mas se as religioes foram e sao importantes temos de as relativizar.Nao existe nem nunca existiu uma religiao universal, presente desdo o inicio da humanidade, e as principais religioes em termos de importancia dos nossos dias, apareceram no ultimo minuto historia da humanidade
Creio que está a fazer confusão com o aparecimento do Homem na história do planeta terra.
Se a história do planeta (desde a sua formação) fosse reduzida a 24 horas, o Homem aparecería nos últimos segundos.
Já a questão da religião á muito diferente.
Só hoje, é que com o desenvolvimento da técnica, o Homem encontra explicações racionais para a realidade que o rodeia.
No passado, quando não entendia a realidade, o Homem explicava-a com Deus: Uma entidade superior que tudo explicava, e a qual era necessário aplacar quando se zangava.
Portanto, desde que o Homem existe, Deus esteve presente, criado pelo próprio Homem (isto na interpretação agnóstica) na sua ânsia de encontrar soluções.
As três grandes religiões monoteístas, baseiam-se todas nos códigos de Abraão, o qual vai beber ao Zoroastrismo, inventado na antiga Pérsia (actual Irão)...
As voltas que isto dá.

Portanto, esquecendo as outras crenças politeístas, podemos encontrar as origens do monoteísmo até proximo do tempo em que foram criadas as primeiras cidades, as quais muitas vezes se criavam à volta do templo.
Portanto, nunca houve pessoas sem religião e sem crenças. O agnosticismo/ateísmo etc... , é também uma crença.
A crença daqueles que acham que não existe Deus.
O problema, é que eles pedem que se prove que Deus existe. Mas não são capazes de provar que não existe.
Por isso tudo gera em torno da Fé. Uns acreditam que não há Deus, porque têm Fé na sua crença. Os outros acreditam que há Deus, pelas mesmas razões.
Cumprimentos