Por acaso froram ambos o PSD?
Os KC quando o Aguiar Branco era Ministro da Defesa, pelo menos assinou a intençao de compra aquando o ivestimento da Embraer nas fábricas de Évora.
Os ST foram no final dos 2024 quando o PSD estava no poder.
PS - Bem sei que já tinha havido negociações durante o governo do Sócrates. Mas o mesmo Aguiar Branco anulou a participaçao nos NH90 e seguiu em frente com os KC.
KC390 - Contrato assinado em 2019 pelo então Primeiro-Ministro António Costa (representando o governo) e a Embraer. Portugal tinha sim assinado antes uma carta de intenção de compra do KC-390, assim como outros 30 países (que não chegaram a concretizar). Mais uma vez, a compra dos KC (para bem e para o mal) foi feita pelo PS liderado por António Costa. Tendo agora com PSD-CDS sido adquirida a 6ª aeronave.
ST - Efetivamente o contrato foi assinado pelo PSD-CDS o ano passado (mea culpa). Embora o processo tenha sido iniciado e conduzido maioritariamente pelo PS: iniciado em 2023 com a vinda do Lula a Portugal e a assinatura de um acordo (Helena Carreiras como Ministra da Defesa) para o desenvolvimento e produção da versão A-29N (variante NATO) na OGMA, em Alverca. Na altura o governo PS justificou esta escolha com a necessidade de substituir os antigos Alpha Jet para a formação avançada de pilotos e apoio aéreo próximo, assim como do reforçar a parceria estratégica com a Embraer, já consolidada com a compra anterior dos aviões de carga KC-390 em 2019, pelo PS. O acordo foi delineado pelo PS (inclusive os custos) e por isso não é justo dizer que não tem culpa no cartório. A assinatura do contrato foi efetivamente feita pela Aliança Democrática (que não fica isenta de culpas) mas que cumpriu com a palavra do Estado Português.
Independentemente de tudo, deveria reinar o sentido de Estado e não é isso que transparece infelizmente.