Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 584878 Visualizações
*

lazaro

• 473
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1020 em: Novembro 09, 2009, 10:29:04 pm »
As regras de segurança criadas por quem faz a segurança no campo obriga a que todas as pessoas armadas tenham que desmuniciar e executar as operações de segurança naquelas caixas. Quem não cumprir não entra. Não foram os portugueses que inventaram a regra, só cumprem. Para além disso parece-me uma regra de segurança razoável. Digo eu ...

*

sniper14

• Membro
  • *
  • 86
  • Enviou: 23 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1021 em: Novembro 10, 2009, 05:24:48 pm »
Citação de: "ACADO"
... pra lhes ensinar a tar à vontade com armas. As armas são só aquilo que eles mais precisam para fazer o seu trabalho...

:shock:

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #1022 em: Novembro 10, 2009, 06:22:13 pm »
Não mostrem este Videos por favor.
Nem consigo ver isto até ao fim... É sempre "bom" ver o hábito que esta rapaziada tem a mexer com armas.

É pá, fico sinceramente revoltado com quem ensina esta rapaziada. Coitados, eles dão tudo aquilo que têm, ao menos tinham obrigação de quem os ensina tentarem-se formar pra lhes ensinar a tar à vontade com armas. As armas são só aquilo que eles mais precisam para fazer o seu trabalho.

E já estava na altura de acabar com as cameras de municiamento e desmuniciamento, ou lá o que essa merd... se chama. Homens em teatros de Guerra... Nem tenho palavras...

Porquê acabar com as Câmaras?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1023 em: Novembro 10, 2009, 06:57:21 pm »
É pá, fico sinceramente revoltado com quem ensina esta rapaziada. Coitados, eles dão tudo aquilo que têm, ao menos tinham obrigação de quem os ensina tentarem-se formar pra lhes ensinar a tar à vontade com armas. As armas são só aquilo que eles mais precisam para fazer o seu trabalho.

E já estava na altura de acabar com as cameras de municiamento e desmuniciamento, ou lá o que essa merd... se chama. Homens em teatros de Guerra... Nem tenho palavras...

Por curiosidade, gostava de saber se o forista ACADO, já esteve em algum Teatro de Operações, onde as nas nossas FNDs cumprem ou cumpriram missões e se já entrou em algum aquartelamento militar num desses TOs.
Se já esteve não tem razão de ser as afirmações que fez; se nunca esteve compreende-se o desconhecimento em relação aos procedimentos normalizados.

Cumprimentos

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1024 em: Novembro 10, 2009, 09:22:17 pm »
Citação de: "sniper14"
... pra lhes ensinar a tar à vontade com armas. As armas são só aquilo que eles mais precisam para fazer o seu trabalho...

:shock:

Claro, à vontade, é uma posição de ordem unida, que se pode fazer com arma :lol:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1025 em: Novembro 11, 2009, 06:53:26 pm »
Penso que ainda cá não tinha sido colocado, a organização da actual FND.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1026 em: Novembro 12, 2009, 11:14:21 am »
Eu disse que estava na hora de acabar com estes procedimentos.
Só criam pouco à vontade com armas e podiam em muito ser melhorados.

Ou seja, armas carregadas e municiadas e só são descarregadas para serem limpas.

E que eu saiba pra serem descarregadas/carregadas não é preciso camara nenhuma ( ou lá o que aquilo se chama)!!
Se elas não são precisas podem-se acabar com elas.

Estes homens a qualquer momento podem precisar das armas e depois tou pra ver como é.

Está mais que na hora de os instrutores de armamento ligeiro começarem a por mão nisto e porem a rapaziada a fazer as coisas e a tratar as armas como aquilo que elas são. Meros utensilios que lhes salvam a vida.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1986
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #1027 em: Novembro 12, 2009, 11:51:01 am »
Os acidentes acontecem.

Muito mais com armas municiadas dentro dos aquartelamentos do que fora deles.
Muito mais após uma missão, quando baixa o nível de alerta do militar, devido ao sono, cansaço e desidratação.

Uma rajada era disparada por acidente, morriam militares.
Não gostaria de ver o forista Acado a explicar às famílias dos militares falecidos que se existi-se uma simples caixa com areia para à entrada do aquartelamento para desmuniciar as armas por segurança, as mortes teriam sido evitadas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1028 em: Novembro 12, 2009, 12:57:52 pm »
Citação de: "HSMW"
Os acidentes acontecem.

Muito mais com armas municiadas dentro dos aquartelamentos do que fora deles.
Muito mais após uma missão, quando baixa o nível de alerta do militar, devido ao sono, cansaço e desidratação.

Uma rajada era disparada por acidente, morriam militares.
Não gostaria de ver o forista Acado a explicar às famílias dos militares falecidos que se existi-se uma simples caixa com areia para à entrada do aquartelamento para desmuniciar as armas por segurança, as mortes teriam sido evitadas.

