Iberismo e a dissolução de Portugal: ameaça real

  • 1344 Respostas
  • 336285 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #495 em: Dezembro 16, 2006, 05:56:04 pm »
Citação de: "HISPANIXREX"
el sentimiento generalizado en España respecto a una unión con Portugal es 0 (cero) .

Ni España ni los españoles queremos unirnos .


http://www.20minutos.es/encuesta/847/ - esta dá 69%

http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291 - esta 45,7%

 :conf:

Mas já tivemos esta conversa...

PS - Ao citá-lo tive o cuidado de retirar as provocações baratas... surgem como alguns dos foristas espanhóis - aparecem uns novos aqui e ali cheios de orgulho mas nada acrescentam à discusão
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

HISPANIXREX

  • Membro
  • *
  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #496 em: Dezembro 16, 2006, 10:24:28 pm »
Las provocaciones parecen, en este foro, que solo las realizan los españoles... :?

En cuanto al fondo del topic nadie lo discute; España es un sistema monarquico mientras que Portugal es republicano.España está altamente descentralizada mientras que en Portugal solo existe Lisboa.

Portugal ha vivido de espaldas a España durante siglos y no puede esperar un acercamiento ventajoso ya que no aporta nada a un hipotética unión.

A muchos portugueses una "unión"  les provocaría un sentimiento de sometimiento (como se ve en este foro) mientras que muchos españoles no admitirían un trato favorable hacia Portugal.

Por tanto, en cuanto al tema del Iberismo pienso que es una idea hipotética que es imposible de realizar sobre todo por la trayectoria tan dispar de ambos paises durante siglos y por el carácter tan disitinto que existe entre españoles y portugueses.

Nosotros no vivimos de nuestra historia pasada (de las más importantes en toda la historia de la humanidad) y tenemos un sentimiento de orgullo tan grande como los demás paises "grandes" del mundo.

Como bien comentais "despectivamente" somos muy orgullosos y soberbios para estar en un mismo estado jutno a vosotros.

Mejor estar como primos que como hermanos; nuestros hermanos están al otro lado del Atlántico.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #497 em: Dezembro 16, 2006, 10:43:16 pm »
Como disse, mais do mesmo. Sem nada acrescentar

"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-3
(sem assunto)
« Responder #498 em: Dezembro 17, 2006, 11:46:58 pm »
Saudações guerreiras

Citação de: "Papatango"
Também achei o texto do JQT muito interessante.
No que respeita a investigar o ocorrido, no entanto, a verdade é que as pessoas têm o direito de apresentar as suas ideias mesmo que elas sejam contrárias ao sentir da maioria.

Julgo não se tratar de direito á manifestação sua opinião, dado que também somos um país livre, mas sim de manipulação de opinião pública, induzindo-a em falso. É uma atitude muito pouco amistosa contra um país independente e um atentado contra a amizade. É a primeira vez que tenho conecimento de tal procedimento.

E se não fosse o cidadão JQT a falar sobre o assunto, a questão não existia? Será que comunicaram o que iriam fazer ás autoridades? Vejo mais como um grande abuso do que como uma manifestação legítima, porque se tem que partir do principio que a união política entre Portugal e Espanha constitiu um verdadeiro atentado á dignidade de todos os portugueses e á decência moral, porque se sobeverte de uma maneira vergonhosa príncipios que nada têm a ver com política !!!

São capazes de chamarem-nos tudo e se for preciso com todas as letras e inventansos de toda a espécies e as autoridades deste país alinham no jogo dos fretes porque pouca ou nenhuma reacção é conhecida sobre estes assuntos, envergonhando-nos a todos e aumentando artificialmente a dúvida que só aos espanhois favorece por causa da questão que trata este tópico. Ainda por cima e para o cúmulo este governo pensa da maneira que todos sabemos e até há ministros que até são aquilo que nem ao diabo lembra!!!

Sabe-se lá mais o quê, aquil oqque ainda está para chegar porque as autoridades desta país parece que andam a dormir á muito tempo !!!

Não temos culpa que Espanha se esteja a desintegrar, mas cada vez mais parece que estamos a entrar, ou melhor, somos arrastados para um processo inconscientemente que põe em causa muita coisa sagrada neste lado, só porque a cobardia fala mais alto do outro lado da fronteira e as jogada que fazem trazem ratoeiras !!! Se fosse o PT dava autorização para tal procedimento?  

