28 de Abril

  • 51 Respostas
  • 9704 Visualizações
*

MERLIN

  • Membro
  • *
  • 254
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 03, 2006, 12:55:34 pm »
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Maio 03, 2006, 01:12:53 pm »
Citação de: "MERLIN"
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!


até parece que hoje com a merdocracia em que vivemos as pessoas não emigram,recebemos tantos fundos comunitários,estamos tão abertos ao mundo e as pessoas cada vez mais fogem de Portugal.E emigração em massa deu-se essencialmente depois da queda do regime salazarista

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #32 em: Maio 03, 2006, 02:24:35 pm »
Citação de: "Miguel"
Sobre a não invasão de Olivença por parte do estado novo, eu tenho a minha ideia, podemos discutir disso noutro topico?


Antes de mais nada, vamos ver se nos entendemos : eu não diria invasão
mas sim retoma do concelho de Olivença. Se assim for, por mim, na boa,
podemos abrir um tópico acerca da possibilidade da tomada de Olivença
durante a guerra civil espanhola por o Estado Novo.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #33 em: Maio 03, 2006, 02:28:42 pm »
Citação de: "MERLIN"
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!


Concordo totalmente contigo, em Trás os Montes, ainda era pior do que
no resto do país, por isso, muitos trasmontanos tiveram que saír da sua
terra para o estrangeiro ...
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #34 em: Maio 03, 2006, 03:09:36 pm »
Completamente de acordo com o escrito pelo JNSA.

Acho que Oliveira Salazar herdou uma situação caótica que já vinha da decadência da monarquia e que se agravou com a 1ª República.

Mas ao a herdar, não teve a visão nem a coragem para a mudar e acordo com os novos tempos.

Não compreendeu que estava no século XX, não compreendeu que os velhos sistemas sociais e politicos haviam caído na 1ª Grande Guerra nem que as demoracias tinham saído vitoriosas na II Grande Guerra.

Não percebeu que os tempos do colonialismo haviam terminado nos anos 40 e 50, e qual avestruz, enterrou a cabeça na areia, para não ver o que se passava no mundo.

Preferiu passar a chamar aos territórios ultramarinos "Provincias" em vez de "colónias".

Não modernizu o páis, já que o investimento estrangeiro traria outros métodos que não se articulavam com a visão bucólica que Salazar tinha para Portugal:

Um país rural, onde ao povo não se exigiria mais que saber ler, escrever e contar.

Por isso acho que o JNSA disse tudo.

Acho apenas que o JNSA faria mais falta ao Fórum Defesa com a sua participação que com a sua ausência.

Acho que o FD ficai mais pobre com, a sua ausência que com a sua presença.

______________________

E acho outras coisas neste tópico, perfeitamente a caricatas:

O Miguel abre um tópico glorificando Salazar o o Estado Novo, com o título "28 de Abril", o que para mim é mais grave que a minha célebre gaffe da "pelça de vante nas OHP".

Salazar viu o caminho livre para ascender ao poder decorrente do golpe de 28 de Maio de 1926, e não a 28 de Abril.

O Pantera saiu-se com uma que brada aos céus:

Que a emigração em massa começou a 25 de Abril:

Ora todos sambemos que os grandes surtos de emigração dos campos para as cidades e para os estrangeiro se iniciou nos anos 50 e 60.

E uma pergunta final:

Mas no tempo de Salazar não havia prostituição em Portugal, nem roubos, nem assaltos?

Ou será que não se falava nisso, porque não se podia?

 :roll:
 

*

RedWarrior

  • 235
  • +0/-1
    • http://rouxinol.blogspot.com/
(sem assunto)
« Responder #35 em: Maio 03, 2006, 03:29:55 pm »
Citação de: "Pantera"
é preciso ver as coisas no tempo,se não fosses as colonias portugal nunca teria tido o explendedor que hoje conhecemos
deveras...

Citação de: "Pantera"
é graças à colonização que a nossa língua é passada pelos quatros cantos do mundo
e isso faz-me muito feliz...

Citação de: "Pantera"
além do mais as colónias deram-nos muita riqueza
Riqueza essa que as nossas elites não souberam impreender...esbanjando quase tudo nos seus fetiches ostensivos.

