Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575757 Visualizações
*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #960 em: Setembro 10, 2009, 03:48:50 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Antes de iniciar o meu comentário devo repetir que não sou militar, apenas cumpri o serviço militar obrigatório na Escola Prática de Engenharia, em tancos, já lá vão uns bons 15 anos, mas penso que o pouco que sei dá para entender o que aqui é escrito.

Tenho vindo a assistir a esta discussão com algum interesse, mas também com alguma decepção. Decepção porque as coisas descambam para os ataques pessoais (de gente que possívelmente não se conhece) e porque há gente que tenta ensinar o que nunca aprendeu.

Mas, enfim... é tipico do portuga.

Tentando fazer um ponto de situação, em relação ás posições de tiro junto a veículos, a regra é, a partir do momento que o chefe de viatura dá ordem para sair, nunca fazer tiro "colado" a estes, pelas razões já debatidas. Haverá excepções, nomeadamente se a intencidade do fogo do IN for baixa, se for uma paragem curta, de segundos, aí nem vale a pena o pessoal afastar-se. Mas depende da avaliação do chefe de viatura.

Se estiver errado digam.

Cumprimentos.

Nem certo nem errado. Eu concordo. A teoria sou está certa quando for submetida à prova de fogo.

Acrescentas-te um pormenor importante que está prescrito: só se apeia da viatura à ordem do chefe de viatura.

Outros procedimentos se podiam acrescentar: inspecionar visualmente a area circundante antes de sair da viatura (5m-25m) se existir ameaça IED, lançamento de granadas de fumo, procedimentos a tomar em caso de avaria na arma de um atirador, aviso de troca de carregadores, etc, etc.

Notem que os procedimentos não são estáticos: eles evoluem de acordo com as caracteristicas dos ataques dos "maus", do terreno, etc. Um procedimento que hoje é correcto numa determinada situação pode ser contra-producente amanhã.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
(sem assunto)
« Responder #961 em: Setembro 10, 2009, 03:54:11 pm »
Citação de: "lazaro"

Só um esclarecimento suplementar na situação em que o veiculo fica imobilizado e não há boas posições de tiro na area próxima ao veiculo (aprox. 2- 10): Notem que um veiculo imobilizado é um iman de toda a espécie de metal dos "maus".

Vou só referir a minha opinião que resulta da experiência pessoal e de troca de ideias com outros militares.

De facto a guarnição do veiculo não o deve abandonar à sua sorte, como já anteriormente referi. O apontador fica no seu posto, tenta descobir de onde os "maus" estão a flagelar e deve disparar para ai de forma a que os "maus" não possam fazer tiro ajustado sobre o restante pessoal "bom".
A restante guarnição deve fazer tiro atrás da viatura mas ligeiramente afastada desta (aprox. 1-2/3m) para não sofrer os efeitos cinéticos da viatura se esta for atingida por alguma munição "mais grauda".

No video que deu origem a esta salganhada de posts, há nitidamente atiradores a fazer tiro por cima do capot do motor e/ou encostados à traseira da viatura. Isto parece-me que me errado pelas razões referidas no parágrafo anterior.

Obrigado.

Deixe-me só acrescentar que mesmo com certos veículos blindados existem munições de grande calibre que os podem atravessar.

E por exemplo no caso de carros com rodas, em situações de combate numa zona plana é muito fácil ao atacante fazer fogo por baixo do veículo ou até mesmo fazer ricochetear munições por baixo.

Eu até acho que os 3 metros em casos de carros não blindados é muito escasso. Mas acho que o mais importante será mesmo o estarem deitados.
Claro que cada caso é um caso e por vezes é necessário outras posições que não deitado. Mas se por regra recuarem já ganham protecção e angulo que lhe poderão dar alguma vantagem para o resto.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #962 em: Setembro 10, 2009, 04:05:28 pm »

Tentando fazer um ponto de situação, em relação ás posições de tiro junto a veículos, a regra é, a partir do momento que o chefe de viatura dá ordem para sair, nunca fazer tiro "colado" a estes, pelas razões já debatidas. Haverá excepções, nomeadamente se a intencidade do fogo do IN for baixa, se for uma paragem curta, de segundos, aí nem vale a pena o pessoal afastar-se. Mas depende da avaliação do chefe de viatura.

Se estiver errado digam.

Cumprimentos.

Obrigado.

Eu compreendo que os militares estejam muito sujeitos as ordens de chefe de viatura e assim.

No entanto, no caso de uma viatura imobilizada, com fogo inimigo e de a coluna ser obrigada a parar para fazer o que precisa de fazer eu sou da opinião que todos, menos os das torres devem apear.
Uma vez que o poder de fogo é duplicado e pelas razões de perigo para os homens que já se falou.

Mas compreendo que nas forças armadas esses procedimentos sejam mais comuns.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Subillaumbra

• 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #963 em: Setembro 10, 2009, 05:14:25 pm »
Citação de: "ACADO"

Se estiver errado digam.

Cumprimentos.

Obrigado.