Isto é muito diferente dos grupos ou cidadãos estrangeiros independentistas sejam eles de que país forem de se manifestarem em Portugal.

Para que é que serve a guerra psicológica? Água mole em pedra dura tanto bate até que fura !!! Se formos gente séria não podemos tolerar o wque quer que seja, mas infelizmente é aquilo que se tem vindo a assistir. É essa a  triste realidade, basta ver aquilo que chega do outro lado da fronteira !!! Serão boas notícias para nós? Não se tratará de mais e sempre e cada vez mais de manipulação? E quando se fala num outro país leva-se em conta o respeito por todos os que habitam nesse mesmo país chamado Portugal?  

Onde está o PR? Porque não abre a boca? Porquê o receio de se manifestarem? Só se está a prestar um mau serviço ao país e a meu ver a pactoar com as jogadas indecentes dos espanhóis em relação a nós próprios. Só espero que as acusações de traição á pátria não fiquem pelo individui que conhecemos e que ainda por cima ainda exerce um cargo de elevada responsabiliudade na condução deste país.  É o cúmulo !!! Onde está o Presidente da república? O que nos valerá? A sorte?

A coisa foi manhosa e logo por aí vê-se a seriedade das pessoas.

O facto de não se falar abertamente, ou melhor, entre os dentes, directamente sobre o assunto, na comunicação social é prova que, em relação a atitudes correctas, ainda estamos pela hora da morte. Somos uns porreiraços como não há ninguém!! É por isso que somos comidos a torto e a direito!! Gostamos muito de fazer fretes aos espanhóis, mas depois as amizades são retribuídas das mais variadas maneiras, nem que sejam com todas as atitudes que se conhecem.  

Isto tudo é estarem a gozar com a nossa cara e no nosso país. Como somos todos os porreiraços, vamos enfardando desta maneira.

Será quando o GAO se manifesta em Espanha contra as autoridades daquele país tem alguma segunda intenção e ninguém entende o que se passa? Não acredito. Acredito mais que não queiram entender e negam o óbvio, o resto é conversa.      

Citação de: "Papatango"
O que acho estranho num estado de direito democrático, é que a mesma liberdade não seja dada a pessoas do movimento Amigos de Olivença, quando tentan desfraldar uma faixa sobre o tema, na proximidade de personalidades públicas.


Todos sabemos que o mundo não é perfeito, excepto em Portugal.

Cumprimentos
 

*

kenwood

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #499 em: Julho 02, 2007, 04:05:18 pm »
Despois de moitos anos considerando a Portugal como o país veciño do oeste, decátome por este forum de que polo intrínseco feito de ser español, levo dentro do meu unha fera iberista.
Vostedes que causaron-me tan grande prexuízo, deben dicirme como fago, a partir de agora para escoitar os fados de Mafalda Arnauth, para admirar os azulexos da estación de Sâo Bento ou para tomarme un vaso de vinho verde sen sentir un remorso total pola meu indigna(e atopada) condiçom.
 :roll:
Vulnerant omnes,ultima necat.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6487/-1393
(sem assunto)
« Responder #500 em: Julho 02, 2007, 10:41:39 pm »
Beba e escute o que quiser à vontade...

Tenha apenas em atenção que o mundo pode não ser como lhe ensinaram.

O mundo pode ser ligeiramente diferente.
A Peninsula Ibérica afinal pode ter não duas mas sim cinco nações, e uma dessas nações conseguiu lutar para se manter separada de um nucleo agregador, que as juntou contra-natura e à força.

Lembre-se acima de tudo que não temos nada contra os «Hespanhois», na medida em que são habitantes da peninsula ibérica, mas que não estamos de acordo, quanto à criação que existe a partir de 1715, e que é na prática um estado feito à medida dos Castelhanos.

Lembre-se que ao contrário do que os livros de História de Espanha afirmam, em 1640, Portugal não se recusou a ser Espanha.

Portugal recusou-se a ser Castelhano.