Os acidentes só acontecem se as pessoas não cumprirem as 4 regras basicas de segurança.
A arma não dispara se estiver em segurança e muito menos se o dedo não for ao gatilho.

Profissionais de armas não têm desculpas pra esses erros.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #1029 em: Novembro 12, 2009, 02:27:23 pm »
Eu vou repetir outra vez o que já postei mas em linguagem ainda mais clara para atingir mais audiências :roll:

As operações de segurança à entrada dos campos são obrigatórias por determinação superior de quem comanda o campo. Esta regra é comum aos campos, Quarteis-Generais, etc na região de Cabul. Deduzo que o mesmo seja aplicável a todo o Teatro de Operações.

Na minha modesta opinião as operações de segurança à entrada são importantes por diversas razões que passo a explicar:

1º - Os responsáveis pela segurança das areas militares não sabem qual o grau de experiência com armas por parte de quem está a entrar. Lembro que até civis andam armados. Se houver um disparao fortuito dentro de uma area militar e durante o inquérito é apurado que o militar não tinha feito as operações de segurança, conforme estava prescrito, o responsável pela "porta de armas" também pode carregar com alguma da culpa. A Isto chama-se atribuir responsabilidades a quem as tem, como na tropa, portanto;

2º - A rotina de quem todos os dias andam armado com munição na camara pode a prazo gerar um erro. E basta um erro para não haver uma segunda oportunidade. Não estamos a falar de jogos playstation e paintball nem de carreira de tiro.

3º - O cansaço induzido pela rotina e pelo stress, a prazo contribuem para que os erros acontecam. Curiosamente os disparos fortuitos de que tenho conhecimento aconteceram com pessoal bastante rotinado. Até pode ser uma questão estatística: mais horas com armas - maior probabilidade de acidente. Repito que não estamos a falar de disparar uns tiritos com os amigos e depois ir socializar com eles numa almoçarada, tipo clube de tiro.

4º - Voltando à estatistica: Camp Warehouse alberga vários milhares de militares, todos armados, imaginem esta rapaziada toda a circular com armas municiada. Parece-me que a responsabilidade e a experiência de cada um destes milhares pode não ser suficiente para garantir "disparos fortuitos=zero".

5º e ultimo - Não há necessidade de andar municiado em camp Warehouse porque já há uma força a montar segurança ao campo. A ameaça ao pessoal são rockets e não ataques terrestres que surpreendam o pessoal desmuniciado.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1030 em: Novembro 12, 2009, 04:05:25 pm »
Citação de: "lazaro"

As operações de segurança à entrada dos campos são obrigatórias por determinação superior de quem comanda o campo. Esta regra é comum aos campos, Quarteis-Generais, etc na região de Cabul. Deduzo que o mesmo seja aplicável a todo o Teatro de Operações.

Se há alguém que manda mais, nada podemos fazer.
Agora pelo menos no que é nosso ainda vamos a tempo de melhorar.

Na minha modesta opinião as operações de segurança à entrada são importantes por diversas razões que passo a explicar:

1º - Os responsáveis pela segurança das areas militares não sabem qual o grau de experiência com armas por parte de quem está a entrar. Lembro que até civis andam armados. Se houver um disparao fortuito dentro de uma area militar e durante o inquérito é apurado que o militar não tinha feito as operações de segurança, conforme estava prescrito, o responsável pela "porta de armas" também pode carregar com alguma da culpa. A Isto chama-se atribuir responsabilidades a quem as tem, como na tropa, portanto;

2º - A rotina de quem todos os dias andam armado com munição na camara pode a prazo gerar um erro. E basta um erro para não haver uma segunda oportunidade. Não estamos a falar de jogos playstation e paintball nem de carreira de tiro.

Se são pessoas que trabalham ali é porque estão qualificadas para o fazer.
Alguém que lide todos os dias com armas se as tratar como deve ser não terá erros. Não tem nada que enganar.
A pessoa que anda armada só precisa cumprir as 4 regras de segurança basicas. O que é mais que suficiente para poder andar carregada e armada em qualquer sitio.

Não percebo qual é o erro que poderá acontecer a alguém que ande com munição na camara, pode me explicar ? é que isso não quebra nenhuma regra de segurança.

3º - O cansaço induzido pela rotina e pelo stress, a prazo contribuem para que os erros acontecam. Curiosamente os disparos fortuitos de que tenho conhecimento aconteceram com pessoal bastante rotinado. Até pode ser uma questão estatística: mais horas com armas - maior probabilidade de acidente. Repito que não estamos a falar de disparar uns tiritos com os amigos e depois ir socializar com eles numa almoçarada, tipo clube de tiro.