Citação de: "Pantera"
pois o comunismo cometeu actos de terrorismo e genocidio como nenhuma outra ditadura(100 milhões)

 Os arquivos soviéticos já foram abertos há quase duas decadas ó pantera...vai lá lê-los e aproveita e mete o livro negro do comunismo e as suas respectivas contas no lixo. Outras coisa, antes de responsabilizares o PCP seja pelo que fôr, procura também pelo "cisma sino-soviético".
A primeira vítima de todas as guerras é a verdade
 

*

MERLIN

  • Membro
  • *
  • 254
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Maio 03, 2006, 03:50:51 pm »
So queria esclarecer uma coisa porque temo que o meu anterior post seja mal interpretado. Não tenho nada conta os nossos compatriotas que foram para fora à procura de uma vida melhor, nem contra os seus descendentes que muitas vezes dão mais valor a Portugal do que alguns residentes. Salazar teve com certeza algumas contribuições positivas para o pais, mas também teve grande responsabilidade no atraso do pais perante a maioria dos paises europeus. E por mais que alguns tentam fazer esquecer isto ou tentam escrever de novo a historia, isto é a verdade. Agora também não aceito lições de nacionalista de pacotilha que por serem tão nacionalistas alistaram-se na Legion Etrangère em vez de se alistarem nas nossas FA.
cumptos
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #37 em: Maio 03, 2006, 03:58:41 pm »
Citação de: "Rui Elias"
 O Miguel abre um tópico glorificando Salazar o o Estado Novo, com o título "28 de Abril", o que para mim é mais grave que a minha célebre gaffe da "pelça de vante nas OHP".


Não Rui, desculpa discordar de ti, não é mais grave que a célebre peça da vante, é sim mais grave que a célebre escavadora de Arlington, que teve as consequências que todos sabemos. Dois pesos e duas medidas, por isso compreendo perfeitamente o JNSA pois comigo passa-se o mesmo.
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #38 em: Maio 03, 2006, 05:48:42 pm »
Merlin antes de criticar devia saber quais foram os motivos, que me levarem a alistar-me na LEstrangeira como muitos dos nossos durante a decada dos 80 aos 90.

JLRC devia pedir a minha expulsão do FD, assim podiam falar apenas do 25 Abril da Revolução de Outubro etc..

Por esse caminho deviam pedir ao Governo para impedir a publicação de livros e documentos sobre Salazar e o Estado Novo :wink:

E ao mesmo tempo fazer um estudo, sobre as condições de vida no tempo da monarquia.
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Maio 03, 2006, 06:39:28 pm »
Citação de: "Rui Elias"
O Pantera saiu-se com uma que brada aos céus:

Que a emigração em massa começou a 25 de Abril:

Ora todos sambemos que os grandes surtos de emigração dos campos para as cidades e para os estrangeiro se iniciou nos anos 50 e 60.

E uma pergunta final:

Mas no tempo de Salazar não havia prostituição em Portugal, nem roubos, nem assaltos?

Ou será que não se falava nisso, porque não se podia?

 :roll:

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7554
  • Recebeu: 996 vez(es)
  • +4682/-888
(sem assunto)
« Responder #40 em: Maio 03, 2006, 07:00:29 pm »
Acho que estamos a andar aos círculos, a contestar as afirmações dos outros, encontrando as contradições das pessoas com opiniões diferentes, em vez de contestar os argumentos propriamente ditos.

= = =

É evidente que hoje há mais crime.
Mas alguém já se preocupou em verificar os aumentos das taxas de criminalidade noutros países?

A Inglaterra em vez de uma ditadura era uma democracia, e as taxas criminalidade nos anos 50 eram muito inferiores às de hoje.

Não podemos cair no facilitismo de achar que todos os problemas do pós 25 de Abril seriam evitados se não tivesse havido revolução.

Se não tivesse havido 25 de Abril, alguém acha que a taxa de criminalidade seria menor?
Teriamos menos mortos nas estradas?

É evidentemente tudo relativo.

Todos sabemos que a situação actual nõa é boa, embora seja muito melhor que a que existia antes de 25 de Abril de 1974.
Negar que o país mais que pobre, era miserável, antes de 25 de Abril é desonestidade intelectual.