Vai ver que se entender coisas tão simples quanto estas, não vai encontrar nenhuma repulsa a nada nem a ninguém, mas apenas as razões pelas quais hoje, Portugal continua a existir como estado independente, unica forma de na Peninsula Ibérica garantir a sua identidade própria, sem ser obrigado a falar castelhano.

cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #501 em: Julho 02, 2007, 10:55:47 pm »
Citação de: "papatango"
Beba e escute o que quiser à vontade...

Tenha apenas em atenção que o mundo pode não ser como lhe ensinaram.

O mundo pode ser ligeiramente diferente.
A Peninsula Ibérica afinal pode ter não duas mas sim cinco nações, e uma dessas nações conseguiu lutar para se manter separada de um nucleo agregador, que as juntou contra-natura e à força.

Lembre-se acima de tudo que não temos nada contra os «Hespanhois», na medida em que são habitantes da peninsula ibérica, mas que não estamos de acordo, quanto à criação que existe a partir de 1715, e que é na prática um estado feito à medida dos Castelhanos.

Lembre-se que ao contrário do que os livros de História de Espanha afirmam, em 1640, Portugal não se recusou a ser Espanha.

Portugal recusou-se a ser Castelhano.

Vai ver que se entender coisas tão simples quanto estas, não vai encontrar nenhuma repulsa a nada nem a ninguém, mas apenas as razões pelas quais hoje, Portugal continua a existir como estado independente, unica forma de na Peninsula Ibérica garantir a sua identidade própria, sem ser obrigado a falar castelhano.

cumprimentos


Nem mais :Palmas:  :Palmas:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

tentador

  • Membro
  • *
  • 58
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #502 em: Julho 02, 2007, 11:41:26 pm »
Citar
sem ser obrigado a falar castelhano.

A naide lle obligan a falar castelan... que eu sepa
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10446
(sem assunto)
« Responder #503 em: Julho 03, 2007, 12:48:15 am »
Citação de: "tentador"
Citar
sem ser obrigado a falar castelhano.
A naide lle obligan a falar castelan... que eu sepa


No diga eso al Vice-Rey Don Socrates, por supuesto!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

kenwood

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #504 em: Julho 03, 2007, 06:50:12 am »
Isto e come jogar a paredâo.
Talvez em francês?: "Les oreilles ont des murs" :roll:
Vulnerant omnes,ultima necat.
 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #505 em: Julho 03, 2007, 08:08:29 am »
Citação de: "tentador"
A naide lle obligan a falar castelan... que eu sepa
Bueno, neste foro xa tentaron facernos falar en portugués... :wink:
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #506 em: Julho 03, 2007, 08:36:55 am »
Citação de: "papatango"
Beba e escute o que quiser à vontade...

Tenha apenas em atenção que o mundo pode não ser como lhe ensinaram.

O mundo pode ser ligeiramente diferente.
Un bo razoamento, sí señor.

Citação de: "papatango"
A Peninsula Ibérica afinal pode ter não duas mas sim cinco nações, e uma dessas nações conseguiu lutar para se manter separada de um nucleo agregador, que as juntou contra-natura e à força.
A Península Ibérica ó final poder ter non 2 senón unha soa nación, filla de Roma, na que un nobre portugués non quixo pagar impostos á outra e díxose Rei e que por azares da Historia chegou a ser unha nación na que por medo se prohíbe falar da súa disolución.

Citação de: "papatango"
Lembre-se acima de tudo que não temos nada contra os «Hespanhois», na medida em que são habitantes da peninsula ibérica, mas que não estamos de acordo, quanto à criação que existe a partir de 1715, e que é na prática um estado feito à medida dos Castelhanos.
Tampouco nós temos nada en contra dos "portugas", na medida en que son habitantes da Península Ibérica, e de feito estamos abertos sempre a novas incorporacións de outras nacións á nosa. De feito, xa hai 100.000 portugueses traballando en España e ó 30% da poboación non lle importaría integrarse en España... incluídos algúns foristas...:wink:

Citação de: "papatango"
Lembre-se que ao contrário do que os livros de História de Espanha afirmam, em 1640, Portugal não se recusou a ser Espanha.

Portugal recusou-se a ser Castelhano.
O malo é que como en todo, houbo excepcións. E non foron poucos os portugueses que querían permanecer dentro do Imperio, nobres, campesiños e clases medias de artesáns ou comerciantes que loitaron contra outros portugueses que seguían a idea da separación.

