Tem aí um espanhol (Aponez)que afirmou que os portugueses vão para Espanha ganhar menos que os espanhóis,infelizmente é verdade,mas também acontece isso com eles em relação à Irlanda.O salário minimo na Espanha é de 560 euros,não é nada demais em termos europeus o PIB per capita na ordem dos 20.500 euros,nós temos 400,00 e 18.500 euros respectivamente,não estamos tão longe.Devemos estar alerta,mas não podemos nem devemos entrar em pânico, isso não tem qualquer sentido em nenhum contexto.
Tudo bem,Eu também queria muita coisa na minha vida,mas não é possivel...Abraços,
Portuguese writer and Nobel Prize of Literatura Jose Saramago (L) and his wife, Spanish journalist and translator Pilar del Rio, leave the Castril City Hall under a 'rice raining' after celebrating their civil marriage, in Granada, southern Spain, 16 July 2007. Saramago and Del Rio got married 20 years ago in Lisbon, Portugal, but they never registered their marriage in Spain. EPA/Juan Ferreras
Saramago acusado de ser "incapaz de defender Portugal" ISABEL LUCAS Dívida para com a língua portuguesa, ortodoxia marxista-leninista, interesse pessoal, uma provocação que deve ser motivo para reflexão... São algumas reacções à entrevista de José Saramago ao DN de ontem, em que o Nobel afirmou: "Portugal acabará por integrar-se na Espanha""A visão do sr. Saramago é uma visão do século XIX e não do século XXI. É muito fácil odiar Portugal no estrangeiro, o que é difícil é defender os interesses de Portugal no estrangeiro e isso o sr. Saramago é manifestamente incapaz de fazer." Foi desta forma que Martins da Cruz, ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Durão Barroso e antes disso embaixador de Portugal em Madrid, comenta as declarações do Nobel português. Numa entrevista publicada na edição de ontem do DN, o escritor José Saramago afirmou: "Portugal acabará por integrar-se em Espanha." Uma declaração citada em vários órgãos de informação internacionais e que foi alvo de duras críticas não só por parte de Martins da Cruz mas também dos escritores Vasco Graça Moura ou Manuel Alegre. "Ele tem a responsabilidade de ter ganho o Nobel da Literatura com a língua portuguesa", disse ao DN o poeta/deputado. "Saramago concebe a realidade como sendo gerível com uma engenharia de racionalidade", sublinhou Graça Moura, que viu nestas um aspecto positivo: "Acho saudavelmente polémico pôr as coisas neste plano. Não perdemos nada em fazer uma reflexão sobre isso." Muitos iberistas e não iberistas contactados pelo DN escusaram-se a comentar esta manifestação de iberismo defendida por Saramago. Casos de Odete Santos ou José Hermano Saraiva, que optaram pelo silêncio, por exemplo. Já Loureiro dos Santos escolheu ironizar. O general chamou a atenção para "as certezas" de muita gente que nunca se chegam a concretizar. Quanto ao jornalista catalão Ramon Font, antigo correspondente da TVE em Lisboa, declarou-se surpreso com as palavras de Saramago e concluiu: "Portugal aguentou oito séculos. Não estou a ver essa situação alterar-se."|
Quanto ao jornalista catalão Ramon Font, antigo correspondente da TVE em Lisboa, declarou-se surpreso com as palavras de Saramago e concluiu: "Portugal aguentou oito séculos. Não estou a ver essa situação alterar-se."|