Ao mesmo tempo, negar que mesmo com um país miserável, o regime anterior conseguia fazer coisas que o actual não consegue, também não é correcto.

Houve muitos erros no´pós 25 de Abril. Demasiados erros, e demasiadas traições.

Afirmar que houve traições, abusos, roubo, esbulho por parte de muitos dos que tomaram o poder depois de 25 de Abril, e especialmente depois de 11 de Março de 1975, não é estar contra o derrube de um regime caduco.

O que defendo, é que ainda muito se vai ter que contar sobre o periodo do pós 25 de Abril, porque muita da demonização de Salazar e do regime, serviu os objectivos de uma clique política da esquerda corrupta, da esquerda que rouba, da esquerda que se serviu do poder para meter dinheiro ao bolso, e da esquerda que vendeu milhões de pessoas aos russos, por umas miseráveis migalhas.

Ainda se se tivessem vendido por muito dinheiro ou por qualquer coisa que valesse a pena...
Mas nem isso.
Uns miseráveis tostões, umas miseraveis benesses, umas vantagenzitas nuns negociozitos e nada mais.

É triste, que no periodo revolucionario, Portugal tenha caído nas mãos de uma esquerda, que além de não ter principios e ser absolutamente ignorante (vide o caso de Vasco Gonçalves e do Otelo) ainda por cima era tão ou mais provinciana, bafienta, bolorenta e reaccionária que o regime que veio substituir.

Deveriamos pensar nos nossos problemas de forma mais abrangente:

Porque é que há tantas elites bafientas e bolorentas, quer à esquerda quer à direita, e porque é que à esquerda e à direita os suportamos...

cumprimentos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Maio 03, 2006, 07:52:10 pm »
Citação de: "MERLIN"
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!

...é perfeitamente possível.Mas não devemos esquecer que a emigração sempre foi o destino procurado pelos portugueses

"O fenómeno emigratório, uma constante desde a época dos Descobrimentos, levou à criação de numerosas e prósperas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, que atingem um número hoje estimado, em 4,5 milhões de pessoas.

Para saber mais...
Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas
."

para suprir a pobreza tradicional cujas causas são estruturais.Muito seria de admirar se durante o consulado salazarista a população portuguesa que tinha aumentado históricamente em valores relativos e absolutos relevantes (+-50%), não mantivesse e até aumentasse o ritmo emigratório.As razões para esta situação de emigração permanente julgo que estão bem abordadas nos mais recentes volumes de História de Portugal, por exemplo.

"  Não percebeu que os tempos do colonialismo haviam terminado nos anos 40 e 50, e qual avestruz, enterrou a cabeça na areia, para não ver o que se passava no mundo. "
Rui Elias
"Preferiu passar a chamar aos territórios ultramarinos "Provincias" em vez de "colónias".
Não modernizou o pais, já que o investimento estrangeiro traria outros métodos que não se articulavam com a visão bucólica que Salazar tinha para Portugal:
Um país rural, onde ao povo não se exigiria mais que saber ler, escrever e contar.
"
Claro !... e que depois Caetano denominou 'Estados', com algum e inevitável alargamento autonómico mas que não respondia aos anseios da população local (portugueses,descendentes, assimilados e os independentistas).Houve correntes dentro do regime (no inicio dos anos 60) que defenderam (em surdina) uma transferência da capital portuguesa portuguesa para Luanda, um pouco à maneira dos que no primeiro quartel do séc XIX  defendiam a transferência definitiva  da capital imperial para o Rio de Janeiro.Claro que isso não correspondia  em nada ao pensamento  de Salazar (que sempre subalternizou administrativamente as Colonias, onde de resto  nunca foi, que sempre dificultou ao máximo a emigração para as entao 'Províncias ultramarinas', uma harmonização cambial...etc), e Caetano, que intimamente (penso eu) estaria persuadido que o fim do Portugal ultramarino era inevitável, tentaria por meios indirectos algumas saídas (contactos com personalidades de países limítrofes, diplomatas de países aliados, e até figuras de movimentos independentistas) que ou não teve tempo de aprofundar, ou acabaria por recusar devido à falta de flexibilidade de ambos os lados.Pessoalmente tenho ideia que difícilmente, se poderia evitar o que aconteceu depois nos territórios africanos (as terríveis guerras civis), independentemente da desgraçada descolonização, pois a  enviezada estratégia geopolítica da Africa até hoje  ultraprassou sempre  todos os acordos escritos e  'boas vontades' independentemente dos interlocutores em campo.
     
