U209PN

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ShadIntel

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Re: Manutencao
« Responder #285 em: Maio 20, 2008, 03:40:15 pm »
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- São os meios mais caros das Forças Armadas?

- Repare. Fala-se muito nos submarinos, mas os submarinos não é o sistema de forças mais caro que temos programado.
:shock:

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- Qual é?

- Eu não vou revelar qual é o mais caro, mas basta ir consultar a Lei de Programação Militar.

 :lol:  Gostei bastante do "não vou revelar", como se fosse algum segredo, seguido do "basta ir consultar...". Cheira-me mais a alguma falta de conhecimento dos detalhes da LPM por parte do CEMA...
 

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LM

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« Responder #286 em: Maio 20, 2008, 04:14:41 pm »
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Gostei bastante do "não vou revelar", como se fosse algum segredo, seguido do "basta ir consultar...". Cheira-me mais a alguma falta de conhecimento dos detalhes da LPM por parte do CEMA...


Ou o programa mais caro é de outro ramo das FA e ele está a ser diplomático (só aparentemente...)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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P44

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« Responder #287 em: Maio 20, 2008, 04:16:41 pm »
Audis, BMWs e Mercedes????  :?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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antoninho

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« Responder #288 em: Maio 20, 2008, 10:17:19 pm »
citação:Para a Força Aérea estão destinados aproximadamente mil milhões de euros de investimento, para o Exército 981 milhões e para a Marinha 1,87 mil milhões. Quanto ao Estado-Maior General das Forças Armadas vai receber 53 milhões de euros e os serviços centrais cerca de 1,53 mil milhões de euros.

Não percebi aquela indirecta, depois de ler esta nota ainda menos..........
 

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Luso

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« Responder #289 em: Maio 20, 2008, 11:37:42 pm »
Pois para mim é perfeitamente claro:

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Gostei bastante do "não vou revelar", como se fosse algum segredo, seguido do "basta ir consultar...". Cheira-me mais a alguma falta de conhecimento dos detalhes da LPM por parte do CEMA...


Ou então já está a pensar numa revisão à revisão da LPM... :roll:

Não é à toa que é escolhido quem é escolhido.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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zocuni

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« Responder #290 em: Maio 21, 2008, 04:46:21 am »
Citação de: "antoninho"
citação:Para a Força Aérea estão destinados aproximadamente mil milhões de euros de investimento, para o Exército 981 milhões e para a Marinha 1,87 mil milhões. Quanto ao Estado-Maior General das Forças Armadas vai receber 53 milhões de euros e os serviços centrais cerca de 1,53 mil milhões de euros.

Não percebi aquela indirecta, depois de ler esta nota ainda menos..........