Eu compreendo que os militares estejam muito sujeitos as ordens de chefe de viatura e assim.

No entanto, no caso de uma viatura imobilizada, com fogo inimigo e de a coluna ser obrigada a parar para fazer o que precisa de fazer eu sou da opinião que todos, menos os das torres devem apear.
Uma vez que o poder de fogo é duplicado e pelas razões de perigo para os homens que já se falou.

Caro ACADO,

Em situações em que ocorre um confronto armado tem de haver sempre um chefe, lider, sangento, oficial, ou qualquer nome que lhe queira chamar, isto é, alguêm que coordene o pessoal da unidade em questão. Logicamente os restantes elementos têm de confiar plenamente no seu chefe, senão é a "morte do artista".

Em qualquer situação os "homens" só saem do veiculo à ordem do chefe, claro que todos podem dar informações ao chefe, que o vai ajudar a tomar as decisões mais correctas. Se cada um fizesse o que quer já viu a confusão que não era?

Conhece a frase: "Diversidade no conselho, unidade no comando"? Debaixo de fogo só se funciona bem assim. Quem realmente participou em missões de combate sabe do que estou a falar.

Claro que há a questão das ordens ilegitimas, mas isso é a excepção à regra.

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: ISAF.
« Responder #964 em: Setembro 10, 2009, 05:19:14 pm »
Citação de: "alphaiate"

com que destino foram os chevrolet comprados? e qual vai ser a sua função uma vez terminada a missão?

Os Chevrolet foram comprados para responder à necessidade de possuir viaturas descaracterizadas para os deslocamentos das OMLT.

Uma vez terminada a missão ainda não se sabe o seu destino, apesar de haver pessoal que duvide que elas cheguem ao fim da missão. :) por acaso tem conhecimento do numero de viaturas e do seu custo global?

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #965 em: Setembro 10, 2009, 07:54:11 pm »
Citação de: "ACADO"

Se estiver errado digam.

Cumprimentos.

Obrigado.

Caro ACADO,

Em situações em que ocorre um confronto armado tem de haver sempre um chefe, lider, sangento, oficial, ou qualquer nome que lhe queira chamar, isto é, alguêm que coordene o pessoal da unidade em questão. Logicamente os restantes elementos têm de confiar plenamente no seu chefe, senão é a "morte do artista".

Em qualquer situação os "homens" só saem do veiculo à ordem do chefe, claro que todos podem dar informações ao chefe, que o vai ajudar a tomar as decisões mais correctas. Se cada um fizesse o que quer já viu a confusão que não era?

Conhece a frase: "Diversidade no conselho, unidade no comando"? Debaixo de fogo só se funciona bem assim. Quem realmente participou em missões de combate sabe do que estou a falar.

Claro que há a questão das ordens ilegitimas, mas isso é a excepção à regra.

Sim, claro que há sempre uma hierarquia.
No entanto numa situação destas não ficamos à espera que ele diga isso uma vez que o primeiro a aperceber-se que será necessário sair da viatura irá ele dar essa instrução.
Nem sempre debaixo de fogo tudo tem de ser feito sobre ordens. Estas são importantes para decisões criticas mas se a equipa estiver bem treinada normalmente cada um já sabe o que fazer o que o outro vai fazer. Depois vem o Murphy e estraga tudo e é aí que o TL entra em cena na união.

Mas eu percebo o que está a dizer. As coisas no Exército funcionam de uma maneira e cá fora são de outra.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
(sem assunto)
« Responder #966 em: Setembro 10, 2009, 08:05:57 pm »
Citação de: "rossi46"
e que não se podia disparar uma AUG com ejecção para a direita, do ombro esquerdo.
Sem quer entrar nas polémicas, só vou dar uma achega ao que disse, embora isto fuja completamente ao assunto do tópico:
podia-se disparar a Styer do ombro direito com ejecção para a direita e do ombro esquerdo com ejecção para a esquerda, porque o contrario implicava o atirador levar com os involucros na cara.

Pronto, o que eu estou a dizer é que se pode disparar com ejecção para a direita do ombro esquerdo.
Chamaram ignorante e que isto e aquilo... E quando puseram o Video, apagaram-no.
Se for preciso mostro-lhe o Video onde se vê perfeitamente a faze-lo.
Claro que não é tão confortável como outras mas a arma não deixa de prestar por isso mas sim por outras coisas que a tornam realmente má.

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1878
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8380
(sem assunto)
« Responder #967 em: Setembro 10, 2009, 08:08:19 pm »
Chegado a casa, depois de algum tempo de ausência, ligo a net e vai de ver o que se tem passado por aqui e esta discussão então deixou-me com uma "paradinha".

Quero apenas explicar que em qualquer vídeo ou DVD ou seja lá o que for de demonstração militar, principalmente neste glorioso país, as coisas são feitas para parecer bonitas e para encher olho sendo que raramente se processa assim no duro do terreno.

