Militar português com meningite retirado do Afeganistão
Um militar do contingente português no Afeganistão, com meningite, vai ser retirado hoje à noite (madrugada em Cabul) da base aérea norte-americana de Bagram para uma base militar na Alemanha, confirmou à Agência Lusa fonte do EMGFA.«O militar está numa situação estável e normal, tendo em conta o quadro clínico nestes casos. Foi transferido de Cabul para a base de Bagram e ao final desta noite será transportado para Ramstein, na Alemanha, onde chegará amanhã de manhã [terça-feira], horas de Lisboa, para ser reavaliado», explicou à Lusa o Relações Públicas do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
O comandante Ramos Oliveira acrescentou que, caso a reavaliação feita ao militar dos quadros do Exército, na casa dos 40 anos, seja positiva e o mesmo reúna as condições para viajar, será activado, ainda durante o dia de terça-feira, um avião Falcon-50 da Força Aérea Portuguesa para realizar a evacuação médica da Alemanha para Portugal.
Actualmente estão no teatro de operações do Afeganistão cerca de 282 militares portugueses, dos três ramos das Forças Armadas e da GNR, fruto da sobreposição e do momento de rotação da força.
A partir do próximo fim-de-semana o contingente ficará reduzido a 130 elementos, com o regresso dos restantes militares a Portugal, os quais foram rendidos pelos 139 que rumaram a Cabul na terça-feira, 10 de Abril.
O contingente deverá permanecer em território afegão até Outubro e tem como principal missão assessorar as forças de segurança locais, principalmente na área da formação.
Lusa