Para uma LPM que se preze,isso é uma ninharia que nem sei se gastarão tudo isso.
Claro que os submarinos são caros ainda para mais os que Portugal adquiriu,mas vale cada cêntimo.A nossa Marinha tem de ter capacidade oceânica e não de guarda-costeira,aliás esses submarinos de uma forma coerente deveriam ser pelo menos três.Devo ser da oposição política querendo derrubar o governo.
Para quem andou depois do 25 de Abril não investindo nada,isso é uma gota no oceano,pelo menos parece que acordaram infelizmente a nossa economia não tem poder de absorção para tais gastos,devido a problemas estruturais crónicos.
Tenho-me dedicado bastante a este tema de reorganização de forças armadas.Portugal em minha modestíssima opinião deveria ter uma forma mista de exército ( SMO e profissionais),a nivel do SMO para tarefas de territorialidade ( cerca de 70% de profissionais e 30% de SMO),no entanto este conceito está ultrapassado no novo conceito,leia-se BrigInt e profissionais a nível de BRR aqui acrescentado o RC Nº3 Estremoz numa vertente de EREC.
Não querendo ser polémico ou iluminado,deveríamos acrescentar uma 3ª BIPara (Beja),1CIA de CTO ou Comandos,mais uma Cia.no 2º Batalhão de fuzileiros navais.
Mais uma fusão em CTC e CTOE (Comando x Rangers),unidades móveis e de alta rotatividade (Lamego,Mafra e Tavira) e mudança para a boina preta,ficando a castanha para todo exército inclusive a cavalaria.
Vejam quanto a pretensão a minha,não sou nada modesto.
Uma remodelação a nível da artilharia não só de campanha como a nível de anti-aéreas,substituição do chaparral,não implicando em novos regimentos.
Para instrução generalizada ficaria o RI Nº1 (Amadora) e RA Nº 5 (Serra do Pilar).
Para sanear uma crónica falta de pilotos para a força aérea,criar um centro de treinamento na região norte,não tenho base nenhuma para afirmar que tal melhoraria a situação,mas poderia ser um indício.
Neste contexto todo e em remodelações iniciais,promoveria a transferência da BA 6 Montijo para a Marinha ou seja uma base aeronáutica,com os linx e os P-3, a BA 3 Tancos para os GALE (helicópteros) de responsabilidade do exército, e a remodelação da BA 2 Ota para o transporte tático e pesado da força aérea,tipo C-295,HÉRCULES c-130 e outros que viessem,compensando a retirada de Figo Maduro.
A criação em Porto Santo duma base aeronáutica devido a algumas especificidades.
A nossa defesa aérea a ser criada e estando funcional está muito bem idealisada com a monotorização nos Açores e Madeira.
A nível dos Açores uma esquadra de F-16 MLU e um contingente alocado em Porto Santo.
Criação de duas zonas militares a continental e a insular e com isso diminuir os lugares de chefia e gastos,podem crer que seria uma economia e tanto,mas mais do que isso criar fontes de receita sobre isto caso queiram desenvolver explicarei minhas ideias.
Muita coisa aqui descrita é óbvia,basta haver poder político para ter coragem para acabar com certas quintinhas.
Se pensam que esgotei minhas remodelações estão enganados ainda não viram nada.Felizmente nunca serei o Ministro da Defesa o o chefe maior das forças armadas,para alivio geral da nação.
Em termos de Marinha em termos oportunos darei mais opiniões furadas.
Estou começando a trilogia de asneiras.

Abraços,
zocuni
 

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« Responder #291 em: Maio 21, 2008, 08:23:50 am »
Eu sou mais modesto, só pedia 1/2 dúzia de NPOs, mais 2 NCP, mais 1 Navpol, mais 5 LFC , que os U209PN chegassem a navegar com bandeira portuguesa...

(qualquer semelhança entre esta "wish list" e a realidade é mera coincidência)  c34x
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Cabeça de Martelo

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« Responder #292 em: Maio 21, 2008, 10:42:31 am »
Citação de: "zocuni"
Citação de: "antoninho"
citação:Para a Força Aérea estão destinados aproximadamente mil milhões de euros de investimento, para o Exército 981 milhões e para a Marinha 1,87 mil milhões. Quanto ao Estado-Maior General das Forças Armadas vai receber 53 milhões de euros e os serviços centrais cerca de 1,53 mil milhões de euros


Não percebi aquela indirecta, depois de ler esta nota ainda menos..........

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Tenho-me dedicado bastante a este tema de reorganização de forças armadas.Portugal em minha modestíssima opinião deveria ter uma forma mista de exército ( SMO e profissionais),a nivel do SMO para tarefas de territorialidade ( cerca de 70% de profissionais e 30% de SMO),no entanto este conceito está ultrapassado no novo conceito,leia-se BrigInt e profissionais a nível de BRR aqui acrescentado o RC Nº3 Estremoz numa vertente de EREC.

Zocuni as unidades puramente territoriais praticamente acabaram, agora quer-se unidades para as missões lá fora.