Quanto a tomar posição encostado ao veiculo. A regra é  nunca tomar posição atrás de um veiculo e muito menos encostado ao mesmo. porque o mesmo é um alvo por si e se lá estiverem meia dúzia de gatos, encostados a ele, passa a ser um alvo remunerador. Alem do perigo dos ricochetes, a cinética de uma granada anticarro nos corpinhos dos "zés" abrigados atrás da mesma é uma coisa gira de se ver. Erro ainda mais crasso é fazer fogo apoiando-se em cima do veiculo, mas já se espera tudo (isto é o que dá ver muita CNN).

Mas tal como disse, isso é a regra e claro que existem umas pequenas excepções, como em todas a regras. Uma delas é quando se cai em minas. Como geralmente as ditas cujas costumam andar em grupos o desembarque da viatura e a disposição dos homens deve ser feita o mais próximo possível da mesma. A não ser que o CMDT da viatura queira ver os seus homens a subir na vida (literalmente).

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
ISAF.
« Responder #968 em: Setembro 10, 2009, 08:46:09 pm »
Foxtroop, tamos a falar de fazer tiro atras de uma viatura blindada numa operacao FP.

Acado, quanto a foto do Hummer postada pelo Nelson, se calhar tavam a atirar a cobras escondidas atras de pedras!  :lol:

*

rossi46

• 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #969 em: Setembro 10, 2009, 09:43:23 pm »
Ainda voltando ao mesmo, sem ser chato,
Pronto, o que eu estou a dizer é que se pode disparar com ejecção para a direita do ombro esquerdo.
Pode-se, mas não dá jeito nenhum, pois os involucros vão bater na cara do atirador
a arma não deixa de prestar por isso mas sim por outras coisas que a tornam realmente má.
Má? porquê?
operacao FP.

Expliquem-me por favor o que entendem por operação de Force Protection

cumprimentos
"Alea jacta est"

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #970 em: Setembro 10, 2009, 09:59:18 pm »

com que destino foram os chevrolet comprados? e qual vai ser a sua função uma vez terminada a missão?

Os Chevrolet foram comprados para responder à necessidade de possuir viaturas descaracterizadas para os deslocamentos das OMLT.

Uma vez terminada a missão ainda não se sabe o seu destino, apesar de haver pessoal que duvide que elas cheguem ao fim da missão. :) por acaso tem conhecimento do numero de viaturas e do seu custo global?

São 4 viaturas. Não sei o custo global.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #971 em: Setembro 10, 2009, 10:07:24 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Chegado a casa, depois de algum tempo de ausência, ligo a net e vai de ver o que se tem passado por aqui e esta discussão então deixou-me com uma "paradinha".

Quanto a tomar posição encostado ao veiculo. A regra é  nunca tomar posição atrás de um veiculo e muito menos encostado ao mesmo. porque o mesmo é um alvo por si e se lá estiverem meia dúzia de gatos, encostados a ele, passa a ser um alvo remunerador. Alem do perigo dos ricochetes, a cinética de uma granada anticarro nos corpinhos dos "zés" abrigados atrás da mesma é uma coisa gira de se ver. Erro ainda mais crasso é fazer fogo apoiando-se em cima do veiculo, mas já se espera tudo (isto é o que dá ver muita CNN).

Mas tal como disse, isso é a regra e claro que existem umas pequenas excepções, como em todas a regras. Uma delas é quando se cai em minas. Como geralmente as ditas cujas costumam andar em grupos o desembarque da viatura e a disposição dos homens deve ser feita o mais próximo possível da mesma. A não ser que o CMDT da viatura queira ver os seus homens a subir na vida (literalmente).

Até aqui nada que já não tivesse sido referido.

Essa regra de nunca tomar posição atrás de um veiculo é relativa. Depende de tantos factores que não diria que é uma regra com pequenas excepções mas antes uma das muitas opções a serem tomadas se uma viatura ficar imobilizada por acção de uma força hostil.

De resto também concordo com o que escreveste.

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #972 em: Setembro 11, 2009, 05:35:15 am »

São 4 viaturas. Não sei o custo global.

obrigadissimo caro lazaro :)

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #973 em: Setembro 11, 2009, 10:04:16 am »
obrigadissimo caro lazaro :lol:

Em alternativa, como sinal de agradecomento, podes sempre depositar uns trocos na minha conta bancária. Depois envio o NIB em MP. :lol:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #974 em: Setembro 11, 2009, 02:56:52 pm »
Citação de: "tsahal"
Foxtroop, tamos a falar de fazer tiro atras de uma viatura blindada numa operacao FP.

Acado, quanto a foto do Hummer postada pelo Nelson, se calhar tavam a atirar a cobras escondidas atras de pedras!  :lol:

O foxtroop sabe que são blindadas e que é uma operação FP ou lá o que você lhe chama.

Você ou não quer aprender ou não sabe aprender. Veja se mete o cérebro a trabalhar e deixa de mandar bocas sem piada nenhuma.
é que se ainda tivessem piada podiamos todos rir e tavamos todos na boa, agora nem sentido de humor você tem