Citação de: "papatango"
Vai ver que se entender coisas tão simples quanto estas, não vai encontrar nenhuma repulsa a nada nem a ninguém, mas apenas as razões pelas quais hoje, Portugal continua a existir como estado independente, unica forma de na Peninsula Ibérica garantir a sua identidade própria, sem ser obrigado a falar castelhano.
Vai ver que se vostede entende algo tan simple como que Portugal non é un monolito que segue a súa idea, a realidade lle será máis sinxela de entender sen terxiversar...as razóns da independencia da actual Portugal se deben máis a situacións históricas e alianzas seculares cos poderosos da época que por razóns de vontade propia.

Pero eso, vostede, xa o sabe...
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Centurião

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #507 em: Julho 03, 2007, 03:31:35 pm »
Citação de: "ferrol"
Citação de: "papatango"
Beba e escute o que quiser à vontade...

Tenha apenas em atenção que o mundo pode não ser como lhe ensinaram.

O mundo pode ser ligeiramente diferente.
Un bo razoamento, sí señor.

Citação de: "papatango"
A Peninsula Ibérica afinal pode ter não duas mas sim cinco nações, e uma dessas nações conseguiu lutar para se manter separada de um nucleo agregador, que as juntou contra-natura e à força.
A Península Ibérica ó final poder ter non 2 senón unha soa nación, filla de Roma, na que un nobre portugués non quixo pagar impostos á outra e díxose Rei e que por azares da Historia chegou a ser unha nación na que por medo se prohíbe falar da súa disolución.

Citação de: "papatango"
Lembre-se acima de tudo que não temos nada contra os «Hespanhois», na medida em que são habitantes da peninsula ibérica, mas que não estamos de acordo, quanto à criação que existe a partir de 1715, e que é na prática um estado feito à medida dos Castelhanos.
Tampouco nós temos nada en contra dos "portugas", na medida en que son habitantes da Península Ibérica, e de feito estamos abertos sempre a novas incorporacións de outras nacións á nosa. De feito, xa hai 100.000 portugueses traballando en España e ó 30% da poboación non lle importaría integrarse en España... incluídos algúns foristas...:wink:

Citação de: "papatango"
Lembre-se que ao contrário do que os livros de História de Espanha afirmam, em 1640, Portugal não se recusou a ser Espanha.

Portugal recusou-se a ser Castelhano.
O malo é que como en todo, houbo excepcións. E non foron poucos os portugueses que querían permanecer dentro do Imperio, nobres, campesiños e clases medias de artesáns ou comerciantes que loitaron contra outros portugueses que seguían a idea da separación.

Citação de: "papatango"
Vai ver que se entender coisas tão simples quanto estas, não vai encontrar nenhuma repulsa a nada nem a ninguém, mas apenas as razões pelas quais hoje, Portugal continua a existir como estado independente, unica forma de na Peninsula Ibérica garantir a sua identidade própria, sem ser obrigado a falar castelhano.
Vai ver que se vostede entende algo tan simple como que Portugal non é un monolito que segue a súa idea, a realidade lle será máis sinxela de entender sen terxiversar...as razóns da independencia da actual Portugal se deben máis a situacións históricas e alianzas seculares cos poderosos da época que por razóns de vontade propia.

Pero eso, vostede, xa o sabe...


Pergunto-me e pergunto-vos se um “post” como este, com tamanhas ofensas a Portugal não será motivo mais que suficiente para expulsar a este indivíduo?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8827
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1078/-10446
(sem assunto)
« Responder #508 em: Julho 03, 2007, 03:48:53 pm »
Citação de: "Centurião"
Pergunto-me e pergunto-vos se um “post” como este, com tamanhas ofensas a Portugal não será motivo mais que suficiente para expulsar a este indivíduo?


Pois eu começo a ver que o Ferrol está a prestar um excelente serviço.
Esteja à vontade, Ferrol: diga-nos o que lhe vai na alma.
Para memória futura.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #509 em: Julho 03, 2007, 03:50:14 pm »
Citação de: "Centurião"
Pergunto-me e pergunto-vos se um “post” como este, com tamanhas ofensas a Portugal não será motivo mais que suficiente para expulsar a este indivíduo?


¿Que pasa Centurión tem medo a opinións que non concorden coa sua e como non ten con que refutar isso prefire eliminar ós que non pensan como vocé?