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Não querendo ser polémico ou iluminado,deveríamos acrescentar uma 3ª BIPara (Beja),1CIA de CTO ou Comandos,mais uma Cia.no 2º Batalhão de fuzileiros navais.
Mais uma fusão em CTC e CTOE (Comando x Rangers),unidades móveis e de alta rotatividade (Lamego,Mafra e Tavira) e mudança para a boina preta,ficando a castanha para todo exército inclusive a cavalaria.
Vejam quanto a pretensão a minha,não sou nada modesto.
Uma remodelação a nível da artilharia não só de campanha como a nível de anti-aéreas,substituição do chaparral,não implicando em novos regimentos.
Para instrução generalizada ficaria o RI Nº1 (Amadora) e RA Nº 5 (Serra do Pilar).

Sou contra fusões, já se tentou no passado com resultados desastrosos, deixa lá a BRR em paz que este é o caminho (comandos conjuntos mas mantendo a autonomia).

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Para sanear uma crónica falta de pilotos para a força aérea,criar um centro de treinamento na região norte,não tenho base nenhuma para afirmar que tal melhoraria a situação,mas poderia ser um indício.

Zocuni não estou a perseguir-te, mas não entendi, o que é que melhorava ao nível do recrutamento ao ter um centro de treinamento no Norte. :?
 
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Criação de duas zonas militares a continental e a insular e com isso diminuir os lugares de chefia e gastos,podem crer que seria uma economia e tanto,mas mais do que isso criar fontes de receita sobre isto caso queiram desenvolver explicarei minhas ideias.


zocuni as Regiões Militares no continente já acabaram à já algum tempo, por isso ias aumentar ainda mais os lugares de chefia e gastos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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PereiraMarques

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« Responder #293 em: Maio 21, 2008, 10:51:13 am »
Citação de: "zocuni"
 

Para sanear uma crónica falta de pilotos para a força aérea,criar um centro de treinamento na região norte,não tenho base nenhuma para afirmar que tal melhoraria a situação,mas poderia ser um indício.

Isto deve ser o lobi (lobby) do Norte :lol: , mas qual e a utilidade desta medida?


Citação de: "zocuni"
  mas mais do que isso criar fontes de receita sobre isto caso queiram desenvolver explicarei minhas ideias.


Ja agora desenvolva, se faz favor...
 

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LM

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« Responder #294 em: Maio 21, 2008, 11:11:30 am »
zocuni:
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Mais uma fusão em CTC e CTOE (Comando x Rangers),unidades móveis e de alta rotatividade (Lamego,Mafra e Tavira) e mudança para a boina preta,ficando a castanha para todo exército inclusive a cavalaria.
Cabeça de Martelo:
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Sou contra fusões, já se tentou no passado com resultados desastrosos, deixa lá a BRR em paz que este é o caminho (comandos conjuntos mas mantendo a autonomia).


Uma unidade que coordene os Comandos + "rangers" é o modelo brasileiro... e eu cada vez acho ser mais lógico - os comandos, em vez de se tornarem um batalhão igual aos paraquedistas, devem assumir missões diferentes, em escalão diferente; a melhor forma é manter uma relação "especial" com as ForEsp, à imagem do "Special Forces Support Group" ou do "75th Ranger Regiment". Por mim é assumir que a BRR é Brigada Paraquedista, reforçada pontualmente por Comandos/Rangers para missões específicas.

Já mexer em boinas... parece-me pedir motins sangrentos, o meu pai ainda guarda com carinho a sua boina preta de cavalaria e estar 2 anos no meio da selva africana não é propriamente férias para recordar. :wink:

As minhas desculpas pelo imenso "off-topic"...
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PereiraMarques

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« Responder #295 em: Maio 21, 2008, 11:24:23 am »
Citação de: "LM"
os comandos, em vez de se tornarem um batalhão igual aos paraquedistas, devem assumir missões diferentes, em escalão diferente; a melhor forma é manter uma relação "especial" com as ForEsp, à imagem do "Special Forces Support Group" ou do "75th Ranger Regiment".


