mares, que em Portugal perdeu de vez a sua primazia sobre o Cutty Sark.

Curiosamente, este veleiro também veio parar a mãos portuguesas no mesmo ano de 1895. Rebaptizado como Ferreira, navegou sob bandeira portuguesa durante 27 anos, mas teve a sorte de ser cobiçado por um velho capitão inglês, que o comprou e restaurou. Hoje o Cutty Sark está num molhe de Greenwich, onde tem sido visitado por milhões de pessoas.


http://naufragium.blogspot.com/2003/10/o-veleiro-mais-veloz-do-mundo-est.html
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #291 em: Dezembro 20, 2006, 12:12:59 pm »
yosi:
De facto as coordenadas marcam um ponto na Baia de Cascais e, sim é uma embarcação, mas não posso aceitar a sua resposta pois não disse o nome desta.

JLRC:
Creio que se estava a referir ao Bolama, mas não é essa a resposta.

TOMKAT:
A sua resposta está certa. :)
Nestas coordenadas está afundado o Pedro Nunes, ex Thermopylae

O Thermopylae foi vendido à Armada portuguesa em 1896. Foi então rebaptizado de Pedro Nunes e incorporado como Navio-escola. Um ano depois seria desmastreado e, ironicamente, um dos mais rápidos veleiros da história, que havia desafiado os navios a vapor, iria manter-se ao serviço destes durante dez anos como pontão-deposito de carvão. Foi afundado por torpedos lançados pelo Torpedeiro nº3, no dia 13 de Outubro de 1907 por ocasião de um exercício naval durante um festival marítimo na Baia de Cascais, na presença do Rei D.Carlos. Em Junho de 2003, os destroços do Pedro Nunes foram descobertos por um grupo de mergulhadores, colaboradores do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), a cerca de duas milhas a sul da marina de Cascais, a uma profundidade de 30 metros (38º 40’ 45’’ N e 009º 23’ 55’’ W).
(fontes: http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_14.html http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_11.html )

Pelo que sei o mergulho nos destroços deste navio não é fácil. Primeiro porque os destroços estão espalhados por uma vasta área, as águas naquela zona apresentam sempre muita matéria em suspensão que dificulta a visão e depois porque estão cobertos por artes de pesca perdidas (redes, covos…). Contudo seria interessante tentar recuperar, pelo menos, a bonita figura de proa que ostentava – o Rei Leónidas.

Siga o jogo TOMKAT
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #292 em: Dezembro 20, 2006, 07:22:23 pm »
Aqui vai...

Durante a WWI, nem só no Exército português houve perdas humanas, a Marinha de Guerra também as teve.

 :?: Quantas baixas teve a Marinha de Guerra no conflito, e (preciosismo) quais as patentes e o número de baixas de cada patente?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #293 em: Dezembro 23, 2006, 01:35:25 pm »
Então esses motores de busca....
Estão com dificuldades de arranque devido ao frio? :?

Uma ajuda...
Da classe de praças (cabos e marinheiros) houve 129 baixas.
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #294 em: Dezembro 26, 2006, 09:05:56 pm »
Como o tópico "bloqueou" com esta questão para desbloquear a coisa eis a resposta....


Citar
Perdas humanas sofridas pela Marinha de Guerra durante o Primeiro Conflito Mundial:

2 Primeiros Tenentes
1 Segundo Tenente
4 Guarda-Marinhas
1 Aspirante de Marinha
5 Sargentos
129 Cabos e Marinheiros
142

http://www.ship.pt/noticias/040506_naviosarmada.php



Fica uma questão (talvez) mais fácil....

 :?: Qual o avião de combate a dobrar a velocidade do som (mach 2)?
(Avião produzido em série, não um avião experimental)
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #295 em: Dezembro 31, 2006, 12:33:29 am »
Se não me engano, a maioria dos caças modernos (mas nem todos:  por exemplo, o F-16 sim mas o F/A-18 não) alcançam ou, em alguns casos, ultrapassam Mach 2.  Penso que os Mig-25 e Mig-31 foram os primeiros caças a ultrapassarem aquela velocidade e dos únicos a atingirem Mach 3.
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #296 em: Dezembro 31, 2006, 12:54:09 am »
Citação de: "Janus"
Se não me engano, a maioria dos caças modernos (mas nem todos:  por exemplo, o F-16 sim mas o F/A-18 não) alcançam ou, em alguns casos, ultrapassam Mach 2.  Penso que os Mig-25 e Mig-31 foram os primeiros caças a ultrapassarem aquela velocidade e dos únicos a atingirem Mach 3.

Pois.... a questão foi mal colocada. :?: Qual o primeiro avião de combate a dobrar a velocidade do som (mach 2)?
(Avião produzido em série, não um avião experimental)

Janus, segundo os meus dados, o primeiro avião de combate a atingir Mach 2 foi outro...

Citar
Lockheed F-104

The Lockheed F-104 was the first fighter to fly at twice the speed of sound.

http://www.centennialofflight.gov/essay/Evolution_of_Technology/jet_engines/Tech24.htm



Mas como houve um lapso meu na colocação da questão,... siga o jogo Janus
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #297 em: Dezembro 31, 2006, 04:03:16 pm »
Citar
Janus, segundo os meus dados, o primeiro avião de combate a atingir Mach 2 foi outro...

Citação:
Lockheed F-104

The Lockheed F-104 was the first fighter to fly at twice the speed of sound.

www.centennialofflight.gov/essay/Evolut ... Tech24.htm


Sim, tem razão.  Estava a pensar no primeiro a atingir Mach 3.

Bem, a questão é esta.  Em Junho de 2003, o corpo de fuzileiros norte-americanos (U.S. Marine Corps, ou USMC) pela primeira fez formou uma unidade para fazer parte do USSOCOM (U.S. Special Operations Command).  Antes disso já existiam unidades de forças especiais USMC, mas simplesmente não faziam parte do SOCOM, que foi formado em 1987.  Durante a segunda guerra mundial houve um grupo de tropas USMC que desempenhou o papel de forças especiais.  Qual é o nome pelo qual são conhecidas essas tropas?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8088
  • Recebeu: 1395 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5292/-244
(sem assunto)
« Responder #298 em: Dezembro 31, 2006, 04:34:38 pm »
Citação de: "Janus"
Bem, a questão é esta.  Em Junho de 2003, o corpo de fuzileiros norte-americanos (U.S. Marine Corps, ou USMC) pela primeira fez formou uma unidade para fazer parte do USSOCOM (U.S. Special Operations Command).  Antes disso já existiam unidades de forças especiais USMC, mas simplesmente não faziam parte do SOCOM, que foi formado em 1987.  Durante a segunda guerra mundial houve um grupo de tropas USMC que desempenhou o papel de forças especiais.  Qual é o nome pelo qual são conhecidas essas tropas?


Marine Recon?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10815
(sem assunto)
« Responder #299 em: Dezembro 31, 2006, 05:02:23 pm »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...