Estava a falar dos F-16, mas em geral, como qualquer caça para poder ser tranportado, eu sei que o f-16 não dá para os porta-aviões, é os f-18, f-4 e outros.
Sim já ouvi falar de abastecimento aéreo, mais vale abastecer em aeroportos com permissão, dá algum jeito estar a usar KC-130 ou KC-10 (a holanda penso que tem) ou até mesmo os boeings 707 para apenas mover os caças, mas vá usa-se o abastecimento aéreo.
Nem todos os helis podem ser abastecidos em vôo, mas podem ser facilmente transportados por aviões, (o caso da argentina, na guerra das malvinas).
Então é a 3ª opção.
Sim a maior parte dos meios aéreos vai dos EUA e da Europa para o Afeganistão por via aérea, até à Turquia vai-se sem problemas porque é um pais da NATO, depois é só ter um acordo de permissão para sobrevoar um ou dois paises ex-republicas soviéticas como a Arménia por exemplo e pronto, está-se no Afeganistão.
Se forem meios aéreos que estejam estacionados em navios no oceano Indico então é ter o acordo para sobrevoar o Paquistão.
Há paises que não permitem que as aeronaves da NATO aterrem no seu territorio, apenas podem sobrevoar.
como portugal não tem aviões de abastecimento aéreo, como portugal metia os seus caças (sem apoio dos aliados), ou há um kit de abastecimento aéreo para os C-130.
Não há nada disso em Portugal, e mesmo os KC-130 que se vê para ai nos videos e fotos a abastecer helicopteros não podem abastecer F-16, porque usam um sistema diferente.
Os KC-130 (e outros reabastecedores que possuam o sistema de mangueira) podem abastecer qualquer aeronave (caça. helicoptero, avião de carga, etc) que possua uma sonda de reabastecimento incorporada.


Os F-16 (e F-15 por exemplo) não possuem sonda de reabastecimento, só possuem o receptáculo, então não podem ser reabastecidos deste modo, só podem usar o sistema em que é o proprio reabastecedor é que tem a sonda para encaixe.


Sem apoio de alidos não metia.
Porque sem reabastedores tinhamos que podir autorização a vários paises para abastecer nas suas bases e mesmo se tivessemos reabastecedores aéreos é sempre preciso autorização de um pais para sobrevoar o seu espaço aéreo, a não ser que queiramos atacar esse pais, então ai já não é preciso autorização nenhuma, basta a força.
Os F/A-18 da FA Espanhola podiam aterrar e descolar de um porta-aviões americano, era preciso algumas alterações, ou todos os F/A-18 do Mundo podem ir para os porta-aviões?
Os aviões se calhar até podem, agora os pilotos espanhois é que não sei se o sabem fazer.