Se calhar não eram assim tão rotinados como isso. Alguma das regras não foi cumprida para isso acontecer, pelo que se calhar deviam ter praticado mais no serviço, com colegas ou com os amigos.
Todos os disparos negligentes de que tenho conhecimento foram porque regras não foram cumpridas e especialmente aconteceram quando estavam a descarregar armas. O que só dá mais credebilidade à nossa teoria de que este tipo de desmuniciamento não é o melhor.

4º - Voltando à estatistica: Camp Warehouse alberga vários milhares de militares, todos armados, imaginem esta rapaziada toda a circular com armas municiada. Parece-me que a responsabilidade e a experiência de cada um destes milhares pode não ser suficiente para garantir "disparos fortuitos=zero".

5º e ultimo - Não há necessidade de andar municiado em camp Warehouse porque já há uma força a montar segurança ao campo. A ameaça ao pessoal são rockets e não ataques terrestres que surpreendam o pessoal desmuniciado.

A mim parece-me perfeitamente normal mas percebo que a algumas pessoas faça confusão.
Eu, muitas vezes convivo com dezenas de pessoas com armas carregadas e municiadas no mesmo edificio ou no mesmo campo e nunca aconteceu qq problema.

Se não existe necessidade naquele campo. Talvez não exista, mas eu preferia estar preparado e que o meu pessoal estivesse preparado.

*

Subillaumbra

• 94
  • +0/-0
« Responder #1031 em: Novembro 12, 2009, 04:47:16 pm »
Acado,

Ainda não percebi qual o problema de se fazer as operações de segurança à entrada do aquartelamento, até porque a arma e as munições continuam "à mão". A mim, e tive bons intructores, ensinaram-me a fazer este tipo de operações com a arma virada para um sítio para onde não estivesse ninguêm, as tais câmaras são uma boa solução. Informo-o que, embora tenha estado na Engenharia Militar, tive instructores oriundos dos comandos e Operações Especiais, penso que sabiam o que estavam a fazer.

Andar com uma arma com munição na câmara, quando, como foi explicado, não é necessário, é uma perfeita estupidez.

Você anda a ver demasiados filmes.

Cumprimentos.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1032 em: Novembro 12, 2009, 05:07:05 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Acado,

Ainda não percebi qual o problema de se fazer as operações de segurança à entrada do aquartelamento, até porque a arma e as munições continuam "à mão". A mim, e tive bons intructores, ensinaram-me a fazer este tipo de operações com a arma virada para um sítio para onde não estivesse ninguêm, as tais câmaras são uma boa solução. Informo-o que, embora tenha estado na Engenharia Militar, tive instructores oriundos dos comandos e Operações Especiais, penso que sabiam o que estavam a fazer.

Andar com uma arma com munição na câmara, quando, como foi explicado, não é necessário, é uma perfeita estupidez.

Você anda a ver demasiados filmes.

Cumprimentos.

Quero reforçar que esta discussão começou apenas porque no Vídeo se percebe que Comandos no Afeganistão estavam pouco à vontade a mexer com as armas. Nomeadamente o Homem que está a carregar a pistola. O Rapaz com certeza que é um Homem dedicado, no entanto quem lhe ensinou a carregar a arma podia ter se aplicado mais.

Como é obvio que qq desmuniciamento é virado para um sítio onde não está ninguém. Nisso ninguém tem duvidas.

E pra mim, as seguranças (nas armas que as têm) servem pra alguma coisa ,Estupidez é ter uma arma e ela não estar carregada e municiada. Assim não passa de um mero bocado de aço.

Fossem quem fossem os seus instrutores isso não quer dizer que estejam correctos ou incorrectos.
No entanto se assim o exigem as regras não vejo qq necessidade de camaras para o fazer.
Se existir a necessidade disso, a arma descarrega-se a tirar o carregador e de seguida puxar a culatra atras algumas vezes e a confirmar visualmente e com tacto que o está. É só o que chega.
A maior parte dos disparos negligentes são porque alguém vai com o dedo ao gatilho quando não o deve fazer. E cada vez que há um disparo negligente por esse mundo fora só o comprova mais.

*

Subillaumbra

• 94
  • +0/-0
« Responder #1033 em: Novembro 12, 2009, 05:17:39 pm »
Caro ACADO,

As suas operações de segurança com armas estão muito incompletas, faltam aí umas coisitas.

Cumprimentos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23325
  • Recebeu: 4258 vez(es)
  • Enviou: 3009 vez(es)
  • +3120/-4567
« Responder #1034 em: Novembro 12, 2009, 06:09:02 pm »
ACADO, nem todos são Deltas e a nossa rapaziada está no Afeganistão e não no corno de áfrica... :roll:

Segurança é algo a ter sempre em conta, se tivermos em conta que houve pelo menos um militar que já foi ferido por um seu camarada num incidente na Bósnia, acho que mais vale prevenir do que remediar.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...