Latino,
As empresas de distribuiçao e bancos espanhois entraram em portugal, assim como os nossos bancos e empresas entrariam e houve muitas que entraram, pelo simples facto que eu mencionei, vivemos numa economia global. Neste momento, se eu tiver uma empresa e quiser entrar no mercado espanhol, basta dizer que com a minha entrada criarei X postos de emprego e o teu governo até me dá subsidios (obviamente o mesmo acontece ao contrario). Tu querendo camuflares-te de cosmopolita, apenas te mostras arrogante quando dizes: „España no necesita económicamente a Portugal para nada”. As empresas espanholas nao sao só os grandes grupos que patrocinam as equipas de futebol, há empresas muito mais pequenas que operam em Portugal e grande parte dos seus lucros adveem daí. Dou-te um exemplo: estive a avaliar financeiramente um empresa espanhola que tem uma subsidiaria em Portugal, e a subsidiária portuguesa factura mais que a empresa mae. E como esta, de certeza que há outras.
É certo e sabido que a espanha, consegue produzir tudo o que Portugal consegue e até em maior quantidade, uma vez que o país é maior. Daí ter um PIB maior e economicamente ter um peso que Portugal nao tem dentro da UE. No entanto esse paraíso económico, onde todas as notas que circulam sao de 500 euros, que tu nos tentas vender, é uma grande aldrabice. Espanha tem os mesmos problemas estruturais que Portugal tem:
FACTO - salários baixos;
FACTO - falta de empreendorismo;
FACTO - gestores e políticos com visao curta, que apenas querem enriquecer rapidamente;
FACTO - alta taxa de desemprego;
FACTO - falta de especializaçao de mao-de-obra;
FACTO - poucas univesidades com prestigio no resto da Europa;
FACTO - jovens mal preparados para o futuro;
FACTO - filhos saem tarde de casa dos pais;
FACTO - Economicamente Espanha tem mais peso que Portugal dentro da UE, mas continuam a ser PIGS e sempre o serao.
Em relaçao a „y lo que es peor desgraciadamente y ya lo han visto vuestros políticos y jóvenes es que Portugal necesita a España ( económicamente ) para todo.”

Acusaste-me de ser nacionalista (coisa que eu nao sou) e vens-me com uma afirmaçao destas? Eu explico-te, para além dos políticos iberistas que Portugal infelizmente teve, é normal que vejas os nossos políticos a dizerem que Espanha é um mercado estratégico, uma vez que Espanha é o nosso único vizinho. Assim como terás ouvido o mesmo de políticos espanhois antes da crise, pois Portugal e França sao mercados estratégicos espanhois,no entanto:
FACTO - a Espanha tem mais dificuldade em entrar em França porque a França em termos de desenvolvimento está a anos luz de voces.
A razao de ter dificuldade em ler notícias sobre Portugal nos seus jornais é a mesma que terá em encontrar notícias de Espanha nos nossos jornais. Quanto ao facto de os espanhois nao saberem o nome do PM de Portugal, a maneira como fala, até parece que em Portugal todos os portugueses sabem o nome do vosso PM. Os franceses também nao sabem o nome do PM espanhol, os alemaes pouco menos e os ingleses tao pouco. Sinceramente nao percebo o que quer afirmar com isto. No entanto, digo-lhe que fico muito contente por nao haver notícias sobre Portugal na vossa comunicaçao social pois voces tendem a deturpar a informaçao.
FACTO – A vossa comunicaçao social afirma que o transatlantico Santa Maria, que foi sequestrado durante a operaçao Dulcineia era espanhol.
Declaraçoes Politicas
Eu até compreenderia que esse político seja um especime exótico da democracia espanhola. O problema é que a vossa democracia está infestado deles, a começar pelo vosso rei.
FACTO - Há coisa de 3 ou 4 anos o teu rei disse (creio que em Portugal) a seguinte frase : „Espanha é a minha pátria, Portugal o meu país”. Nao me diga que ele disse isso em tom de agradecimento, pois para isso poderia ter dito algo como: gosto muito de Portugal, graças a Portugal a minha familia nao foi uma vitima de Franco. Mas obvimente teria sido demasido humilhante para ele.