Isso ja e assim, existem duas companhias independentes (futuramente 3?), que em termos "administrativos" organizam-se num batalhao. A mim parece-me e que, mantendo as especialidades, os cursos e ate as boinas, separados, os Comandos e OE's deviam estar sediados na mesma unidade territorial, por exemplo Lamego. Facilitava muito mais o treino integrado, de OE's apoiados pelos Cmds, um pouco como explica o LM, e era menos instalaçoes e uma Companhia de Comando e Serviços a manter...
 

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zocuni

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« Responder #296 em: Maio 21, 2008, 12:33:11 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Zocuni as unidades puramente territoriais praticamente acabaram, agora quer-se unidades para as missões lá fora.

Cabeça se ler com atenção o que escrevi,verá que pela nova reorganização do exército tal conceito desaparece,agora eu sou contra isso,admito estar errado mas é o que penso.


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Sou contra fusões, já se tentou no passado com resultados desastrosos, deixa lá a BRR em paz que este é o caminho (comandos conjuntos mas mantendo a autonomia).

Eu sei Cabeça, minha ideia seria de unificar os Comandos e Rangers,numa única força especial de alta capacitação e com as características de ambas,acho muito tipo de tropa para um país tão pouco populoso,mas respeito suas opiniões.Nada como dialogar.Continuariam na BRR.

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Para sanear uma crónica falta de pilotos para a força aérea,criar um centro de treinamento na região norte,não tenho base nenhuma para afirmar que tal melhoraria a situação,mas poderia ser um indício.

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Zocuni não estou a perseguir-te, mas não entendi, o que é que melhorava ao nível do recrutamento ao ter um centro de treinamento no Norte. :?


Pode ter certeza que não tenho a mania da perseguição,pode criticar minhas sugestões à vontade,aliás as coloquei para debate e se possivel melhorar e aprimorar o que penso.
Aqui a explicação são os argumentos que deram para acabar com bastantes unidades a Sul,uma vez que existem estudos das forças armadas em que os contingentes militares são do Norte,quem sabe também incrementaria a pilotagem.Mas na realidade não faço ideia,foi nesse contexto.
zocuni
 

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PereiraMarques

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« Responder #297 em: Maio 21, 2008, 01:03:05 pm »
Citação de: "zocuni"
Aqui a explicação são os argumentos que deram para acabar com bastantes unidades a Sul,uma vez que existem estudos das forças armadas em que os contingentes militares são do Norte,quem sabe também incrementaria a pilotagem.Mas na realidade não faço ideia,foi nesse contexto.


A instruçao basica de pilotagem esta baseada no sul por razoes muito simples:
- Melhor condiçoes atmosfericas, menos vento, chuva e, principalmente, nuvens (Beja e um "deserto" :evil: lagarto, lagarto) ha menos hipotese de acertar em alguma casa).
 

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« Responder #298 em: Maio 21, 2008, 01:30:45 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "zocuni"
Aqui a explicação são os argumentos que deram para acabar com bastantes unidades a Sul,uma vez que existem estudos das forças armadas em que os contingentes militares são do Norte,quem sabe também incrementaria a pilotagem.Mas na realidade não faço ideia,foi nesse contexto.

A instruçao basica de pilotagem esta baseada no sul por razoes muito simples:
- Melhor condiçoes atmosfericas, menos vento, chuva e, principalmente, nuvens (Beja e um "deserto" :evil: lagarto, lagarto) ha menos hipotese de acertar em alguma casa).


qual quê, a culpa é do Benfica! :lol:
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zocuni

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« Responder #299 em: Maio 21, 2008, 01:50:01 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
A instruçao basica de pilotagem esta baseada no sul por razoes muito simples:
- Melhor condiçoes atmosfericas, menos vento, chuva e, principalmente, nuvens (Beja e um "deserto" :evil: lagarto, lagarto) ha menos hipotese de acertar em alguma casa).


Perfeito,concordo consigo.Agora, parece haver uma falta de pessoal para pilotar.

Abraços,
zocuni