"Mas no tempo de Salazar não havia prostituição em Portugal, nem roubos, nem assaltos?Ou será que não se falava nisso, porque não se podia? "

Prostituição existe desde sempre e em toda a parte, Portugal independentemente do regime não fugiu a essa regra humana.Lembro-me de ser miúdo, vivia então frente ao rio na av. 24 de Julho junto ao então Mercado da Ribeira, e de passar no Cais do Sodré, onde abundavam bares com marinheiros, ou subindo as as escadinhas da Bica ir até ao Bairro Alto, e ver mulheres 'da vida fácil' como então se dizia.Retrospectivamente e lembrando-me disso, penso que não era nada bonito de ver.Mas curiosamente nunca senti o que era a 'insegurança' que agora nos atormenta, andava por todo o lado, nunca me apercebi de assaltos ou a intranquilidade que hoje existe.Lembro-me de matarem  minha frente uma peixeira na sua banca no Mercado e de isso se marcar no meu espírito, questões de ciúmes claro.Os jornais descreviam quotidianamente roubos (em minha casa lia-se o então o 'Século' mas eu lia,hábito que ficou até hoje, os diferentes jornais e revistas nas Bibliotecas ou Hemeroteca ) especialmente 'carteiristas',alguns deles com 'nome' divulgado e 'admirado'... não me parece que censurassem isso.
Evidentemente a vida de então era muito mais calma e pacífica que hoje, e no interior do país nem se fala...uma pasmaceira! (e sei isso pois por motivo de trabalho de meu pai, passei longos periodos fora de Lisboa, além do 'meu' Douro).Difícil para a geração actual imaginar uma vida assim 'descuidada'... e infelizmente por este andar nunca saberão.
Não sinto saudades do regime óbviamente, mas por vezes fico sonhando na tranquilidade de vida de então, quando a 24 de Julho era uma avenida quase sem transito, as fragatas descarregavam o peixe em frente e se podia sossegadamente ir margem do rio fora...e a animação geral era pura e genuína.É verdade que neste sentido por vezes se acabava por subalternizar a existência da ditadura, que era real, prendia, castigava e (fundamentalmente) manietava  consciências.
« Última modificação: Maio 04, 2006, 12:49:35 am por JoseMFernandes »
 

*

RedWarrior

  • 235
  • +0/-1
    • http://rouxinol.blogspot.com/
(sem assunto)
« Responder #42 em: Maio 03, 2006, 08:28:06 pm »
Citação de: "Pantera"
A prostituição que eu saiba não é nenhum crime nem representa nenhum mal.

 ya :lol: elas gostam e ainda são pagas....é na maior !!
A primeira vítima de todas as guerras é a verdade
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18728
  • Recebeu: 5718 vez(es)
  • Enviou: 6236 vez(es)
  • +7287/-9734
(sem assunto)
« Responder #43 em: Maio 04, 2006, 10:41:47 am »
Citação de: "Pantera"
Citação de: "MERLIN"
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!

até parece que hoje com a merdocracia em que vivemos as pessoas não emigram,recebemos tantos fundos comunitários,estamos tão abertos ao mundo e as pessoas cada vez mais fogem de Portugal.E emigração em massa deu-se essencialmente depois da queda do regime salazarista


 :?:  :?:  :lol:  :lol:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pantera

  • Perito
  • **
  • 399
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Maio 04, 2006, 10:50:04 am »
Citação de: "P44"
Citação de: "Pantera"
Citação de: "MERLIN"
"senhor" Miguel, foi por causa do Salazar, do seu regime e das suas consequências economicas é que pessoas como tu, ou os teus pais, foram para França!

até parece que hoje com a merdocracia em que vivemos as pessoas não emigram,recebemos tantos fundos comunitários,estamos tão abertos ao mundo e as pessoas cada vez mais fogem de Portugal.E emigração em massa deu-se essencialmente depois da queda do regime salazarista

 :?:  :?:  :lol:  :roll:  que democraticos como sao "roubaram-lhe" as empresas