FACTO - Em 1997 ou 98 aquando a exposiçao mundial Expo 98 que teve lugar em Lisboa, Espanha queia colocar no seu pavilhao um quadro de Filipe 3 a desembarcar em Lisboa, o que para mim foi uma provocaçao, até porque nós nunca o quisemos cá, nem a ele, nem a nenhum dos Filipes.
Por isso Latino a notícia que eu coloquei e originou esta discussao, nao é uma caso isolado, mas sim uma sequencia de várias declaraçoes e actos, e até podia colocar mais, mas nao te quero maçar.
Em Espanha há censura
É verdade que em Espanha se queimam bandeiras e a imagem do rei, no entanto as únicas vezes que vi isso acontecer (especialmente nos jogos de futebol) as pessoas tinham a cara tapada, para nao serem depois reconhecidos e castigados. É também verdade que em Espanha há sítios onde a bandeira nao entra e também „Se permite que en provincias . PV ) manden y gobiernen partidos separatistas”, no entanto:
FACTO – A Espanha (á semelhança de países que tem regioes separatistas) nao reconheceu a independencia do Kosovo. Porque terá sido?
Todos los idiomas del mundo están pensados para comunicarse y unir “ PERSONAS “ y lo peor que puedes hacer con TU idioma “ si realmente lo quieres “ es usarlo como “ arma política” nacionalista y …..Menos todavía contra el 2º idioma del mundo ( y que da dinero ) “durante 30 años ”……
Foi a Espanha que usou o castelhano como arma política, reprimindo e proibindo as outras linguas como o catalao. OK, OK, isso foi durante o fascismo dizes tu, no entanto a reportagem da TVE de que eu te falei, mostra que as repressoes linguisticas no reino espanhol ainda existem. Já agora:
FACTO: O espanhol nao é o segundo idioma do mundo, mas sim o quarto a seguir ao mandarim, ingles e hindi.
Os pongo el último éxito en España
http://www.youtube.com/watch?v=MHJVS5aI7ec
la gente joven aprendiendo portugués , sin traductor , y sin ningún problema ; por eso creo que España superó el divorcio mejor que vosotros:
Creio que nao estas a falar a sério, mas caso esteja enganado:
FACTO - A espanha está atrasada pelo menos 15 anos em relaçao a Portugal, pois há 15 anos atrás jovens portugueses aprendiam espanhol sem tradutor e sem quaisquer complexos quando cantavam a cançao Macarena. Los Del Rio fizeram mais pela lingua espanhola do que qualquer instituto cervantes espalhado pelo mundo.
los 5 primeros segundos de este otro video en una televisión española pensado “ para otra cosa “ para rellenar y para retener a los locos del Madrid / Barça hasta el final de las noticias.
http://www.youtube.com/watch?v=lLpEN1DU ... re=related
y Neymar su relación con el Madrid / Barça y el culebrón “venezolano” de su llegada o no al Madrid (y pitorreo al Madrid por parte del Barça ) .
O Cristiano Ronaldo celebrou um golo da mesma forma, quando o jogo estava a ser transmitido para todo o mundo com milhoes de espectadores a ver.
Latino, eu apresentei-lhe factos e nao opinioes, gosto de viver numa país soberano que vive em democracia, em relaçao a espanhois nao tenho nada contra voces desde que se metam no vosso lugar e nos deixem em paz. Espanha e Portugal sao vizinhos e temos de conviver juntos, mas n temos de levar com as merdas de Madrid como a Galiza, a Catalunha e o paíys Basco levam.
E nao me venha com a conversa de que Espanha quer ser amiga de Portugal e se nós a aceitarmos faremos parte a grande economia peninsular, porque isso sao tretas, nós já fazemos parte dela. Para terminar:
FACTO – Em 2003 ou 2004 quando houve a grande seca no Alentejo onde os animais morriam á fome por nao terem nada que comer, os agricultores da naçao que quer ser nossa amiga, inflacionaram o preço do feno, passando este a custar o dobro. Quem no valeu foram os agricultores franceses que no ofereceram algumas toneladas e nós apenas tivemos de pagar o custo de transporte.